Home > Notícias

IBM processa executivo que decidiu trabalhar para a Apple

IBM afirma que Mark Papermaster, funcionário há 26 anos, possui segredos altamente confidenciais que poderiam causar danos irreparáveis à empresa.

Network World/EUA

03/11/2008 às 8h55

Foto:

A IBM processou um dos seus principais executivos, um especialista em servidores que está de mudança para a Apple, onde ele pretende trabalhar junto ao CEO Steve Jobs.

Mark Papermaster, veterano com 26 anos de IBM, tem "conhecimentos de informações secretas e altamente confidenciais da IBM" que iriam "afetar de maneira irreparável" a companhia caso ele vá trabalhar para a Apple - é o que alega a IBM em um processo que foi enviado em 22 de outubro a uma corte distrital em Manhattan. Papermaster assinou, em 2006, um acordo em que garantia não trabalhar para concorrentes da IBM um ano após o fim do seu contrato com a Big Blue.

O processo informa que Papermaster era especialista da IBM em processadores Power e vice-presidente da divisão de servidores blade até sua demissão, em 21 de outubro. Ele também é membro de uma equipe de "elite" da IBM, chamada Integration & Values Team, um grupo de 300 gerentes sênior que têm a missão de desenvolver estratégias corporativas para a IBM.

"Recentemente, o sr. Papermaster informou seus superiores que pretendia aceitar uma posição na Apple", diz a queixa da IBM. "Ele irá se tornar um executivo sênior na Apple e trabalhar próximo ao CEO da Apple para fornecer consultoria técnica e estratégica em diversos assuntos."

A Apple concorre com a IBM no mercado de servidores, PCs e microprocessadores, diz a IBM, se referindo à linha de servidores Xserve e à recente aquisição da PA Semi, uma fabricante de semicondutores - que a IBM também considera uma concorrente.

A IBM tentou manter Papermaster em seus quadros com um aumento de salário, além de adiantar um ano de honorários em troca de sua "negativa em trabalhar em uma concorrente da IBM por um ano".

Entretanto, Papermaster decidiu deixar a IBM e começar a trabalhar para a Apple em novembro, segundo os documentos enviados ao tribunal. "O sr. Papermaster, enquanto for empregado da Apple, irá inevitavelmente usar ou informar segredos de mercado da IBM em seu benefício ou para benefício da Apple".

No processo, a IBM quer impedir Papermaster de trabalhar para a Apple e pede o pagamento de uma multa "que a corte considerar justa".

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail