Home > Notícias

iBooks Author permite criar livros eletrônicos para iPad no Mac

Anunciado nesta quinta-feira, 19, aplicativo gratuito abre caminho para que editores criem suas próprias obras para o tablet da Apple de forma simples

Macworld / EUA

19/01/2012 às 14h29

Foto:

A Apple acaba de lançar o iBooks Author, um app gratuito para Mac desenvolvido para permitir que autores e editoras criem de forma fácil livros eletrônicos (e-books) ricos em multimídia para o agora atualizado aplicativo iBooks 2, da própria empresa, para aparelhos iOS.

Apesar de ol livros digitais didáticos  terem sido o foco do evento educacional de hoje, 19/1, da empresa, o vice-presidente sênior de marketing, Phil Schiller, notou que o iBooks Author pode ser usado para criar outras ofertas com uso intensivo de mídia, como livros de culinária e guias turísticos, para o iPad.

O app em si é um editor WYSIWYG com uma interface de usuário parecida com a linha de produtos iWork, da Apple, que inclui Pages, Keynote e Numbers. O texto pode ser arrasto diretamente do Pages ou Microsoft Word para o editor: o app usa os estilos do documento para criar automaticamente seções, cabeçalho e layout.

As apresentações do Keynote também podem ser automaticamente inseridas em livros de texto, dando ao documento final mais interatividade do que uma publicação tradicional. As imagens podem ser arrastadas para o texto.

O IBooks Author usa guias de alinhamento em tempo real para fluir o texto ao redor da imagem. de modo que fique colocado no local correto. Um recurso de widget oferece aos usuários a capacidade de criem galerias de imagem que também podem ser arrastadas para o livro, e então facilmente redimensionadas. O aplicativo pode se conectar com bases de dados da Internet para apresentar informações numéricas sem cortar e colar.

Outro recurso do iBooks Author é um novo gerador de glossário. Se um autor clica em uma palavra no texto, ela aparece em uma nova lista de glossário; os usuários clicam “Adicionar Termo” (“Add Term”) para criar definições e adicionar imagens.

O app também oferece um modo preview: se o seu iPad está conectado a um Mac, o aplicativo cria o livro em tempo real e envia-o para ser visualizado no tablet.

O iBooks Author já está disponível na Mac App Store e exige o Mac OS X 10.7.2 ou versão mais recente.

ibooksauthor01.jpg

iBooks Author permite a criação de livros de text e ricos em multimídia

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail