Home > Notícias

HSBC perde disco rídigo que continha informações de 370 mil clientes

Perda aconteceu há quatro semanas e o conteúdo do HD não estava criptografado, mas protegido por senha, segundo a instituição.

Computerworld/Reino Unido

07/04/2008 às 12h15

Foto:

O banco HSBC perdeu um disco rígido com dados de 370 mil clientes da instituição. O disco não era criptografado, mas dispunha de proteção por senha. De acordo com o banco, o disco foi perdido há cerca de quatro semanas, depois de sair, via correio, dos escritórios da instituição em Southampton com destino à istituição financeira Swiss Re.

“Os dados incluem nomes, níveis de cobertura de seguro de vida, datas de aniversário e quais clientes eram fumantes, ou não. Não havia nada que pudesse comprometer os clientes e não há razão para supor que o disco possa ter caído em mãos erradas”, disse o banco em um comunicado oficial.

Mais sobre roubo de dados:
> Outros casos de furto de dados sigilosos
> Por que criptografar suas informações
> Quanto valem suas informações

James Thorpe, porta-voz do HSBC, disse que o banco geralmente utiliza uma rede eletrônica segura para enviar informações aos seus escritórios. “Normalmente não enviamos informações em cópias físicas, mas por meio desta rede eletrônica. Mas o sistema não estava funcionando naquele dia e as informações tinham que ser enviadas”, disse o executivo, sem revelar mais detalhes sobre a segurança da rede.

Ele também admitiu que os dados não estavam criptografados. “Se algum dia tivermos que fazer isso novamente, nós vamos criptografar os dados, além de protegê-los com senhas”, disse. O executivo ressaltou que o disco não continha endereços ou detalhes de conta corrente dos clientes, ou qualquer outra informação que pudessem dar margem a fraudes. Em comunicado, o banco disse que o uso das informações por parte de criminosos, se ocorresse, seria bastante limitado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail