Home > Dicas

Vai confirmar o e-mail ou não vai?

Saiba como configurar seu programa de e-mail para agir como você quer sempre que um remetente solicitar a notificação de recebimento de mensagem

Maria Isabel Moreira

12/07/2005 às 11h57

Foto:

Saiba como configurar seu programa de e-mail para agir como você quer sempre que um remetente solicitar a notificação de recebimento de mensagem

Várias pessoas mandam um e-mail e querem ter certeza de que o destinatário leu seu conteúdo e quando deu o duplo clique na mensagem para abri-la. Tem destinatário que não se importa com o envio desse recibo. Outros, no entanto, não gostam nada do controle ou, simplesmente, não querem ter o trabalho de parar a verificação da correspondência por alguns breves segundos para ler a caixa de mensagem do Outlook e decidir sobre enviar ou recusar o envio da notificação. 

Quer você esteja num grupo ou no outro, é bom saber onde o Outlook e o Outlook Express definem esse procedimento. No Outlook, vá ao menu Ferramentas e clique em Opções. Na guia Preferências, clique no botão Opções de E-mail e, na janela seguinte, no botão Opções de Controle. Na parte inferior dessa janela estão as três opções de posicionamento possíveis em relação às confirmações de leitura. Clique no primeiro item (Sempre Enviar Resposta) para encaminhar automaticamente a confirmação de leitura para os remetentes que a tenham solicitado. A segunda opção (Nunca Enviar Resposta) é indicada para quem não quer notificar nenhum remetente do recebimento. Na terceira opção (Perguntar Antes de Enviar) o Outlook faz uma consulta a cada notificação solicitada. Fica a seu critério enviar ou não o aviso de recebimento.

No Outlook Express, os recursos de controle ficam no menu Ferramentas\Opções\Confirmações. Sob a área Retornando Confirmações de Leitura você encontrará as opções Nunca Enviar Confirmação de Leitura, Avisar a Cada Solicitação de Confirmação de Leitura ou Sempre Enviar Confirmação de Leitura. Na terceira opção, você pode ainda definir que a confirmação não deve ser enviada nos casos em que seu nome faça parte apenas de uma lista de endereçamento. Para isso, é só marcar o item logo abaixo da terceira opção.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail