Home > Notícias

Huawei apresenta números sobre a banda larga móvel no Brasil

79% dos proprietários de aparelhos 3G acessam a internet por em média 1 hora por dia.

Rafael Rigues, PCWorld Brasil

12/09/2011 às 19h18

Foto:

A Huawei divulgou durante a Futurecom 2011, feira de telecomunicações que acontece entre os dias 12 e 14 de Setembro em São Paulo, números de uma pesquisa sobre a o uso da banda larga móvel no Brasil.

Apenas no primeiro semestre deste ano a banda larga móvel cresceu 35%, contra 10% da banda larga fixa. No segundo trimestre a média de acessos foi de 13,7 para cada 100 habitantes, acima da média mundial em 2010. 

Em junho deste ano havia 23 milhões de celulares 3G em uso no Brasil, o que corresponde a cerca de 10% do parque total de aparelhos. E segundo a pesquisa, 79% dos proprietários usam os aparelhos para acesso à internet, por em média uma hora por dia. 51% destes usuários tem um plano de dados pré-pago, e eles gastam em média R$ 62 por mês apenas com o plano de dados.

Os principais usos para a banda larga móvel são a navegação na internet, e-mail, redes sociais, mensagens instantâneas e busca de informações. Os padrões de uso refletem o dia-a-dia dos usuários: os tablets são mais usados pela manhã, os smartphones durante o dia, e à noite o uso de modems 3G é maior. 

Falando em tablets, eles são objetos de desejo: 52% dos entrevistados afirmaram que gostariam de comprar um tablet para acesso à internet nos próximos seis meses. Os aparelhos são mais populares entre os jovens, mas seu alto custo ainda dificulta a disseminação..

A pesquisa, elaborada pela Teleco a pedido da Huawei, ouviu mais de 1.100 pessoas entre os 14 e 65 anos em 5 capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Brasília). A margem de erro é de 2,83%, para mais ou para menos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail