Home > Notícias

IBM investirá US$ 1,5 bilhão no desenvolvimento de processadores

Fábrica será atualizada, pesquisas serão feitas em tecnologias até 22 nanômetros e um novo centro de empacotamento será criado.

IDG News Service/EUA

16/07/2008 às 9h34

Foto:

A IBM investirá 1,5 bilhão de dólares para melhorar sua
fabricação de semicondutores e esforços de pesquisa em Nova York,
afirmou a companhia nesta terça-feira (15/07).

A verba será dividida entre três projetos relacionados a chips nanotecnológicos, afirmou a IBM. A companhia está atualizando sua fábrica em East Fishkill, no Estado de Nova York, expandindo suas operações no Colégio de Ciência e Engenharia em Nanoescala na Universidade de Albany e criando um novo centro de pesquisa em empacotamento de chips.

Pesquisadores da IBM estão tentando acelerar a miniaturização da circuitagem dos chips pesquisando em um nível atômico para semicondutores com 32 nanômetros e 22 nanômetros. Atualmente, os chips mais avançados no conceito chegam ao mercado em 45 nanômetros.

¨Estes
novos investimentos permitirão avanços contínuos em nanotecnologia e
pesquisas e desenvolvimento em semicondutores - incluindo novos
esforços no empacotamento de semicondutores¨, afirma John Kelly,
vice-presidente e diretor de pesquisa da IBM.

Fabricantes de chips como Intel e AMD estão constantemente atualizando suas técnicas de fabricação para diminuir chips. A Intel mudou para o processo de fabricação com 45 nanômetros no ano passado, enquanto a AMD deverá dar passo semelhante até o final do ano A Intel espera encolher seus chips para 22 nanômetros até 2011.

Como parte de sua pesquisa na área, a IBM está desenvolvimento nanofotônicos de silício, que podem substituir alguns cabos no chip com pulsos de luz em pequenas fibras ópticas, para transferência de dados entre os núcleos do chip pela velocidade da luz e usando pouca energia.

A companhia também está apoiando o desenvolvimento de nanotubos de carbono, transistores menores que podem oferecer melhor desempenho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail