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IBM torna-se canal de vendas do ERP da SAP para médias empresas

Alvo são companhias acima de 100 usuários, que poderão adquirir o sistema de gestão financiado em até 60 meses.

Edileuza Soares, da Computerworld

27/01/2010 às 20h15

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A IBM se tornou uma revendedora do sistema de gestão empresarial (ERP) da SAP para o segmento de médias empresas. Para atuar como um canal de venda da produtora de software alemã, a Big Blue empacotou o Business All-in-One em uma oferta batizada IBM Express Solution que engloba serviços, infraestrutura e financiamento em até 60 meses.

O acordo entre as duas companhias é mundial, mas as alianças estão sendo fechadas pelas subsidiárias locais, de acordo com as necessidades de cada país

Antes dessa parceria, a IBM tinha uma aliança com a SAP para hospedar o Business All-in-One comercializado no Brasil pela integradora WA na modalidade de software como serviços (SaaS). A diferença agora é que a Big Blue passa a vender a sua própria oferta. O consultor da unidade Multi-Industry da IBM Brasil, Aurélio Rodrigues, afirma que as duas empresas vão buscar clientes de universo diferentes.

“Nosso conceito são clientes que tenham acima de 100 usuários”, explica Rodrigues. Já a WA, segundo ele, foca mais companhias com 20 a 30 usuários. Outra diferença, de acordo com o consultor, é que o empresário que optar pela solução Express poderá comprar a licença do ERP e rodar em casa ou usar a infraestrutura da IBM.

Com nova solução, um dos principais alvos da IBM são empresas dos segmentos de bens de consumo e construção civil, estendendo a oferta para toda a cadeia desses setores. Para atrair empreendedores dessas áreas, a prestadora de serviços promete linha de financiamento e facilidades de implantação do ERP.

Segundo Rodrigo, a IBM vai aproveitar o seu conhecimento para acelerar os projetos, oferecendo um pacote de gestão pré-configurado. Além das parametrizações oferecidas pela SAP, adotará metodologia própria para encurtar o tempo dos projetos. O executivo estima que o prazo de implementação da solução seja de três a quatro meses, dependendo da necessidade do negócio.

A IBM espera com a nova parceria ampliar os negócios no segmento de médias empresas, que segundo Rodrigues, tem um grande potencial para compra de ERP. Ele reconhece que é um grande desafio chegar até esses clientes, que precisam de sistemas ajustados para sua necessidade e que sejam implantados em menor espaço de tempo. “Vamos usar toda nossa capilaridade para chegar a essas empresas com o conceito de solução pré-configurada”, diz o executivo. 

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