Home > Notícias

Ibope: número de internautas no Brasil cresce 10% em um mês

Usuários de internet crescem de 33,2 milhões em junho para 36,4 milhões de brasileiros em julho; País continua liderando no tempo de navegação.

Evelin Ribeiro, do IDG Now!

20/08/2009 às 10h22

Foto:

O número de internautas brasileiros no mês de julho deste ano cresceu 10% em relação ao mês anterior. Em junho, 33,2 milhões de usuários que acessam a internet de sua casa ou trabalho. Em julho, foram 36,4 milhões de pessoas.

O tempo médio de uso também cresceu, atingindo 71 horas e 30 minutos de tempo total, incluindo aplicativos, e de 48 horas e 26 minutos, considerando somente navegação em páginas. Em junho, o tempo de navegação pelas páginas da internet foi de 44 horas e 59 minutos.

O Brasil continua liderando nesse quesito. Nos Estados Unidos (segundo lugar no ranking), os usuários passam em média 42 horas e 19 minutos navegando pelas páginas da internet.

Considerando apenas os usuários residenciais, o número de usuários ativos chegou a 27,5 milhões de pessoas, um crescimento de 7,4% em relação aos 25,6 milhões do mês anterior e de 8% sobre os 23,7 milhões de julho de 2008.

O tempo de navegação em residências em julho cresceu 9% sobre junho e 21% sobre julho de 2008, e atingiu a marca inédita de 30 horas e 13 minutos por pessoa. O analista de internet do Ibope Nielsen Online,
José Calazans, afirma que, neste mês, as redes sociais tiveram bastante importância para o aumento no tempo de navegação.

"A categoria Comunidades teve aumento em todos os  tipos de sites que o incluem, como blogs, redes sociais e fóruns", disse. De acordo com o levantamento, quase 87% dos usuários de internet no Brasil acessaram alguma rede social em julho.

"Os brasleiros continuam fanáticos pelas redes sociais. Serviço sempre dominado por usuários mais jovens, agora temos visto uma maior adoção por parte de pessoas mais velhas e ainda de escolaridade mais baixa", apontou Calazans.

O destaque do especialista é para o Orkut, rede social mais acessada no País, e para o Twitter, que apontou grande crescimento no número de novos usuários. "Embora ainda tenha alcance menor, o Twitter está atraindo mais gente. O perfil principal é de jovens de alta escolaridade".

Calazans afirma que tanto o Orkut quanto o Twitter tiveram crescimento de cerca de 3 milhões de novos usuários apenas no mês de julho. O Orkut passou de aproximadamente 24 milhões de usuários no País para mais de 27 milhões. Twitter, por sua vez, passou dos cerca de 2 milhões para 5 milhões de usuários no Brasil.

O Nielsen começou a monitorar o acesso à internet no ambiente de trabalho apenas em maio deste ano. Antes, os dados contabilizavam apenas a navegação residencial. Já os brasileiros que possuem acesso à internet em qualquer ambiente (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas e telecentros), o Ibope estima que o número tenha ultrapassado 64,8 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2009. Já os que têm acesso na casa ou no trabalho somam 44,5 milhões.

O número de internautas brasileiros no mês de julho deste ano cresceu 10% em relação ao mês anterior. Em junho, 33,2 milhões de usuários que acessam a internet de sua casa ou trabalho. Em julho, foram 36,4 milhões de pessoas.

O tempo médio de uso também cresceu, atingindo 71 horas e 30 minutos de tempo total, incluindo aplicativos, e de 48 horas e 26 minutos, considerando somente navegação em páginas.

O Brasil continua liderando nesse quesito. Os Estados Unidos, por exemplo, que figura em segundo lugar no ranking. Lá, os usuários passam em média 97 horas e 33 minutos (total) e 42 horas e 19 minutos navegando pelas páginas da internet.

Considerando apenas os usuários residenciais, o número de usuários ativos chegou a 27,5 milhões de pessoas, um crescimento de 7,4% em relação aos 25,6 milhões do mês anterior e de 8% sobre os 23,7 milhões de julho de 2008. O tempo de navegação em residências em julho cresceu 9% sobre junho e 21% sobre julho de 2008, e atingiu a marca inédita de 30 horas e 13 minutos por pessoa.

O Nielsen começou a monitorar o acesso à internet no ambiente de trabalho apenas em junho deste ano. Antes, os dados contabilizavam apenas a navegação residencial. Já os brasileiros que possuem acesso à internet em qualquer ambiente (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas e telecentros), o Ibope estima que o número tenha ultrapassado 64,8 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2009. Já os que têm acesso na casa ou no trabalho somam 44,5 milhões.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail