Home > Dicas

Câmera digital sem mistérios

ISO? Megapixel? Zoom digital? Descubra os principais termos usados pelos fabricantes para escolher sua câmera digital sem maiores problemas.

Dave Johnson

12/07/2005 às 15h17

Foto:

Quantas vezes vamos a lojas e deixamos de comprar algo porque não sabemos direito como o equipamento funciona? O risco de descobrir que não funciona do jeito que pensamos não vale a pena. As câmeras digitais se encaixam perfeitamente nesse exemplo. Tantos termos técnicos confundem o comprador, que pode fazer uma escolha errada se for mal assessorado. Aqui vão os cinco principais termos relacionados a câmeras digitais que você precisa saber na hora de comprar uma máquina nova.

Megapixel

Megapixel é o jargão principal das câmeras digitais. É o critério mais importante para a decisão. Como na compra de um monitor LCD, o número de pixels (pontos) define o tamanho final da imagem. Quanto mais pontos, maior a imagem.

O número de megapixels indica quantos milhões de pontos a câmera grava por disparo. Essa capacidade determina qual o tamanho máximo de impressão daquela foto com boa qualidade. Para fotos 10 x 15 centímetros, o mínimo recomendável é 2 megapixels. Para ampliações 20 x 25 centímetros, uma câmera de 3 megapixels garante uma impressão razoável. Atualmente, a maioria das câmeras vai de 2 a 8 megapixels, e o recomendável é evitar as resoluções mais baixas se você não quer limitar suas possibilidades.

ISO

ISO se refere à sigla em inglês International Standards Organization (Organização Internacional de Padrões), que define, entre outras funções, alguns padrões para fotografia. ISO, em uma câmera, se refere à sensibilidade da câmera à luz.

As definições ISO em câmeras digitais correspondem aos filmes convencionais em 35 mm: um número baixo, como ISO 100, é "lento", ou relativamente, menos sensível à luz (bom para fotos ao ar livre, em dias ensolarados, por exemplo). Um número mais alto, como ISO 400, é mais sensível. Cada vez que o valor ISO é dobrado, diminui-se pela metade a necessidade de luz para uma fotografia - e vice-versa.

Diferente de câmeras de filme, onde é preciso definir na câmera qual o ISO em uso, nas câmeras digitais isso pode ocorrer a qualquer momento. Para garantir boa flexibilidade em fotos com muita ou pouca liz, uma câmera com definições entre ISO 100 e 400 garantem bons resultados. Um ISO baixo garante fotos mais nítidas com menos ruído digital. Se você pretende fotografar em condições de pouca luz, é bom procurar por uma câmera com maior flexibilidade de ISO.

Disparo lento
Essa é uma característica que os fabricantes não falam: o tempo entre o ato de apertar o disparador da câmera e a foto ser realmente capturada. Para isso, duas dicas: procurar por testes da câmera na mídia especializada, como em PC World Online, ou testar o equipamento na própria loja.

Todas as câmeras digitais sofrem de algum tipo de atraso entre o disparo e a captura. As mais baratas (e antigas) têm um atraso considerável de um ou mais segundos. Embora poucas câmeras tenham disparo realmente instantâneo, os melhores modelos são quase imediatos.

Distância focal
Distância focal é a medida de quanto a lente de uma câmera pode ampliar uma cena.  Termos como grande angular e teleobjetiva descrevem o tamanho relativo da distância focal. Uma distância focal curta, como 20 mm ou 35 mm, garante um grande ângulo de visão na hora de clicar. Fotos com teleobjetivas, como 100mm ou 200mm, trazem o assunto da foto para perto, encolhendo o campo de visão. Para comparação, o olho humano tem uma distância focal de cerca de 50 mm.

E como isso se aplica na hora de comprar uma câmera digital? Simples: por razões técnicas, é muito mais fácil para os fabricantes de câmeras colocar lentes teleobjetivas do que grande angulares. Mas fotos do dia-a-dia - como festinhas de aniversário, grupos de pessoas e até paisagens - se beneficiam muito mais de uma grande angular do que de um zoom muito poderoso.

Zoom digital
Se você quer tirar fotos com qualidade, ignore o valor do zoom digital. Por quê? O zoom óptico usa as lentes da câmera para aproximar e afastar o objeto de uma cena. O zoom digital simplesmente amplia de modo eletrônico os pontos no meio da foto e joga fora os pixels nas bordas. Isso funciona do mesmo modo que cortar uma foto em um software de edição. O zoom digital pode ser desabilitado nas definições da câmera digital.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail