Home > Dicas

Conheça a conexão certa para seu PC

Saiba qual é a tecnologia de transferência de dados mais adequada para conectar dispositivos externos ao seu computador

PC World - EUA

12/07/2005 às 12h46

Foto:

 Bluetooth, FireWire ou USB? Qual tecnologia eu preciso? Apesar de serem padrões diferentes, eles fazem a mesma coisa: conectam dispositivos ao seu PC. Cada um deles tem pontos positivos e negativos, bem como velhas e novas versões. Quando você escolher seu próximo mouse, teclado ou outro periférico, certifique-se de que tenham a conexão certa para seu sistema e suas necessidades.

Bluetooth em alta
Prepare-se para ver muito mais dispositivos Bluetooth nas lojas neste ano – e não só teclados, mouses e handhelds. Um estudo realizado pela empresa de pesquisa de mercado InStat/MDR descobriu que os usuários cobiçam fones de ouvido estéreo Bluetooth para seu desktop, notebook, MP3 player, PDA e celular, entre outros produtos de consumo.

Pense em Bluetooth como uma versão wireless e com baixa largura de banda de USB. Basta inserir um pequeno hub Bluetooth no seu PC para conectar sem fio até sete dispositivos. Mas Bluetooth não substitui o padrão Wi-Fi 802.11b ou 802.11g: ele move dados a apenas 1 Mbps, enquanto a tecnologia Wi-Fi é 50 vezes mais veloz. Além disso, você não pode usar Bluetooth para conexão à internet.

Wi-Fi e Bluetooth operam na mesma faixa de freqüência de 2,4 GHz. Os dois tipos de tecnologia são conhecidos por interferir no sinal uma da outra, retardando ambas. A mais nova versão de Bluetooth, a 1.2, procura resolver esse problema com o uso da Adaptive Frequency Hopping (AFH) para direcionar e redirecionar continuamente o sinal Bluetooth para porções desocupadas da faixa 2,4 GHz. Com a AFH do Bluetooth 1.2, os conflitos de sinal deverão ser reduzidos, mas não há garantia total disso. Se você já tem uma rede Wi-Fi instalada, tente se precaver, verificando a política de devolução de qualquer produto Bluetooth antes de comprá-lo. Caso queira usar um tecladoe um mouse wireless, mas também manter a  rede Wi-Fi existente, considere uma combinação de mouse/teclado que usa conexão de radiofreqüência (RF) de 27 MHz. Os produtos RF não têm o alcance de um dispositivo Bluetooth, mas existem há anos e são muito confiáveis. Além disso, são mais baratos do que suas contrapartidas Bluetooth. Entre as empresas que vendem teclado e mouse RF estão pesos pesados como Logitech e Microsoft.

FireWire versus USB 2.0
Se você precisa mover um grande volume de dados rapidamente, escolha um dispositivo que use uma conexão FireWire. Teoricamente, USB 2.0 vai até 480 Mbps, enquanto FireWire 400, também chamado de IEEE 1394 ou I.Link, chega a 400 Mbps. Mas, com unidades de disco rígido externas, conexões FireWire são perceptivelmente mais velozes do que links USB 2.0. Algumas unidades de disco rígido externas suportam ambos os padrões USB 2.0 e FireWire. Até pouco tempo atrás, só um punhado de PCs vinha com capacidade FireWire embutida – talvez você precise acrescentar um adaptador FireWire como o FireConnect 4300, da Adaptec (218 reais na www.imagemrio.com.br). As conexões FireWire estão cada vez mais disponíveis em novos PCs (desktops e notebooks), particularmente os modelos high-end.

Os primeiros dispositivos de consumo equipados com portas USB On-The-Go estão aparecendo nas prateleiras das lojas. O USB OTG permite que dispositivos como MP3 players, telefones celulares e computadores de mão se comuniquem quando não estão plugados em um PC. Esse padrão consome menos energia e tem conectores menores que o USB padrão, mas os adaptadores vão possibilitar que você ligue dispositivos equipados com USB OTG através de portas USB existentes no seu computador. Para economizar cada segundo de download, obtenha um disco rígido e um adaptador que suportem o novo padrão FireWire 800, também conhecido como IEEE 1394b. O FireWire 800 dobra a taxa de transferência de dados para 800 Mbps. Testes iniciais de PC WORLD com um único disco rígido FireWire 800 revelaram que a nova conexão é mais veloz do que a FireWire 400 e USB 2.0, embora nem se aproxime do dobro da velocidade de um drive FireWire 400. Poucos produtos FireWire 800 estão no mercado.

USB EM TODO LUGAR
Universal Serial Bus é a conexão de PC padrão, suportada por praticamente todos os computadores e utilizada por quase todos os periféricos. Veja o que considerar antes de comprar:

De quanta velocidade preciso?
USB transfere dados em baixa velocidade (1,5 Mbps) ou alta velocidade (teoricamente, até 480 Mbps). Se você cogita usar um drive USB externo ou outro dispositivo capacitado para ampla largura de banda, certifique-se de que seu computador suporte USB 2.0, mais rápido que o padrão 1.1.

Qual versão de USB meu PC suporta?
Se seu computador foi fabricado nos últimos três anos, provavelmente traz portas USB 2.0. Mas, se você não atualizou sua versão do sistema operacional Windows XP ou 2000, talvez não tenha os drivers USB 2.0 apropriados. Para descobrir qual versão de USB seu computador usa, clique com o botão direito do mouse em Meu Computador/Propriedades/Hardware/Gerenciador de Dispositivos (Windows XP e 2000) ou clique com o botão direito do mouse em Meu Computador, selecione Propriedades e, em seguida, a guia Gerenciador de Dispositivos (Windows 98 e Me). Role até Controladores USB e dê um duplo clique em um dos controladores listados e clique em Propriedades. Se você vir uma listagem para USB 2.0 ou Enhanced, você tem USB 2.0. Se não, atualize sua versão do Windows e acrescente drivers para o novo formato. Caso seu desktop não suporte essa tecnologia, acrescente uma placa adaptadora PCI USB 2.0. É possível encontrar modelos por aproximadamente 130 reais. Se seu sistema principal for um notebook, provavelmente você estará preso à interface USB até comprar uma máquina mais nova.

Meu PC tem energia suficiente?
Se você já possui vários dispositivos USB conectados ao computador, provavelmente descobriu os prazeres de um hub USB. Esses equipamentos expandem uma única porta USB alimentada (não um hub não alimentado como os encontrados em alguns teclados ou monitores) para quatro ou até oito portas USB distintas. Entretanto, seu hub USB talvez não forneça energia suficiente para todos os dispositivos conectados a ele. Impressoras, scanners e muitos outros dispositivos fornecem energia própria, mas alguns só são alimentados através da conexão USB. Se o hub não puder satisfazer a demanda cumulativa do dispositivo por energia, talvez pare de funcionar. Para evitar queda ou perda total de energia, use um hub com alimentação própria. Como o nome sugere, esse tipo de dispositivo extrai sua própria eletricidade da tomada. O hub USB alimentado por barramento oferece apenas um quinto da energia.

O QUE CADA TECNOLOGIA OFERECE

InterfaceTransferência máxima
de dados (Mbps)
 Melhor para
Bluetooth 1.1 ou 1.21Dispositivos wireless com baixa largura de banda, como mouse e teclado. Alcance máximo de cerca de 1 Km
USB 1.112Dispositivos entre baixa e média largura de banda, como mouse teclado e impressora pessoal
Wi-Fi (802.11b/802.11g)11/54Tarefas de rede wireless padrão
FireWire 400 (IEEE 1394)400Dispositivos com ampla largura de banda, como impressoras departamentais, unidade de disco rígido externa, download de vídeo digital
USB 2.0/OTG480Dispositivos com ampla largura de banda, como impressoras departamentais, unidades de disco rígido externas, download de vídeo digital
FireWire 800 (IEEE 1394b)800Vídeo digital e outros dispositivos que movam grandes volumes de dados para dentro e para fora de unidades de disco rígido internas e externas

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail