Home > Notícias

IBM desenvolve software para adaptar sites para navegadores por voz

Aplicativo ajudará a transformar diversas colunas de uma página da web em um fluxo único de conteúdo.

IDG News Service

27/10/2009 às 14h52

Foto:

Com um software que está sendo desenvolvidos pela IBM, os desenvolvedores terão a possibilidade de adaptar páginas da web para browsers de voz – e para navegadores móveis – com comandos fáceis de serem usados pelos usuários.

O editor de tecnologia visual, que ainda não tem um nome formal, foi desenhado para resolver o problema de adaptar uma página que tem o conteúdo espalhado por diversas colunas a um navegador que ofereça recursos limitados.

A nova ferramenta da IBM permite que os desenvolvedores ditem uma sequência usando uma série de setas, em uma visualização da página, que se conectam para formar uma única linha ao redor da página, do primeiro ao último elemento dela.

A companhia postou um vídeo de demonstração da tecnologia. O sistema pode dar aos desenvolvedores grande controle sobre como as páginas aparecem ou soam para os usuários.

Transformar uma página tradicional em um único fluxo de conteúdo pode ajudar a levar informação a mais usuários. Navegadores de voz já estão disponíveis para deficientes visuais, e as fabricantes de portáteis estão aumentando o uso de voz para muitas funções de telefones.

Tal tecnologia também pode auxiliar consumidores a usar seus dispositivos quando não estão em condições de olhar para a tela ou achar o botão certo.

De acordo com o anuncio feito nesta segunda-feira (26/10) pela IBM, o produto ainda não tem previsão para chegar ao mercado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail