Home > Dicas

Socorro remoto pela web

A assistência remota do Win XP ajuda a resolver, com ajuda externa, problemas do seu PC.

PC World - Espanha

11/07/2005 às 16h07

Foto:

Deu pau, e agora? Quantas vezes você teve problemas com o computador e não conseguiu resolver a parada por conta própria? Para quem tem amigos com bons conhecimentos de informática conectados à internet, a solução pode estar mais próxima do que se imagina. Com o uso do recurso Assistência Remota do Windows XP é possível oferecer o controle de seu computador via web e permitir que alguém faça alterações como se estivesse sentado diante dele. Mas tenha em mente que, ao usar essa ferramenta, você cederá o controle do equipamento a terceiros, com os possíveis riscos que essa decisão possa acarretar. Portanto, somente use a Assistência Remota com pessoas de sua inteira confiança.

1:Configure a ferramenta
Para utilizar a Assistência Remota é necessário
que tanto quem pede como quem oferece a ajuda tenham os programas Windows Messenger, Outlook ou Outlook Express instalados no computador. Também é preciso que ambos estejam conectados à internet durante a solução do problema. Para começar, clique em Iniciar, Todos os Programas e selecione Assistência Remota. Neste ponto, será exibida uma janela correspondente à Ajuda do Windows. Clique na opção Convide Alguém Para Ajudá-lo.  Uma vez feito isso, a tela central da janela mudará e nela surgirá integrado o programa Windows Messenger e um campo para a inclusão de um endereço de e-mail.

2:Pedido via Messenger
A opção mais simples é pedir ajuda a uma pessoa que se encontra na sua lista de contatos do Messenger. Selecione um amigo dessa lista e clique sobre a opção Convidar Esta Pessoa. Em seguida, surgirá uma janela indicando que está sendo enviado o convite para que a pessoa que fornecerá a assistência conecte-se ao seu equipamento. Se ela estiver online, aparecerá outra janela e você deverá responder
se permite que veja a tela do seu computador e converse com você. Ao clicar em Sim,você permitirá o acesso a sua máquina e aparecerá na tela uma janela que gerenciará a conversa, ao mesmo tempo em que a pessoa observa as operações realizadas no seu computador.

3:Por correio eletrônico
Se a pessoa indicada para oferecer ajuda não estiver na sua lista do Messenger ou se você não é usuário do serviço, peça ajuda por e-mail. Neste caso, logo depois de clicar em Convide Alguém para Ajudá-lo, use a opção Ou Usar E-mail na parte inferior da janela para digitar o endereço de e-mail ou clique em Catálogo de Endereços para pesquisar os endereços armazenados nos diretórios do Outlook ou do Outlook Express. Feito isso, clique no ícone Convidar Esta Pessoa. Aparecerá uma janela semelhante à que vimos no início, mas note que a parte direita mudou. Nesta área aparecerão todas as opções relativas ao envio do convite por e-mail . Especifique seu nome e, se desejar, escreva uma mensagem de solicitação de auxílio. Esta opção pode ser útil também para que você especifique o problema. Quando terminar de redigir a mensagem, clique em Continuar.

4:Ajuste de opções
Uma das opões de configuração da mensagem é determinar uma data de validade para a mesma – útil para controlar o tempo máximo que o assistente remoto tem para ajudá-lo, evitando usos indesejáveis da máquina. Por medida de segurança, é recomendável a criação de uma senha para uso do destinatário da mensagem.  Só é necessário comunicá-la previamente.  Feito isso, clique em Enviar Convite. Nesse ponto aparecerá uma janela para a confirmação do convite. Clique no botão Enviar. Aparecerá a mensagem Seu Convite Foi Enviado Corretamente.  Agora é só esperar pela resposta.

5:Status do convite
Para verificar em que pé está o pedido de ajuda, clique na opção Exibir o Status. Ela mostra uma lista dos convites realizados, incluindo informações de cada um, como para quem foi enviado, quando expira etc. Para mudar ou atualizar os dados que compõem cada convite, selecione o destinatário em Enviado Para. Se clicar no botão Expirar, o tempo acaba e a pessoa não poderá dar resposta através da assistência remota. Se quiser estabelecer o tempo máximo durante o qual os convites de assistência remota possam permanecer abertos, clique em Iniciar, Painel de Controle e duas vezes no ícone Sistema. Na guia Remoto, clique em Avançado e, em Convites, determine o tempo.

6:Assuma o controle
E se você é a pessoa que recebeu o convite? Se o pedido foi enviado pelo Messenger, opção muito mais rápida, basta aceitar o convite. Já a convocação por correio eletrônico exige mais passos, mas nada complicado. A partir de um determinado ponto, os procedimentos são os mesmos, já que o controle é assumido de uma forma única. Chegará ao seu e-mail uma mensagem com o assunto Você Recebeu Um Convite de Assistência Remota De: e, em seguida, o nome da  pessoa que pede sua colaboração. No começo da mensagem haverá algumas diretrizes prévias de segurança, bem como um link para informações que podem ser úteis se for a primeira vez que você oferece assistência remota a outra pessoa. A mensagem recebida contém um arquivo anexado do tipo .MsRcIncident. Caso tenha certeza de que a pessoa que mandou o convite é de confiança, abra esse arquivo. Ao clicar duas vezes sobre ele, aparecerá uma janela com a pergunta se você deseja estabelecer uma conexão com o outro equipamento ou não. Clique em Sim e, se a pessoa que solicitou ajuda ainda estiver conectada à internet, aparecerá um quadro com a pergunta se permite que veja sua tela e fale com ela.

7:Máquina compartilhada
Aparecerá uma janela dividida em três partes: um histórico de chat no qual estão todas as conversas mantidas com a pessoa à qual prestamos ajuda, um campo de entrada de mensagem no qual escrevemos aquilo que queremos comunicar e, por último, uma janela grande, como um visor, que traz a tela do computador da outra pessoa. Para iniciar o controle, clique no botão Assumir o Controle. Esse botão encontra-se na barra de ferramentas da janela anterior. Neste ponto, aparecerá novamente para o solicitante uma janela na qual ele deve confirmar se deseja compartilhar o controle do seu equipamento. Se essa pessoa clicar no botão Sim, aparecerá uma nova janela que indica que está
compartilhando o controle com outro equipamento, especificando também como pode interromper o procedimento caso observe alguma anomalia.

8:Não mexa o mouse!
Para evitar confusões, é recomendável que o solicitante não movimente o mouse nem use o teclado. Observe como, uma vez que ele tenha dado todas as autorizações necessárias, dentro da janela maior que mencionamos anteriormente aparecerá a área de trabalho completa do outro computador. Se, ao se mover pelas janelas, a resolução do monitor do solicitante não se ajustar ao tamanho da janela que a Assistência Remota proporciona, basta clicar em Redimensionar para Janela. Essa opção enquadrará a aparência do outro computador. Para voltar, selecione Tamanho Real. Depois de navegar pelas diferentes janelas necessárias para localizar o problema, há duas opções: comunicar por chat à pessoa que solicitou a ajuda como proceder para sua solução ou então resolver o caso você mesmo, já que tem controle total sobre o outro computador.

9:Missão cumprida
Como o próprio programa especificou ao solicitante inicialmente, o controle pode ser retirado a qualquer momento. Basta pressionar a tecla Esc. Mas como esta atitude será tomada apenas se a pessoa que pediu conselho estiver desconfiada, o mais recomendável é que, uma vez resolvido o problema, você libere todo o controle remoto da máquina. Na barra de ferramentas superior da janela, você encontrará a opção
Liberar o Controle. Uma vez clicada, a última imagem do outro computador permanecerá na sua tela, mas você não terá controle sobre os ícones exibidos. Também é possível indicar assim ao interlocutor que o problema foi resolvido.  Outra opção é o botão Desconectar. Uma vez pressionado esse botão, aparecerá uma janela com a informação sobre a total desconexão entre os equipamentos. Para conectar de novo, a outra pessoa deverá solicitar ajuda novamente.

10:Em segurança
Achou a Assistência Remota perigosa? Se você desejar impedir que alguém utilize a ferramenta para controlar seu equipamento é preciso desativar essa opção. Para isso, selecione Iniciar, Painel de Controle e clique duas vezes em Sistema. Na guia Remoto, pressione Avançado e desative a caixa Permitir que Este Computador Seja Controlado Remotamente. Dessa forma, não será possível ter acesso ao equipamento à distância, eliminando riscos, mas também não teremos disponíveis suas vantagens. Vale optar por ativar essa caixa apenas ao realizar uma solicitação de ajuda. E, uma vez que ela seja concluída com sucesso, voltar a desativá-la.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail