Home > Notícias

IdeaPad U1, da Lenovo, é um notebook híbrido que vira tablet

Tela multitoque do portátil de 11,6 polegadas pode ser removida e usada como PC, com chip e storage próprios.

IDG News Service

06/01/2010 às 15h28

IdeaPad_U1_150.jpg
Foto:

A Lenovo apresentou nesta quarta-feira (6/1) no CES 2010 um computador portátil com uma tela sensível ao toque . Até aí nenhuma novidade, não fosse o fato de que a tela, ao ser removida, se converte um tablet. 

Em sua forma tradicional, o IdeaPad U1 de 1,8 kg roda Windows 7 em um Core 2 Duo CULV e tem disco de estado sólido (SSD) de 128 GB.

Ao retirar a tela de 11,6 polegadas, ela se torna um computador tablet independente, rodando o sistema Linux modificado pela Lenovo, o Skylight,. O "novo" equipamento é movida a um processador Qualcomm Snapdragon de 1 GHz e 16 GB de armazenamento em memória flash.

ideapad.jpg

Com 800 gramas, o tablet inicia seu sistema três segundos após ser retirado da base, que pode continuar ligada para funcionar como um modem 3G sem fio.

O IdeaPad U1 parece ser o primeiro computador portátil que tem uma tela removível, processador próprio e bateria. A fabricante chinesa o chamou de “primeiro PC híbrido para consumidores da indústria” e afirmou que “duas cabeças são melhores que uma”.

A Lenovo  criou um software chamado Hybrid Switch, que permite aos usuários alternar entre os processadores Intel e ARM. Os usuários podem, por exemplo, navegar na web e continuar a navegação do mesmo lugar depois de remover o tablet.

A novidade chegará aos Estados Unidos na segunda metade de 2010, por um preço estimado de menos de mil dólares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail