Home > Dicas

Monte uma rede sem fios

Conheça os passos para criar uma rede Wi-Fi em sua casa ou escritório em pouco tempo.

PC World (EUA)

11/07/2005 às 17h19

Foto:

Em um curto espaço de tempo, a tecnologia Wi- Fi saiu do restrito círculo de entendidos e começou a figurar como padrão de troca de dados em casas e escritórios. Os equipamentos mais recentes conseguem lidar com tarefas pesadas, incluindo a transmissão de áudio e vídeo. Aparelhos de som já acessam músicas armazenadas no computador pela rede Wi-Fi e até equipamentos “desconectados”, como impressoras e discos, entram na rede com a ajuda de adaptadores próprios.

Nas conexões ad hoc, cada computador comunica-se diretamente com outro, e o acesso à web é compartilhado pelo computador ligado a um modem
ADSL ou a cabo. Já redes com infra-estrutura utilizam roteadores para distribuir a conexão à internet e pontos de acesso para distribuir o sinal sem
fio. Os passos a seguir contemplam os dois modos.

Antes de instalar:
1) Verifique se os computadores já têm infra-estrutura de rede pronta, com nome do grupo de trabalho ou domínio. Escolha um nome para a rede. O
melhor é utilizar nomes descritivos, como sobrenome da família ou nome da empresa. O SSID da rede sem fios pode ter o mesmo nome da local.

2) Leia a documentação do equipamento de rede wireless. Alguns exigem que o driver seja instalado antes da conexão do adaptador ou vice-versa.

3) Verifique se os drivers são os mais recentes. O CD de instalação costuma vir com drivers para XP ou 2000. Se seu computador usa outro sistema, vá ao site do fabricante para baixar o pacote correto.

4) Tenha o CD de instalação do Windows em mãos. Nem sempre os drivers de rede foram instalados quando o computador foi configurado, principalmente se o sistema operacional for Windows 98 ou Me.

No computador
1) Instale o adaptador de rede wireless PCMCIA, USB ou PCI de acordo com as instruções do fabricante. Se for PCI, desligue o computador, abra o
gabinete e insira o adaptador em um slot livre. Reinicie o sistema. O Windows detectará o adaptador e guiará a instalação do driver, incluído no CD-ROM.

2) Instale o software de rede que vem com o hardware. Em conexões ad-hoc, forneça o nome do computador e informe se ele vai atuar como servidor ou cliente para acesso à web. Reinicie o computador.

3) O passo seguinte é criar um perfil – um conjunto de definições para uso da rede. É possível ter perfis diferentes para poder levar o notebook para
o escritório ou outro local com acesso Wi-Fi, como um cibercafé, e alternar o uso entre eles. Para isso, execute o software de configuração da rede.

4) Em uma rede com ponto de acesso, crie o perfil pelo assistente de configuração do Windows XP. Vá ao Painel de Controle e siga as instruções
do assistente Configuração de Rede sem Fio para determinar a rede e os protocolos de segurança da conexão sem fios.

5) Em conexões ad hoc, selecione o canal (de 1 a 11). Todos os adaptadores devem utilizar o mesmo canal. Redes com ponto de acesso têm configuração automática para o canal com o melhor sinal.

6) A maioria dos pontos de acesso vem com um gateway embutido para conexão à internet. O processo de instalação de um ponto de acesso é muito similar ao de um adaptador de rede wireless, com os passos adicionais para informar dados sobre a configuração de rede do modem ADSL, como nome de usuário e senha do provedor de acesso. Verifique os manuais para instruções específicas.

7) Defina a segurança da rede com a chave de criptografia, de acordo com as instruções do fabricante.

8) O Windows detecta as redes wireless em um ambiente e pergunta se o usuário quer se conectar a ela. Em alguns casos, o utilitário fornecido pelo fabricante do adaptador de rede wireless desabilita o serviço do Windows e ainda ajuda a montar o perfil em uma nova rede.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail