Home > Notícias

Huawei prepara console de videogame baseado em Android para o mercado chinês

Batizado de "Tron", aparelho deve ser lançado no segundo trimestre deste ano.

Michael Kan, PCWorld EUA

14/01/2014 às 14h47

Huawei_Tron-435px.jpg
Foto:

A empresa chinesa Huawei Tecnologies planeja lançar em seu mercado natal, ainda no segundo trimestre deste ano, um console de videogame baseado em Android. Batizado de "Tron", o aparelho foi mostrado durante a feira de tecnologia CES 2014 em Las Vegas, EUA, na última semana.

Mais ou menos do tamanho de uma lata de refrigerantes, o aparelho é capaz de rodar qualquer jogo desenvolvido para o sistema operacional da Google, tem controles sem fio (conectados via Bluetooth) e é baseado no processador Nvidia Tegra 4. O preço ainda não foi decidido mas segundo Scott Sykes, um porta-voz da Huawei, deve ficar próximo dos US$ 200.

O console tem conceito similar ao Ouya, que foi lançado nos EUA em 2013 e também roda jogos desenvolvidos para Android em um processador da Nvidia (Tegra 3). Mas o produto da Huawei é voltado ao mercado chinês, num momento onde pode haver uma explosão na demanda por sistemas de entretenimento: em setembro passado, como parte das medidas para o estabelecimento de uma nova zona de livre comércio em Shanghai, o governo local suspendeu temporariamente uma proibição na venda de consoles de videogame que já durava 13 anos.

Sob as novas regras, companhias de capital estrangeiro sediadas na nova zona de comércio poderão vender consoles de videogame ao restante do país, após receberem aprovação do ministério da cultura. Isso abre as portas para que empresas como a Microsoft, Sony e Nintendo ofereçam oficialmente seus consoles, embora até o momento nenhuma delas tenha feito um anúncio quanto a isso.

Mesmo apesar da suspensão, videogames sempre foram populares na China. Consumidores locais ainda podem comprar consoles importados no "mercado cinza", e há um enorme público que joga em smartphones ou PCs, aparelhos que não foram banidos pelo governo.

Ainda não há informações sobre o lançamento do Huawei Tron em outros países.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail