Home > Dicas

Identifique problemas na RAM com o Memtest86

Pentes de memória com defeito podem causar todo tipo de comportamento estranho no PC, de “congelamentos” a reboots inesperados. Faça o diagnóstico com este utilitário gratuito

Rafael Rigues, PCWorld Brasil

14/12/2011 às 19h42

Foto:

Você acha que tem um pente de RAM defeituoso em seu PC? Pois o Memtest86, um utilitário gratuito, pode ajudá-lo no diagnóstico. Mas antes, deixe eu contar uma história real...

Alguns dias atrás meu notebook “congelou” de forma assustadora, com a tela tomada por um mosaico de linhas, retângulos e outros artefatos de imagem. Reiniciei a máquina, voltei ao trabalho e... 20 minutos depois o problema se repetiu. Uh-oh...

Isso não era um erro do Windows ou infecção por malware, já que ambos resultariam em mensagens de erro e comportamento inesperado do sistema operacional. Não, eu tinha quase certeza de que se tratava de um problema de hardware. O notebook em questão já tem alguns anos de uso, e já “chacoalhou” bastante dentro da minha mochila. Será que o monitor estava com defeito?

E então me lembrei que, algumas semanas antes, eu havia instalado um novo pente de RAM, levando a máquina de 2 GB para 4 GB. “Aha! O problema deve ser um pente de memória com defeito”, pensei.

O primeiro passo para o diagnóstico foi remover o novo pente e usar o PC para ver se ele travava de novo. Não travou. Foi aí que decidi usar o Memtest86 para ajudar a determinar se o novo pente estava mesmo com defeito.

Antigamente, para rodar o Memtest86 era necessário gravar um CD com o programa e dar boot a partir dele, algo um tanto incômodo e potencialmente impossível em algumas máquinas, que não tem drive óptico. Felizmente agora há uma versão que é capaz de rodar a partir de um pendrive, e facílima de usar. Basta encontrar um pendrive qualquer (o tamanho não importa, já que o programa ocupa apenas 125 Kbytes), baixar o Memtest86 e rodar o “Auto-installer for USB Key”. Note que isso irá apagar todo o conteúdo do pendrive, então certifique-se de que você não tem nada importante lá dentro.

Depois reinicie seu PC com o pendrive conectado e “dê boot” a partir dele (pode ser necessário modificar a configuração da BIOS para permitir isso. Consulte o manual de seu computador). O Memtest86 começará o teste de memória imediatamente, e irá relatar quaisquer erros que encontrar. O conjunto completo de testes pode demorar um pouco para completar, portanto é recomendado deixar o PC sozinho por algumas horas.

memtest86-360px.jpg
Tela do Memtest86. As linhas em vermelho indicam posições defeituosas na RAM

O Memtest86 não é o utilitário mais amigável do planeta: muitos dos comandos e resultados parecem grego pra mim, e a leitura do manual é mais do que recomendada. Mas ele pode responder com autoridade se seu PC tem ou não um pente de RAM com defeito, e se tiver ele é provavelmente a causa por trás das telas azuis e outros comportamentos estranhos de seu sistema.

Curiosamente, o Memtest86 não encontrou nenhum erro em meus pentes de RAM, e depois que reinstalei o pente novo meu PC não teve mais problemas. Acredito que na primeira vez que o instalei ele não estava corretamente encaixado, ou talvez tenha se soltado durante o transporte do notebook. Só o tempo dirá.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail