Home > Notícias

Huawei cria sistema próprio caso não possa mais usar o Android

"Plano B" da companhia está em desenvolvimento desde 2012 e pode ser ativado a qualquer instante

Da Redação

14/03/2019 às 18h35

Foto: Shutterstock

Embora seja a fabricante que mais tem crescido no mercado global de smartphones, a Huawei está em uma situação bastante complicada em diversos países - especialmente nos Estados Unidos, onde a empresa enfrenta uma batalha sobre acusações de suposta espionagem e sanções comerciais do governo americano. A situação é tão crítica que a companhia corre o risco de ter seus aparelhos banidos nesses locais.

Só que a Huawei tem um plano B caso o cerco fique ainda mais fechado: lançar um sistema operacional próprio para telefones, tablets e computadores. A informação foi confirmada pela entidade ao jornal South China Morning Post, que revelou ter desenvolvido um software caso a organização seja impossibilitada de utilizar o Android ou Windows.

De acordo com a Huawei, a plataforma, que está pronta e funcional para ser usada, começou a ser desenvolvida em 2012, logo após os EUA proibirem a empresa chinesa ZTE de utilizar produtos e serviços em território americano. A partir desse episódio, a Huawei optou por criar um sistema próprio para cenários semelhantes. No entanto, a fabricante destaca que Windows e Android ainda são a primeira escolha. "Nós apoiamos totalmente nossos sistemas operacionais parceiros", disse.

Com informações: Engadget

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail