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Bastam duas ou três letras

Recurso de AutoCorreção do Office torna o trabalho de digitação mais rápido. Dá até para inserir imagens.

11/07/2005 às 17h26

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A AutoCorreção do pacote Office 2000, XP e 2003 é um recurso para a correção automática de erros de digitação e ortografia. O que pouca gente sabe é que é possível usar o recurso também para automatizar a inserção de textos e imagens no Word. Veja como é simples.

CONJUNTO DE TECLAS
Comece selecionando uma frase ou um documento que você precise inserir em outros arquivos do Word regularmente. Clique em Ferramentas e selecione Opções de AutoCorreção. Na metade inferior da guia AutoCorreção, você verá parte do que selecionou, ou tudo. Digite a combinação de letras que você usará para ativar a inserção automática do trecho selecionado – digamos end para inserir seu endereço
comercial. Essa combinação de letras vai aparecer à esquerda do trecho, sob Substituir. Marque Texto Sem Formatação ou Texto Formatado acima do trecho para refletir o modo como você quer que o resultado final apareça. Clique em Adicionar. A AutoCorreção vai dispor suas letras de ativação alfabeticamente entre as entradas de atalhos já listadas.

INSERÇÃO RÁPIDA
Para entrar o texto em um documento do Word, digite a combinação de letras definida e ative a inserção pressionando a barra de espaço, Enter ou um sinal de pontuação (que será acrescentado ao seu texto). Atenção: se, quando você estiver fechando o Word, o programa perguntar se você aceita as mudanças no modelo global (normal.dot), clique em Sim ou perderá os atalhos de AutoCorreção .

NOS OUTROS APLICATIVOS
A AutoCorreção também funciona com o Excel, o Outlook e o PowerPoint, embora nos dois primeiros você não possa selecionar antecipadamente o texto e fazê-lo aparecer automaticamente na caixa Substituir. Em todos, praticamente não existem limites para o texto. No Word e Outlook, a AutoCorreção permite acrescentar gráficos, como mostra a imagem. Para remover a entrada de digitação automática, abra a caixa de diálogo Opções de AutoCorreção, selecione as letras de atalho e clicar em Excluir.

MACRO NÃO-MACRO
Se você só está em busca de uma maneira rápida de inserir um trecho de texto, as macros são práticas. Mesmo que você use o gravador de macro
automático no Word e no Excel com freqüência (clique em Ferramentas Macro/Gravar Nova Macro), a simples idéia de um VBA pode ser aflitiva. O gravador de macro serve como um buffer, ocultando de você código Visual Basic durante e após a criação de uma macro.

A menos que você pressione Alt e F11 ou selecione Ferramentas/Macro/Editor do Visual Basic, nunca verá esta linguagem de programação, apesar de ela estar sempre em segundo plano. Eis um comando do Word excelente para criar texto simulado: abra um novo documento, digite “=rand(1)”, sem as aspas, e pressione Enter. Vai surgir um parágrafo com 45 palavras, repetindo a frase “A ligeira raposa marrom ataca o cão preguiçoso”. Basta mudar o número entre parênteses para repetir o parágrafo várias vezes. Este comando também é útil se você precisa obter uma contagem de palavras em diversas páginas.

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