Home > Dicas

Sem problemas para imprimir

Aprenda a usar sua jato de tinta ao máximo, com as melhores impressões para fotos coloridas.

Dave Johnson

12/07/2005 às 9h58

Foto:

Em um mundo perfeito, imprimir fotos digitais e documentos coloridos seria uma tarefa muito fácil. Como tecnologia nem sempre significa perfeição, o ato de passar suas lembranças para o papel pode apresentar alguns problemas. Leia abaixo as melhores idéias para você tirar o máximo da sua impressora.

Bom papel e boa tinta
Não dá para esperar boas impressões se você resolveu cortar gastos com cartuchos. As impressoras mais modernas (incluindo modelos da Canon, Epson e HP) são projetadas para trabalhar melhor com tintas e cartuchos feitos pelos próprios fabricantes.

Cartuchos de marca são mais caros que cartuchos genéricos? Sim, sem dúvida. Mas falar isso não é um golpe para fazê-lo comprar cartuchos baratos. A experiência mostra que os resultados costumam ser bem inferiores ao usar um papel de qualidade com tintas baratas. Quer usar um cartucho barato? Então use apenas para imprimir rascunhos e textos, não para fotos.

Papéis normais para impressoras jato de tinta são bons para o dia-a-dia. Mas ao compatilhar fotos, colocar em um porta-retrato ou mantê-las em um álbum, use papéis do tipo glossy. Esse tipo de papel é formulado especialmente para absorver a tinta sem deixá-la se espalhar. Use o papel indicado pelo fabricante da impressora e você terá impressões que duram por muitos e muitos anos. Se estiver sobrando dinheiro, vá direto para o papel topo de linha da fabricante. Só não se esqueça de colocar a foto em um álbum ou entre vidros, protegida da luz solar.

Deixe a impressora ligada
Não é econômico, mas é uma boa idéia deixar a impressora ligada mesmo quando você não vai imprimir nada. Quando está ligada, a impressora mantém as cabeças de impressão limpas. Ligue e desligue muitas vezes e você pode estragar o sistema de impressão - e depois ter que limpar as cabeças, perdendo tinta no processo.

Alinhe e limpe as cabeças de impressão
Manter as cabeças de impressão limpas não é uma tarefa que todos se lembram sempre. O uso rotineiro da jato de tinta pode entupir os pequenos dutos por onde passa a tinta, levando ao gasto desnecessário de tinta. E se os dutos chegarem a impedir a passagem da tinta, o resultado não sai uniforme no papel.

Para resolver o problema, use os utilitários que vêm com a impressora de vez em quando - uma vez ao mês pelo menos ou toda vez que vai imprimir caso a impressora fique parada muito tempo. Leia os manuais da impressora para mais detalhes ou vá ao site do fabricante na seção de suporte técnico.

Se o pior acontecer e você não encontrar o manual, vá ao Painel de Controle do Windows e escolha Impressoras e Aparelhos de Fax. Clique com o botão direito do mouse no ícone da impressora e clique em Propriedades. Provavelmente os utilitários e opções de configuração do fabricante estão lá.

Faça o alinhamento da cabeça de impressão, verifique os problemas e veja se não existe nenhum entupimento. Se o problema persistir, use o programa de limpeza das cabeças de impressão. Esse processo pode precisar ser repetido diversas vezes até o resultado sair perfeito. Não se preocupe: a limpeza gasta pouca tinta.

Todos os pixels para a impressora
O arquivo da imagem com a foto a ser impressa também interfere na qualidade. O mínimo recomendável é 200 pixels por polegada (ppi) - o ideal é 300 ppi. Como medir isso? Veja os megapixels na sua câmera. 2 megapixels é o mínimo para ter uma imagem impressa com qualidade razoável. Uma imagem de 3 megapixels (com 1500 x 2100 pixels) dá uma boa impressão 10 x 15 ou 15 x 20 cm.

Deixe secar
Depois de imprimir, nada de pôr a mão - especialmente se for papel do tipo glossy. Leva tempo para a tinta secar (pelo menos uma hora). Os fabricantes de impressoras recomendam deixar a foto 24 horas secando antes de colocar no porta-retratos ou no álbum.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail