Home > Dicas

Um, dois, três… desligando o PC

O sistema operacional demora a encerrar? Veja como contornar o problema.

PC World/EUA

12/07/2005 às 11h22

Foto:

Você se lembra da época em que bastava mexer no interruptor para desligar um aparelho eletrônico? Pois desligar um computador é uma operação muito mais complicada. Às vezes, o sistema operacional leva um tempo extremamente longo para fechar e, com freqüência, não fecha de jeito nenhum.

As causas dessa demora ou teimosia são variadas e as soluções, também.  Primeiro, um conselho geral: bugs em drivers de hardware causam a maioria das falhas de desligamento. Então, antes de mais nada, visite os sites dos fornecedores de hardware e faça o download das atualizações.

Configuração padrão
Uma causa comum do encerramento desobediente do Windows 2000 e XP são os Serviços de Terminal. Se você nunca usa desktop remoto, troca rápida de usuário, assistência remota, servidor de terminal ou outros serviços do gênero, é melhor desativá-los. Clique em Iniciar e selecione a opção Executar. Digite services.msc /s e pressione Enter.

Encontre e dê um duplo clique na listagem Serviços de Terminal. Se você não tem esses serviços instalados, a causa da demora para desligar é outra. Mude o Tipo de Inicialização para Desativado ou Manual e clique em OK.

Se você usa o Windows 2000 ou XP, pode acelerar seus encerramentos certificando-se de que não esteja limpando sua memória virtual sempre que o Windows é encerrado. Esta não é a configuração padrão, mas sempre é bom verificar. Selecione Iniciar/Executar, digite gpedit.msc e pressione Enter. Navegue no painel esquerdo, como se estivesse no Windows Explorer, em Configuração do Computador\Configuração do Windows\Configuração de Segurança\Diretivas Locais \Opções de Segurança. No painel direito, role até a opção Limpar Arquivo de Paginação de Memória Virtual Quando o Sistema for Desligado e dê um duplo clique.

Selecione, em seguida, a opção Desativado e clique em OK (talvez você não tenha essa opção no seu sistema).

Encerrar? Nunca
Se o Windows não encerra de jeito nenhum, execute o assistente Solucionador de Problemas de Inicialização e Desligamento. A exceção é se você tem o Windows 2000, que não possui esse recurso.

Para ativar o assistente, selecione Iniciar/Ajuda (Ajuda e Suporte no XP). No Windows 98, clique em Pesquisar. Digite Solução de Problemas de Inicialização e Desligamento e pressione Enter. Caso o assistente não o ajude ou você tenha o Windows 2000 instalado, há outras sugestões.

Se você usa o Windows XP e não atualizou para o Service Pack 1, visite o endereço www.microsoft.com/windowsxp/pro/downloads/servicepacks/sp1/default.asp para baixar o update. Ele corrige um bug de encerramento.

Se o Windows encerra, mas o computador continua ligado com uma mensagem de que agora você pode desligar seu computador com segurança, há um problema no Gerenciamento Avançado de Energia. Mas o problema está no Windows ou na configuração do seu hardware? Verifique o Windows primeiro: clique com o botão direito na área de trabalho e selecione Propriedades. Clique na guia Proteção de Tela e depois na guia Energia (no 98 e no Me, é o botão Configurações sob Recursos de Economia de Energia do Monitor). Clique na guia APM 

Marque a caixa Ativar Suporte a Gerenciamento Avançado de Energia e clique no botão OK. Se não houver uma guia APM, o problema está na configuração do seu hardware. Para verificar a configuração do equipamento, reinicie o sistema e entre no programa de Setup do computador pressionando a tecla indicada no início do processo de iniciação.

Procure os menus para opções que permitirão ativar APM ou ACPI (outro padrão de economia de energia). Se você usa o Windows 2000 ou XP e seu computador reinicia quando deveria desligar, provavelmente é uma falha no sistema. Essas versões respondem a falhas no sistema reiniciando, fazendo parecer que o Windows não é capaz de distinguir entre Desligar e Reiniciar.

Para chegar à raiz do problema, clique com o botão direito em Meu Computador e escolha Propriedades. Selecione a guia Avançado. No Windows XP, clique em Configurações sob Inicialização e Recuperação, desmarque Reinicializar Auto-maticamente e clique em OK duas vezes. No Windows 2000, clique em Inicialização e Recuperação, desmarque Reinicializar Automaticamente e clique em OK duas vezes. Agora você poderá ver o que está fazendo o Windows fracassar na sua frente e talvez possa corrigir o problema ou, pelo menos, dar um jeitinho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail