Home > Notícias

HP lidera mercado mundial de PCs no quarto trimestre de 2007

Segundo a IDC, HP vendeu 14,7 milhões de PCs no mundo todo no 4º trimestre - alta de 23,3% em um ano. Dell lidera nos EUA

Por IDG News Service/EUA

17/01/2008 às 10h59

Foto:

A HP continua na liderança do mercado mundial de PCs, segundo o balanço da consultoria IDC referente ao quarto trimestre de 2007. A fabricante vendeu 14,7 milhões de máquinas no mundo todo, o que revela um crescimento de 23,3% em um ano e dá à empresa uma fatia de 19% do mercado.

Leia mais:

A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (17/01) inclui desktops, notebooks e ultraportáteis com telas acima de 7 polegadas.

Em segundo lugar, a Dell registrou a venda de 11,3 milhões de microcomputadores e um crescimento anual de 17,1%, globalmente, passando a deter 14,6% do segmento.

A Acer observou um crescimento expressivo de 60,3% em suas vendas anuais saltando para 7,4 milhões de unidades no quarto trimestre do ano passado. Na quarta posição, a Lenovo registrou a venda de 5,8 milhões de máquinas, um crescimento de 22,3% em relação ao quarto trimestre de 2006, seguida pela Toshiba, em quinto lugar.

A estratégia de vendas no varejo adotada pela Dell começou a fazer efeito nos Estados Unidos. A fabricante de microcomputadores liderou o mercado norte-americano de PCs, no quarto trimestre de 2007, com 29,6% de participação e ampliou a distância da rival HP, que detém 24,3% deste mercado.

A HP vendeu 4,5 milhões de PCs no quarto trimestre de 2007, nos Estados Unidos, tendo crescido 9,8% em um ano. A Acer, em terceiro lugar, apresentou um salto de 294,2% nas vendas para o mercado norte-americano, registrando 1,5 milhão de máquinas.

Os números da Apple também cresceram de forma significativa. As vendas da empresa de Steve Jobs cresceram 30,9% em um ano e atingiram 1,06 milhão de unidades no quarto trimestre. Hoje, a Apple detém 5,7% do mercado norte-americano.

A consultoria Gartner informa que a Dell vendeu 5,35 milhões de PCs nos Estados Unidos, no quarto trimestre de 2007, e registrou 31,4% de participação neste mercado. Há um ano, a participação da Dell era de 29,3% nos EUA. Já a HP, em segundo lugar, vendeu 4,4 milhões de micros, segundo o Gartner, apresentando um crescimento de 25,5% para 26,1% em participação de mercado no quarto trimestre, em relação ao ano anterior. A Acer e a Apple ficaram em terceiro e quarto lugares, respectivamente, segundo a Gartner.

Enquanto a Dell colhe os frutos de parcerias anunciadas com gigantes do varejo como Wal-Mart e BestBuy, nos Estados Unidos, a Acer já observa um crescimento expressivo em suas vendas, resultante das aquisições da Packard Bell e da Gateway, também celebradas em 2007.

Na avaliação da IDC, a performance de vendas da Acer apagou os resultados da Lenovo, que apresentou o menor crescimento no mercado mundial de PCs, no último trimestre, e se esforça para reter os clientes corporativos. Com o lançamento dos notebooks IdeaPad, a chinesa Lenovo tenta expandir sua presença no mercado de massa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail