Home > Notícias

IBM desenvolve tradutor poliglota para Blackberry

Aplicativo n.Fluent e capaz de converte textos entre 12 idiomas diferentes, incluindo a língua portuguesa.

Redação do Network World/EUA

23/11/2009 às 16h17

Foto:

Pesquisadores da IBM anunciaram a criação de um software para smartphone que traduz texto entre 12 línguas, incluindo o português.

Utilizado internamente desde agosto de 2008, o n.Fluent é um sistema de tradução segura em tempo real que converte textos de páginas web, documentos eletrônicos e de mensagens instantâneas enviadas e recebidas pelo mensageiro Sametime, e que pode ser instalada como aplicação móvel para o BlackBerry.

As línguas para as quais há tradução, além do português, são inglês, chinês, coreano, japonês, francês, italiano, russo, alemão, espanhol, italiano e árabe.

De acordo com a IBM, o n.Fluent foi desenvolvido a partir de um projeto interno da IBM no qual os quase 400 mil funcionários da empresa, de 170 países, puderam participar enviando, atualizando e refinando traduções de forma contínua.

Toda vez que era usado, o n.Fluent "aprende" e melhora seu motor de tradução. Até hoje, diz a IBM, a ferramenta foi usada por funcionários para traduzir mais de 40 milhões de palavras.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail