Home > Notícias

HyperSpace dá boot em PC com Linux em apenas 30 segundos

Software da Phoenix Technologies permite que notebooks e netbooks sejam reiniciados em apenas meio minuto para tarefas básicas.

IDG News Service/EUA

07/01/2009 às 11h05

Foto:

CES2009--SELO-PEQUENO.jpgA fornecedora de BIOS, Phoenix Technologies, lançou o software HyperSpace que permite inicializar o laptop em menos de 30 segundos para tarefas básicas como navegar na internet.

O HyperSpace se baseia em um sistema operacional Linux compactado que faz o boot enquanto o Windows é iniciado nos bastidores. O sistema se conecta automaticamente com qualquer rede disponível e abre um browser baseado no Firefox para que o usuário navegue rapidamente na web.

Exibido inicialmente em novembro de 2007, o HyperSpace foi anunciado na terça-feira (06/01) durante a prévia da feira Consumer Electronics Show 2009, que tem início nesta quinta-feira (08/01) em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O HyperSpace já está disponível pra download em dois formatos: a versão "Hybrid", que custa 59,95 dólares por ano, permite que o usuário use o Windows e o HyperSpace quando desejar. A versão "Dual", que sai por 39,95 dólares ao ano, permite que apenas um sistema operacional seja acionado por vez.

A versão híbrida, demonstrada em um Thinkpad da Lenovo, durante a CES, destina-se a laptops e usa a tecnologia de virtualização embutida em alguns processadores da Intel como o Core 2 Duo. A versão dual é voltada a ultraportáteis baseados no chip Atom, da Intel, que não possuem a tecnologia VT.

A Phoenix não é a primeira a empresa a anunciar este tipo de tecnologia. A Dell, por exemplo, oferece um sistema equivalente em alguns laptops e a Asustek usa o sistema Splashstop, da californiana DeviceVM, em diversos portáteis.

A Phoenix destaca o HyperSpace pelo gerenciamento do consumo de energia. Segundo a empresa, com o Windows nos bastidores, o HyperSpace pode aumentar a duração da bateria do notebook em mais de 30%.

No segundo trimestre, a empresa planeja ampliar as aplicações do
HyperSpace incluindo programas para reproduzir DVDs e arquivos de MP3.

A versão do HyperSpace anunciada na CES 2009 se destina a consumidores, mas a Phoenix já possui um software deboot para o mercado corporativo, que está em laptops da NEC, vendidos somente no Japão, por enquanto.

CES2009_SELO-VOLTAR.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail