Home > Dicas

Gerencie melhor os arquivos de som e imagem

O Windows fornece ferramentas para identificar, classificar e gerenciar arquivos gigantes que podem sobrecarregar seu sistema.

PC World

12/07/2005 às 15h49

Foto:

Esteja você cuidando de um site, preparando uma apresentação de negócios, criando um boletim, ou apenas reunindo fotos para um álbum de família, as pesadas mídias de hoje podem rapidamente sobrecarregar seus sistema — e seu Windows fornece ferramentas para identificar, classificar e gerenciar arquivos gigantes.

Bote seu painel para trabalhar: O painel de tarefas, localizado à esquerda do Explorer no Windows XP, permite controlar melhor os arquivos de uma pasta. Se não conseguir ver esse painel na janela da pasta, a janela está muito pequena. Provavelmente, há uma barra do Explorer encobrindo o painel de tarefas ou este está desativado. Clique em Ferramentas, Opções de pasta e marque a opção Mostrar tarefas comuns em pastas.

Entretanto, as tarefas apresentadas podem não ser úteis para uma determinada pasta. Para modificar essa lista de tarefas, clique com o botão direito do mouse em uma área em branco da janela da pasta e selecione Personalizar esta pasta ou, na barra de menus, escolha Exibir, Personalizar esta pasta — esse comando não estará disponível no diretório raiz das unidades de disco rígido e para algumas pastas do sistema. Na guia Personalizar, sob “Que tipo de pasta você deseja?”, selecione o modelo que mais se aproxima do conteúdo da sua pasta, como Álbum de fotos para uma pasta contendo alguns arquivos de imagem (veja figura ao lado). Clique em Aplicar e, se o painel de tarefas apresentar as opções que você deseja, finalize o processo clicando em OK.

O modelo poderá alterar o modo de visualização da pasta (de Miniaturas para Ícones ou Detalhes, por exemplo). Para mudar isso para a pasta atual, escolha uma outra opção no menu Exibir ou no ícone Exibir da barra de ferramentas. Observe que o modo de visualização Filmstrip aparecerá no menu somente se a pasta tiver uma ou mais imagens.

Habilitar miniaturas: Todas as versões do Windows, desde o 98, são capazes de mostrar tipos de arquivos gráficos (.bmp, .gif, .jpg e, nas versões mais recentes do Windows, .tif) como miniaturas. Escolha Exibir, Miniaturas na barra de menus de uma pasta ou clique com o botão direito do mouse. No Windows 98, você não verá essa opção no menu, mas basta pressionar a tecla <Backspace> para mover para um nível acima, clicar com o botão direito na pasta que contém as imagens que deseja ver as miniaturas e escolher Propriedades. Na guia Geral da caixa de diálogo Propriedades, marque Ativar exibição de miniaturas e clique em OK .Na próxima vez que você abrir essa pasta, verá a opção Miniaturas em seu menu Exibir.

Personalize o tamanho das miniaturas:
O utilitário gratuito Tweak UI da Microsoft (parte da coletânea PowerToys) permite alterar o tamanho e a qualidade das miniaturas. Se você ainda não tem essa ferramenta, acesse www.microsoft.com/win dowsxp/pro/downloads/powertoys.asp para fazer o download da versão em inglês para o XP. Clique duas vezes no arquivo para download para iniciar o instalador. Não é necessário instalar todas as PowerToys, mas use a opção de instalação personalizada para instalar somente Tweak UI. Siga as instruções do assistente de instalação até finalizar o processo. Em seguida, escolha Iniciar, Todos os programas, PowerToys for Windows XP, Tweak UI for Windows XP. No painel à esquerda, clique duas vezes em Explorer (ou clique no sinal de + ao lado dele) e clique em Thumbnails. Use os controles para ajustar o tamanho e a qualidade das imagens em miniatura conforme sua preferência. Para economizar espaço em disco, use a configuração com a menor qualidade de imagem que considerar aceitável.

Coloque mais miniaturas na sua pasta: Há uma outra forma de colocar mais algumas miniaturas no painel direito do Explorer no Windows XP. Primeiro certifique-se de que a barra Pastas esteja visível. Escolha Exibir, Barra do Explorer, Pastas. Agora clique em qualquer pasta no painel Pastas que não seja aquela onde estejam as miniaturas. Ainda no painel Pastas, pressione <Shift> e clique na pasta com as miniaturas para reabri-la. Isso removerá os nomes dos arquivos abaixo de cada miniatura, dando a você espaço para mais imagens na janela à direita (veja ao lado). Os nomes voltarão quando você abrir outras pastas, pressionar <Shift> e clicar novamente.

Veja antecipadamente vários arquivos: O Windows Me permite que você veja vários arquivos de imagem como uma apresentação de slides ou ouça arquivos de áudio em seqüência. O Windows XP consegue executar arquivos de som, imagem e vídeo diretamente a partir das janelas das pastas. Primeiro, verifique se a pasta com seus arquivos multimídia está visível no painel de tarefas, não a estrutura hierárquica, à esquerda. Clique no link apropriado na parte superior da lista no painel de tarefas — Executar todos os arquivos de som ou de vídeo nas pastas com imagens. O som e vídeo são executados no seu media player padrão. As imagens aparecem em uma apresentação de slides em tela cheia. Movimente o mouse para exibir os controles flutuantes que avançam, voltam ou interrompem a apresentação.
 
Os controles localizados no canto superior direito da tela dão uma pausa, pulam e às vezes controlam a execução. A execução também pode ser controlada pelo teclado: Pressione <Tab> para alternar para a barra de ferramentas da apresentação de slides, <Enter> para avançar os slides e as teclas de seta para direita e esquerda para ver o próximo slide ou o slide anterior. Pressione a barra de espaço para alternar entre deixar os slides avançarem normalmente ou para que você controle o avanço e a pausa (pausa também mostrará novamente a barra de ferramentas, pressione <Tab> outra vez para ocultá-la.)

Observe que se você usar o recurso “Executar tudo” com vídeo e áudio, o Windows executará não somente os arquivos contidos na pasta atual, mas qualquer outro arquivo de vídeo ou de áudio armazenado nas subpastas (a não ser que a subpasta esteja compactada). Se você não quiser que isso aconteça, selecione os arquivos desejados e clique em Executar seleção. Se tiver instalado o RealPlayer One ou qualquer outro media player em seu sistema, é possível que seus arquivos de áudio sejam executados nesses programa e não dentro da pasta.

Veja antecipadamente vários tipos de arquivos de som e imagem em seqüência: O Windows Media Player 9 permite que você examine arquivos de som e imagem armazenados na mesma pasta. Acesse www.microsoft.com/windows/windowsmedia/9series/player.aspx   para fazer download da versão em inglês do programa. Para uma simples verificação, em seqüência, dos seus arquivos de som e imagem, a versão 7.1 do Windows Me¬dia Player servirá. Vá até lá para obter essa versão.

Inicie o Windows Media Player clicando no botão de Iniciação rápida na barra de ferramentas, clicando duas vezes em um arquivo de som ou vídeo ou escolhendo Iniciar, Programas, (todos os programas no Windows XP), Acessórios, Entretenimento, Windows Media Player. Clique no botão Executar à esquerda para ver uma lista dos arquivos que está executando. Selecione os que quiser ver antecipadamente e arraste-os para a janela do Media Player. Aguarde até que o Media Player percorra a lista ou clique em Próximo ou Anterior para fazer o trabalho manualmente.

BASTA DIZER NÃO PARA TODOS

Sempre que você move ou copia arquivos de uma pasta para outra, o Windows verifica a pasta de destino para detectar se há arquivos com o mesmo nome dos que estão sendo copiados. Caso ele encontre um nome duplicado, ele pergunta se você deseja sobrescrever o arquivo na pasta de destino. Quando há mais de um arquivo selecionado, suas opções são “Sim” (sobrescrever apenas este arquivo), “Sim para todos” (sobrescrever todos os arquivos com o mesmo nome), “Não” (não sobrescrever este arquivo) e “Cancelar” (interromper to¬do o processo agora).

Se você clicar em Sim ou Não, verá essa mesma mensagem a cada arquivo com nome duplicado que o Windows encontrar. Se estiver apenas dando continuidade a um download interrompido de um servidor, poderá clicar em Sim para todos para que tudo seja sobrescrito e você economize tempo. Mas isso deixará o processo mais lento, pois o Windows sobrescreve os arquivos descarregados anteriormente. Por que então não dizer “Não para todos”?

Um usuário que nos escreveu tem a solução. Ele simplesmente pressiona a tecla <Shift> e clica em Não. Dessa forma, o Windows irá mover ou copiar todos os arquivos, exceto os com nome duplicado, para a pasta de destino. Observe que se você mover ou copiar pastas, bem como arquivos, ainda assim receberá uma mensagem referente às pastas e uma outra sobre os arquivos quando forem encontrados nomes duplicados.

Mais do Explorer com o FolderBox

Em muitos casos, mover ou copiar arquivos de uma pasta para outra envolve abrir várias janelas do Explorer e então ajustar seus tamanhos e posições para que possa arrastar e soltar os arquivos mais facilmente. Em vez de tentar descobrir um programinha que lhe permita colocar em uma única janela vários painéis de pastas, experimente o gratuito FolderBox da Bax¬Bex Software. A simples extensão do Explorer acrescenta mais um painel de pasta ao Explorer. Basta instalar o programa e escolher View, Explorer Bar, FolderBox. O programa funciona com todas as versões do Windows e suporta a maior parte dos modos de exibição (exceto Miniaturas). O FolderBox irá lembrá-lo da disposição da janela-painel das pastas da próxima vez que você abrir o Explorer. Ele funciona até mesmo com janelas do Internet Explorer. Acesse www.baxbex.com/products.html para fazer download da sua cópia.

Leia Também

Tweak UI

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail