Home > Dicas

Identifique e elimine os problemas que causam lentidão no computador

Descubra o que faz o PC ficar lerdo; pode ser um programa devorador de RAM ou mesmo excesso de fragmentação do disco rígido.

Por Redação da PC World

25/03/2008 às 17h15

ajuste_windows_150.jpg
Foto:

ajuste_windows150Seu PC está tão lento que o deixa nervoso? Com um pequeno trabalho de detetive, você pode rastrear a causa desse comportamento e fazê-lo funcionar a toda velocidade novamente.

O gerenciador de tarefas do Windows dispõe de uma rápida e fácil maneira de checar a capacidade da sua CPU. Para abrir a ferramenta, pressione as teclas Ctrl, Alt e Del (no Vista, você deve clicar em Iniciar e Gerenciador de Tarefas).

Clique na aba Desempenho para ver os gráficos que mostram o uso da CPU. Se o seu processador constantemente usa mais de 50% da capacidade, há problemas. Para distinguir entre o uso pelo Windows e por outros aplicativos, selecione Exibir, Mostrar tempos do Kernel.

O Windows divide o gráfico de uso da CPU em duas linhas: vermelha para aplicações Windows e verde para outros aplicativos.

Mais destaques da PC World:

> Descubra se você precisa do Vista SP1
> Teclado é tudo igual? Veja 28 modelos curiosos
> 10 computadores tunados que você precisa conhecer
> Confira as novidades do Internet Explorer 8
> Você sabe como será o computador do futuro? Veja aqui

> Estressado no trânsito? Conheça 11 gadgets para se distrair

Clique na aba Processos para ver todos os que estão em execução – os microprogramas que montam sua aplicação – e para visualizar o uso da CPU para cada um.

gerenciadortarefas
Gerenciador de tarefas: identifique quem está devorando a CPU e a mémoria

Reinstale qualquer programa que você descobrir estar “devorando” processos desnecessariamente ou descubra e instale uma alternativa que exija menos do processador.

++++

ajuste_windows150A aba Desempenho do gerenciador de tarefas também oferece imagens sobre o uso da memória RAM de seu PC. No XP, se a taxa total de execução (carga comprometida ou memória usada pelo kernel) regularmente excede o total de memória física, seu sistema freqüentemente deve contar com arquivos de paginação pesados.

No Vista, clique em Monitor de Recursos e então na aba Memória, próximo ao rodapé da janela, para visualizar a carga comprometida por aplicações. Ela é a soma física da RAM e do uso atual da memória virtual.

O pico da taxa comprometida é a quantia combinada entre memória física e virtual disponíveis em seu PC. Permitir que a taxa total e a de pico se aproximem pode gerar problemas.

Memória RAM ou HD?
O modo mais efetivo de “curar” os gargalos de memória em sua máquina é adicionar mais RAM, mas aumentar o tamanho dos arquivos de troca ou movê-la para um drive mais rápido pode ajudar também.

Se você suspeita que seu disco rígido está diminuindo o ritmo do seu PC, clique em Iniciar, Executar (no Vista somente Iniciar), digite perfmon e clique Enter para abrir o Monitor do Sistema no XP, ou os Monitores de Confiabilidade e Desempenho, no Vista.

Se seu sistema atual é o XP, mas você não visualiza a porcentagem de tempo do disco (Disk Time), clique com o botão direito em Contador no rodapé da janela e selecione Adicionar Contadores.

Então selecione PhysicalDisk (disco físico), abaixo de Performance de Objeto, escolha a porcentagem de tempo de disco na lista abaixo do menu e finalize clicando em Adicionar e Fechar.

Se esse valor freqüentemente fica acima de 40% e 50%, seu drive pode estar comprometendo a performance do seu PC.

Se você usa o Vista, pode checar o uso da unidade no gráfico de disco (disk graph) logo abaixo da visão geral do recurso.

Em vez de fazer um upgrade para um HD que seja mais rápido e tenha mais cache, você pode adicionar um segundo drive, configurado em RAID 0.

Uma opção barata (mas menos eficiente) é desfragmentar o disco. No XP, clique com o direito em Meu Computador, selecione Gerenciar e clique Desfragmentador de Disco, Desfragmentar.

No Vista, clique em Iniciar, digite desfragmentador e pressione Enter. Selecione Desfragmentar Agora.

Seu chip gráfico talvez não esteja apto a acompanhar as últimas novidades em games. Verifique os documentos de sistema ou o site do fabricante para identificar as configurações gráficas e determinar se você pode adicionar uma placa AGP ou PCI Express.

O Windows Experience Index do Vista oferece uma checagem básica das capacidades gráficas de sua máquina. Para abrir, clique Iniciar, Painel de Controle, Informações e ferramentas de desempenho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail