Home > Dicas

Faça mais rápido com gráficos

Aprenda a usar funções mais avançadas do Photoshop e do Corel Draw na edição de imagens com as 13 dicas selecionadas

11/07/2005 às 16h34

Foto:

TROCA RÁPIDA
É possível alternar de maneira mais rápida entre as camadas de uma imagem sem precisar ir à caixa Layers. Escolha a ferramenta Move, segure a tecla Ctrl e clique em qualquer área visível da camada que você quer modificar. Com isso, a camada selecionada torna-se ativa para edição.

ARQUIVOS SEM CAMADAS
Precisa trabalhar com arquivos TIF ou PSD com inúmeras camadas (layers) e quer abri-los como se fossem arquivos sem camadas (achatado)? Segure as teclas Alt e Shift no File Browser ou na caixa de diálogo Open. Clique em OK após aparecer a mensagem Read the Composite Data Instead? e o arquivo irá abrir sem camada ativa.

VISUALIZAÇÕES SEM DEMORA
Que tal ganhar tempo no File Browser? Vá ao menu Edit e selecione Preferences. Na caixa de diálogo de configurações do File Browser, selecione a opção Allow Background Processing. Com isso, o Photoshop criará miniaturas de imagens e permitirá visualizações prévias de arquivos mais rápidas, sem perder alguns segundos para carregar a foto. O Photoshop cria os arquivos de cache com as imagens em miniatura enquanto você faz outras tarefas no computador. Ainda no File Browser, o clique com o botão direito do mouse sobre uma miniatura ajuda a realizar operações básicas (abrir, girar, mostrar local original no Windows, entre outros).

MUDE O FILTRO
Para alterar as configurações de filtros, vá à galeria de filtros (Filter Gallery) e selecione o efeito desejado. Para retornar o filtro à configuração inicial, pressione a tecla Ctrl e clique em Default. Quer zerar a opção e começar de novo? É só pressionar Alt.

TRÊS EM UM
O Photoshop CS oferece três ferramentas de seleção (Lasso, Magnetic Lasso e Polygonal Lasso). Porém, ao usar a opção Magnetic Lasso, você pode ter as três ferramentas em apenas uma sem precisar voltar ao menu Tools. Para selecionar uma imagem na mão (como faria com a ferramenta Lasso), segure a tecla Alt pressionada e arraste dentro da imagem. Para criar segmentos na seleção (como a Polygonal Lasso), pressione Alt e clique em diferentes áreas da figura, sem arrastar. Solte a tecla para retornar o Magnetic Lasso para sua posição inicial.

GALERIA MAIS VELOZ
Dominar o File Browser é uma boa maneira de ampliar a produtividade. Abra esse recurso (basta clicar no ícone, que lembra uma lupa, do lado direito da barra de opções). Pressionando Ctrl, com um clique no ícone você esconde todas as paletas visíveis e preenche a tela com o navegador de imagens. Arrastar uma pasta da área de trabalho para o ícone do File Browser permite navegar em seu conteúdo. E, ao abrir uma imagem com ele, segure a tecla Alt para fechar o visualizador de imagens e voltar à tela inicial.

DO MESMO TAMANHO
Para criar um novo arquivo com o mesmo tamanho de uma imagem já aberta, aperte Ctrl e N para abrir a caixa de diálogo New Document. Vá ao menu Window e selecione, na parte de baixo, o nome do arquivo aberto. O novo arquivo terá o mesmo tamanho do documento em uso.

ARQUIVOS EM LOTES
O File Browser é o melhor lugar para realizar operações em diversos arquivos ao mesmo tempo, utilizando recursos de processamento em lote. Entre as tarefas que podem ser executadas estão ajustes de imagens para a web, criação de galerias de fotos e até apresentações em PDF. Clique e arraste os arquivos para a ordem desejada e selecione aqueles nos quaisquer fazer os ajustes. Dá até para processar arquivos em pastas diferentes. Adicione marcadores (flags) ou uma palavra-chave em comum nos metadados. Os arquivos aparecerão em uma única página, onde é possível mudar a ordem e iniciar o processo em lotes.

CD RAPIDINHO
O Photoshop armazena na máquina local o cache com as visualizações de imagens. Ao gravar um CD com telas, por exemplo, e visualizá-lo em outro computador, as miniaturas vão demorar a carregar. Para tornar o processo mais rápido, vá ao menu File do File Browser e selecione a opção Export Cache. O Photoshop criará dois tipos de arquivos (.MD0, com os metadados, e .TD0, com as miniaturas). Os arquivos MD0 e TD0 serão gravados na mesma pasta das imagens. Se a pasta for atualizada com novos arquivos, repita o processo. Não se esqueça de gravar esses arquivos com o CD para abrir as imagens em outro computador já com as miniaturas.

CorelDRAW
CALENDÁRIOS COM MACRO

Para criar um calendário no CorelDRAW, é preciso executar uma macro no modo Visual Basic. Abra um documento em branco, vá ao menu Tools, selecione Visual Basic e clique em Play. Escolha a opção Macros In na lista e selecione CalendarWizard. Depois, pressione o botão Run para executar a macro. Na seqüência, escolha as opções personalizadas para o calendário e finalize o processo.

MENOS PONTOS
Quer reduzir o número de pontos em objetos vetoriais? O CorelDRAW traz um recurso para isso. Selecione a ferramenta Shape e clique no objeto. Com ele definido, escolha o botão Select All Nodes na barra de propriedades ou faça uma seleção com o mouse em todo o objeto a ser modificado. Para reduzir o número de pontos, o botão Curve Smoothness, localizado na barra de propriedades, ajusta o número (em porcentagem). É só escolher quanto você deseja reduzir.

FONTE NOVA
É possível mudar a fonte padrão do CorelDRAW. Basta acessar Tools/ Options/Document/ Styles. Marque a opção Default Artistic Text e clique em Edit. Mude as propriedades de fontes e clique em OK. Na opção Document, escolha todas as opções de documentos e finalize o processo.

JUNTE OS PONTOS
Ao desenhar uma curva aberta e única, pode acontecer de a figura não "fechar". Se isso ocorrer, a solução é rápida: com a ferramenta Pick, defina o objeto, clique na ferramenta Shape e selecione os dois pontos a serem unidos. Na barra de propriedades, escolha o botão Join Two Nodes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail