Home > Notícias

HP processa Oracle alegando quebra de contrato

Oracle desistiu de desenvolver softwares para a plataforma Intel Itanium, usada pela HP em servidores de alto desempenho.

IDG News Service

16/06/2011 às 15h25

Foto:

A HP entrou com um processo contra a Oracle na última quarta-feira (16/06) por conta da decisão da empresa de interromper o desenvolvimento de softwares para processadores Intel Itanium – chip usado pela fabricante em servidores de alto desempenho. De acordo com a HP, a decisão da Oracle – divulgada em 22/03 – viola “compromissos jurídicos acordados” entre as duas e com mais de 140 mil clientes que possuem em comum. 

“Além disso, acreditamos que seja um estratégia para forçar consumidores a abandonar plataformas da HP com Itanium, substituindo-as por soluções fornecidas pela própria Oracle”, afirma o comunicado oficial.

A ação foi encaminhada ao Corte Suprema de Santa Clara, Califórnia, nos Estados Unidos. A HP espera, assim, forçar sua antiga parceira a continuar desenvolvendo programas para o Itanium. A Oracle, como não podia deixar de ser, discorda. Ela acusou, em nota, a fabricante de ter a enganado para que um contrato, apresentado em setembro, fosse assinado, mesmo sabendo dos planos da Intel de descontinuar o Itanium.

“Acreditamos que a HP solicitou à Oracle a renovação do suporte por ter conhecimento da estratégia da Intel, que consistia em abandonar o Itanium. A HP ficou temerosa quanto ao que poderia acontecer se a Oracle também descobrisse as pretensões da Intel”, diz o texto.

A fabricante de chips, porém, ainda não se pronunciou a respeito do suposto fim da plataforma Itanium. “A HP mantém o seu compromisso de longo prazo com os servidores atendidos atualmente, incluindo o Itanium. Paralelamente, a Intel tem reforçado que o desenvolvimento da plataforma continua”, afirmou a HP.

Para a Oracle, no entanto, elas estão enganando os usuário. “Os planos da Intel de abandonar o Itanium serão revelados no tribunal, agora que a HP encaminhou esse maldoso e injustificável processo contra a Oracle”, finalizou.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail