Home > Notícias

HP vê com cautela adoção de telas touch em notebooks corporativos

Empresa lança primeira linha de portáteis para empresas com o recurso, mas ainda não tem certeza sobre a aceitação dele.

Agam Shah, do IDG News Service

01/03/2010 às 15h06

Foto:

A HP lançou na segunda-feira (1/3) sua primeira linha de laptops corporativos com touchscreen, mas disse que será cautelosa ao levar tecnologia de toque à sua linha de computadores executivos. O EliteBook 2740p é um tablet conversível com uma tela de 12 polegadas sensível ao toque que pode ser rodada e colocada em cima de um teclado.

A tecnologia de toque encontra espaço no segmento de consumo, mas ainda não é amplamente usada no mercado corporativo, diz o representante da HP, Mike Hockey. A companhia pode levar touchscreens para seus ProBook e EliteBook assim que empresas olharem de perto para a tecnologia, acrescenta Hockey.

A empresa foi uma das primeiras fabricantes a lançar PCs com tela sensível ao toque por meio da linha TouchSmart de desktops. Atualmente, a HP oferece touchscreen na linha de consumo para os laptops Envy e para os netbooks 5102 Mino, mas não tinha qualquer oferta para o mercado corporativo.

A HP também desenvolve softwares para criação de aplicativos baseados em toque, mas no momento suas equipes estão voltadas para o desenvolvimento de aplicativos de consumo. Por exemplo, sua linha TouchSmart vem com aplicativos que permitem aos usuários ver vídeos de sites como Netflix apenas tocando a tela.

Anteriormente, a empresa informou que a tecnologia de toque precisava de mais desenvolvimento para ser uma alternativa para teclados e mouses em corporações. Telas sensíveis ao toque podem ser úteis para manipular imagens, mas teclado e mouse são melhores para escrever relatórios.

O EliteBook 2740p vem com processadores Core, da Intel. Uma bateria de seis células permite cinco horas de vida, enquanto uma outra bateria, acoplada ao dispositivo, funciona até 11 horas. O laptop será lançado em abril com preços a partir de 1,6 mil dólares.

A HP também anunciou o EliteBook 2540p, um notebook que, segundo a empresa, é o mais leve já feito, com 1,5 kg. Ele acompanha uma tela de 12,1 polegadas e pode ter até 10,5 horas de bateria. O laptop será lançado em novembro com preços a partir de 1,1 mil dólares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail