Home > Dicas

Do celular para o PC via Bluetooth

Aprenda a sincronizar dados entre um telefone com a tecnologia e um PC com o uso de um adaptador USB.

Henrique Martin

11/07/2005 às 16h13

Foto:

Com a evolução dos celulares e seus recursos, o computador tornou-se parceiro de aparelhos que permitem a sincronização de dados – como já acontecia com os handhelds. A maioria dos modelos de telefones com conectividade Bluetooth embutida permite essa troca de informações.  Assim é possível sincronizar agenda, catálogo de endereços e copiar para o desktop as fotos tiradas com a câmera do telefone, sem precisar enviar por mensagens multimídia (MMS) ou e-mail. Saiba como realizar essa tarefa.

1) Conecte o adaptador Bluetooth a uma porta USB no computador. O Windows XP já vem com drivers prontos para fazer o acessório funcionar sem problemas. O balão Novo Hardware Encontrado aparecerá na bandeja de sistema do XP, assim como um ícone azul do Bluetooth.

2) Ative a conexão Bluetooth no celular, na pasta Conectividade. Escolha a opção Visto por Todos e defina o nome do aparelho que será identificado pelo computador.

3) Verifique se o Windows enxerga o celular. No computador, clique no ícone Bluetooth na bandeja de sistema. Selecione Adicionar. O telefone aparecerá entre as opções. Escolha o modelo e pressione Avançar.

4) O Windows oferecerá quatro opções para definir uma chave de acesso entre o telefone e o micro. Escolha a opção Eu Mesmo Escolherei Minha Chave de Acesso. Defina uma senha de seis a oito dígitos, que precisará ser repetida no celular. Se for preciso maior segurança, selecione a opção Escolher Uma Chave de Acesso Para Mim.

5) Instale o software que vai sincronizar dados do celular com o computador. Os principais fabricantes fornecem o programa compatível em um CD que vem com o aparelho ou que pode ser baixado da internet. Neste caso, utilizamos o programa Nokia PC Suite para o modelo 6600 (veja em www.nokia.com/pcsuite a versão compatível com o seu celular).

6) No final da instalação, o PC Suite orienta o usuário para a conexão com o celular. O programa instala dois ícones na bandeja de sistema: o M-Router, que mostra o estado da conexão, e o Nokia Connection Manager, que gerencia as conexões em uso.

7) Se na hora de conectar o PC não encontrar a porta COM correspondente para se comunicar com o telefone, clique novamente no ícone Bluetooth e veja o número da porta de comunicação utilizada (COM 1, 21, 22, 23, entre outras). Vá ao Nokia Connection Manager (ícone do celular na bandeja de sistema) e escolha a opção Avançadas. No menu, selecione a opção equivalente à porta em uso.

8) Abra o Nokia PC Suite. Todas as opções estão do lado esquerdo da tela. O software recomenda a criação de uma cópia de segurança dos dados no celular no primeiro uso. O programa permite importar dados de outros celulares da própria Nokia e de handhelds da plataforma Palm (na opção Importação de Dados)

9) Sincronize os dados na opção correspondente. O programa utiliza informações do Outlook e Outlook Express para alterar a agenda e o catálogo de endereços do telefone. Com isso, as informações pessoais estarão sempre atualizadas. Durante o processo, o Outlook perguntará ao usuário se aquela operação é permitida. Autorize por alguns minutos para completar o processo.

10) Troque informações e copie arquivos. A opção Transferência de ficheiros mostra duas janelas, uma com o conteúdo gravado no disco rígido do computador e outra com os arquivos e pastas do celular. O PC Suite converte diversos tipos de arquivos de áudio e vídeo em formatos compatíveis com o celular. Com isso, dá para transformar uma música em MP3 em ringtone, por exemplo.

Esse driver funciona?
Nem sempre é uma boa idéia instalar os drivers para o adaptador Bluetooth fornecidos pelo fabricante do aparelho. O software PC Suite da Nokia, por exemplo, funciona bem com os drivers do Windows XP. Entretanto, se o adaptador Bluetooth vier com uma versão do driver Widcomm diferente da 1.4, o acessório não funcionará. Verifique com o fabricante do celular se o driver é compatível. Se for necessário, desinstale o Widcomm pelo Painel de Controle (Adicionar ou Remover Programas) e fique apenas com o programa da Microsoft.

Ponte para os dados
Os fabricantes de celulares vendem ou colocam na web programas de conexão para o computador, além de cabos opcionais que realizam o mesmo serviço e ainda podem recarregar a bateria do telefone. A Nokia tem como opcional o cabo de conexão DKU-5, com conectividade USB. A Motorola oferece como opcionais os kits Mobile Phone Tools com interface USB ou Bluetooth (www.motorola.com.br), e alguns modelos de celular, como o V710, já vêm com kits compatíveis com USB. Usuários de produtos Siemens têm como opção o programa SoftDataLink e os cabos USB DCA-510 e DCA-540, compatíveis com diversos celulares da marca (www.siemens.com.br).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail