Home > Dicas

Aparelho de fax pra quê?

Basta ter o Windows XP, um modem e um scanner para enviar e receber faxes pelo PC. Siga nossos passos para configurar o micro em menos de 20 minutos.

José Antônio Ramalho

12/07/2005 às 16h37

Foto:

Em plena era da internet, parece estranho ainda falar em fax. Porém, ele ainda faz parte da rotina de muitas pessoas. Se for seu caso, que tal utilizar o computador para enviar documentos nesse formato? Com o Windows XP, um modem devidamente configurado e a instalação de alguns componentes do Windows a tarefa fica fácil. Se precisar transmitir documentos que estão no papel, precisará também de um scanner. E as vantagens de usar o PC no lugar do aparelho de fac-símile são claras em algumas situações. No modo tradicional, qualquer documento gerado no computador precisa ser impresso para o envio por fax ao destinatário.

Com o uso do recurso do Windows XP você envia o documento diretamente da aplicação que o criou. A recepção do fax no computador também traz vantagens. Os documentos são administrados pelo Console de Fax, que possui caixas de entrada e saída onde os arquivos são armazenados em formato TIF. Dessa forma, você pode manter um texto recebido por muitos anos sem correr o risco de que ele desapareça, como acontece com os faxes de papel recebidos. Saiba com os passos a seguir como realizar a configuração básica do fax numa máquina com Windows XP Professional.

1) INSTALAÇÃO DO COMPONENTE
O Fax não é instalado automaticamente com o Windows XP. Para fazer sua instalação, siga esses passos, tendo em mãos o CD do sistema operacional, pois ele pode ser solicitado. Clique em Iniciar, abra o Painel de Controle e clique no ícone Adicionar/Remover Programas. Na janela que se abre, clique em Adicionar/Remover Componentes do Windows. Na janela Assistente de Componentes do Windows, marque o item Serviços de Fax e clique no botão Avançar. Siga as instruções e, ao final, clique no botão Concluir e feche a caixa de diálogo.

2) IMPRESSORA DE FAX
Depois do componente de fax, você deve instalar uma impressora de fax. Abra a pasta de impressoras pelo menu Iniciar/Impressoras e Aparelhos de Fax . No painel Tarefas de Impressora, você deve clicar no item Instale uma Impressora de Fax Local. Em alguns instantes, um novo ícone de impressora, chamado Fax, aparece no painel da direita. No local da opção de instalação, aparecerá o item Enviar Fax.

3) CONFIGURAÇÃO DO FAX
Depois de instalados, os recursos de fax podem ser configurados pela pasta Ferramentas de Sistema. Clique no menu Iniciar, selecione Todos os Programas, Acessórios, Comunicações e, finalmente, escolha Fax.

Você terá três opções: Enviar um Fax (para ativar o assistente de envio), Editor de Folha de Rosto (para configurar capas para o documento) e Console de Fax. Clicando na última opção, o console será aberto e, na primeira vez, o assistente de configuração será ativado automaticamente. Você deve preencher os campos solicitados. Informe seus dados na primeira etapa. Escolha o modem que será usado na segunda fase e informe se o atendimento será manual ou automático.

Na terceira etapa, informe a TSID, que é o número de telefone e nome que aparecem na linha de cabeçalho do fax. Pressione o botão Avançar. Em seguida, você pode especificar que os documentos recebidos devam ser imediatamente impressos. Como padrão, eles são armazenados na pasta de entrada. Informe também se eles serão recebidos automaticamente ou manualmente. Pressione Avançar e Concluir. Se desejar alterar esses dados posteriormente, basta ativar o Console de Fax, clicar no menu Ferramentas e Configurar Fax.

4) ARMAZENAMENTO DE DOCUMENTOS
Você pode enviar um documento que está armazenado em seu computador ou, no caso de um impresso, usar um scanner para fazer sua digitalização. Como regra geral, se você pode   imprimir um determinado tipo de arquivo, pode enviá-lo como um fax. Se você usa o Outlook Express ou Outlook, o fax faz uso do catálogo de contatos para obter números armazenados. Contudo, é possível digitar qualquer número de telefone/fax durante o processo de envio.

5) ENVIO DE DOCUMENTOS
Você pode usar a opção Enviar Fax da pasta de Impressoras, o Console de Fax ou um aplicativo para fazer a “impressão” do documento, ou seja, mandar o documento para o fax e não para uma impressora tradicional. Abra o arquivo em seu aplicativo e use o menu Arquivo/Imprimir para acionar a caixa de diálogo de impressão.

Nessa caixa de diálogo, selecione na lista de impressoras aquela responsável pelo fax. Pressione o botão OK para continuar e siga as instruções do Assistente de Fax. A segunda tela é a mais importante. Nela, você deve informar o nome do destinatário e o número do fax. Clicando no botão Avançar, a terceira etapa permite que você inclua uma folha de rosto, onde podem ser digitados o assunto e algum texto sobre o fax que está sendo enviado. Se preferir não enviar uma folha de rosto, desmarque o item Selecionar um Modelo de Folha de Rosto.

A próxima etapa possibilita que você faça o envio do documento de fax imediatamente ou agende o envio para um horário mais conveniente. Uma última etapa mostra os dados do destinatário e pede sua confirmação para o envio. Pressione Concluir para iniciar o processo de remessa. Em alguns instantes, a janela do monitor do fax é exibida, mostrando a evolução do envio. Se pressionar o botão Mais, essa janela é expandida para a exibição de mais detalhes referentes à chamada.

6) RECEPÇÃO DE PÁGINAS
Receber um fax é muito simples. Dependendo das opções que você fez durante a configuração, ela pode ser totalmente automática.  Nesse caso, após o segundo toque de telefone, o fax atende, recebe o documento e o encaminha para a impressora. Se a opção é pelo recebimento manual, um balão de aviso aparece na barra de tarefas, informando que o telefone está tocando e se o fax pode receber aquela ligação. Clique no ícone do balão para fazer o recebimento. O monitor do fax aparece indicando o progresso do recebimento.

Para visualizar ou imprimir um fax é preciso abrir o console pelo menu Iniciar ou clicar no ícone da barra de tarefas. A tela do Console de Fax lembra um pouco a do Outlook Express. Todos os faxes recebidos estão na caixa de entrada. Selecione-a para que, no painel da direita, sejam exibidos todos os documentos, inclusive com a hora de recepção.

Para ver um fax, dê um duplo clique sobre ele. A janela muda, mostrando uma miniatura no painel da esquerda e uma versão maior no da direita. Ali você pode aumentar o arquivo com o recurso de zoom, imprimi-lo ou até enviá-lo por e-mail. Nesse caso, uma imagem é enviada como anexo.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail