Home > Dicas

iCloud: como configurar o serviço e compartilhar o Apple ID

Deseja ter os mesmos aplicativos da App Store mas manter calendários, contatos e documentos diferentes? Veja como

Macworld/EUA

17/10/2011 às 15h37

Foto:

É fácil começar a usar o iCloud, caso você utilize apenas um Apple ID em seus dispositivos. Contudo, muitas famílias compartilham o mesmo usuário e senha entre muitas pessoas e dispositivos, para que possam comprar músicas e apps de uma vez e permitir o acesso para todas as pessoas. É necessário que todos compartilhem o mesmo Apple ID para o iCloud também?

Não, e isso nem deve ser feito. Só porque você e sua esposa, por exemplo, querem um mesmo aplicativo, não significa que querem compartilhar os mesmos contatos, caixa de e-mail ou favoritos, concorda?

Utilizar o mesmo Apple ID para o iCloud acabaria causando um compartilhamento involuntário e indesejável. Além disso, o espaço para backup também seria usado em conjunto, e 5 GB nesse caso é muito pouco - a cópia de segurança de um iPad pode chegar até 3 GB, fazendo com que o espaço gratuito seja extinto rapidamente. 

A boa noitícia é que é possível continuar compartilhando com a família um Apple ID para as compras feitas no iTunes e manter, ao mesmo tempo, contas individuais para o iCloud. O que é ainda melhor é que a Apple aprova esse procedimento, então não é preciso se sentir "culpado" ao fazê-lo. Veja como funciona a configuração:

Seja em um Mac com Lion ou em um dispositivo com iOS, entre nas configurações do iCloud. No desktop, vá nas Preferências do Sistema e, no iOS, abra os Ajustes. Por padrão, o iCloud no dispositivo móvel irá presumir que o usuário deseja usar o mesmo Apple ID utilizado para comprar apps para o seviço de armazenamento em nuvem, no entanto, isso não é obrigatório. 

Você estava tão ansioso para usar o serviço e já configurou o iCloud com sua Apple ID padrão? Não é preciso "surtar": clique em Sign Out no Mac para se desconectar, depois de clicar em algumas janelas de diálogo que irão surgir.

O Mac irá pedir sua confirmação pois, ao "deslogar", você perderá acesso aos documentos na nuvem, contatos e assim por diante. Mas os dados estarão a salvo na nuvem. Já no iPhone ou iPad, a conta não desejada pode ser removida na base da tela de configurações do iCloud: toque em sua conta, role a página para baixo e vá em Apagar Conta. 

 

icloudcontas01.jpg

Ao clicar em apagar conta, fique tranquilo: seus dados estão a salvo na nuvem

Agora, seja no Mac ou no dispositivo iOS, siga os passos da Apple para configurar o iCloud. Você pode usar uma conta de e-mail existente ou criar um novo endereço gratuito do me.com.

Uma vez que a conta tenha sido criada, o próximo passo é fazer login com a mesma conta do iCloud em todos os seus outros aparelhos. As outras pessoas da família devem repetir esse mesmo provesso, com seus próprios endereços de e-mails. Sendo assim, enquanto o marido e a mulher utilizam e-mails diferentes para o iCloud, eles podem compartilhar um terceiro para a Apple Store, por exemplo. 

Infelizmente, essa solução não irá funcionar muito bem caso você utilize dispositivos iOS diferentes, mas compartilham um mesmo Mac. Apesar de o fato de ser possível configurar mais de uma conta de e-mail, calendários e contatos do iCloud no Mac, apenas uma conta do iCloud por Mac pode sincronizar documentos, favoritos, fotos e assim por diante.

iMessage: se aqueles com quem você compartilha um Apple ID utilizam o iMessage, é uma boa ideia usar as contas do iCloud separadas para esse serviço. Por padrão, o iMessage irá tentar utilizar o Apple ID, e compartilhá-lo através de muitos iMessagers, e isso só irá causar problemas.

Para alterar o endereço usado no iMessage para um e-mail individual que apenas uma pessoa irá utilizar, vá em Ajustes e escolha Mensagens. Em seguida toque em Receber em e clique no Apple ID no topo da tela; uma janela irá surgir, e, nela, escolha Finalizar Sessão, inserindo em seguida sua conta particular. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail