Home > Dicas

Hyperspaces: promessa para ampliar o poder do Spaces

Software ainda em fase de testes amplia os recursos limitados do Spaces para trabalhar com diversas áreas de trabalho - incluindo personalização do desktop.

Dan Frakes, Macworld/EUA

19/12/2008 às 15h41

Foto:

Antes do lançamento oficial do Leopard, um dos recursos mais antecipados foi o Spaces, iniciativa da Apple em desktops virtuais. Usando o Spaces, você pode configurar distintas áreas de trabalho, cada uma com seus programas, janelas e documentos, e alternar ente eles.

Infelizmente, o Spaces foi um dos maiores desapontamentos do Leopard – para alguns, pelo menos, já que não funciona muito bem. Mas, com um pouco de prática, você doma o Spaces e percebe que faltam pequenos retoques que tornariam o recurso ainda mais útil.

hyperspaces02

Entra em cena então o Hyperspaces, criado por Tony Arnold. O programa, em um preview público (que significa que não está pronto, mas você pode baixar uma cópia para testes; a versão final vai custar 13 dólares). O programa faz diversas modificações ao Spaces que, junto ao recurso original da Apple, torna o Spaces muito mais útil.

Entre outras coisas que o Hyperspaces faz estão:

- Escolher uma imagem de fundo (ou cor) do Desktop para cada área de trabalho; isso ajuda a identificar, em um instante, qual área está em uso (ou qual área você quer mover para).

- Nomear cada espaço, com seu título no desktop (outra dica visual). Dá para personalizar a fonte, cor e tamanho, além da localização na tela da “etiqueta”.

- Mostrar o nome da área de trabalho atual na barra de menus para complementar ou substituir o ícone do Spaces.

- Usar o alternador de áreas de trabalho do Hyperspaces. Em vez de usar a tela cheia, como no Exposé, o alternador do Hyperspaces sai da barra de menus e mostra o fundo de tela e o nome de cada área de trabalho  - mais uma vez, facilitando a escolha da área desejada.

- Determinar atalhos e teclado para ver o alternador entre espaços; para alternar entre espaços e até adicionar novas áreas de trabalho instantaneamente e trocar entre elas.

hyperspaces-01

O Hyperspaces ainda não é um produto completo, e não corrige todos os problemas do Spaces. Mas ajuda bastante a alternar entre as áreas de trabalho e permite muito mais configuração nelas. Desse modo, é algo bastante promissor.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail