Home > Dicas

Novo fôlego ao velho micro

Transforme seu computador antigo em um servidor de rede, arquivos ou acesso à internet.

PC World/EUA

12/07/2005 às 12h49

Foto:

Você acaba de desembolsar dinheiro para comprar um computador novinho em folha, com tudo o que tem direito. O processador é mais rápido que a velocidade da luz, a quantidade de RAM é respeitável e a unidade de disco rígido tem espaço de armazenamento que parece infinita. Mas, o que fazer com seu velho computador? Jogar fora, doar para uma instituição de caridade ou simplesmente deixar num canto acumulando poeira? Que tal nenhuma das respostas anteriores? Aquele velho computador pode tornar-se útil, principalmente se você tem uma rede em casa ou em um pequeno escritório.

Muitas tarefas de computação comuns não requerem uma máquina de ponta. Praticamente qualquer computador antigo pode atuar como um servidor de arquivo, um servidor de impressão ou um ponto de compartilhamento para uma conexão à internet. Um sistema baseado em Pentium de 133 MHz com 32MB ou 64MB de RAM tem muito poder de processamento para tarefas de rede básicas. E o Windows 98 SE e Windows Me possuem capacidade de compartilhamento embutida. Basta ativá-la.

Para alguns projetos, você precisará de mais potência – um processador mais veloz, mais memória e talvez um upgrade de hardware. Mas a moral da história é que a reutilização de seu velho micro pode acrescentar funcionalidade à sua experiência de computação. Além disso, você vai se sentir bem melhor por manter produtos de difícil reciclagem longe do aterro de lixo.

COM A MÃO NA MASSA

Para preparar seu computador para o novo papel é necessário seguir várias etapas:
1. Instale uma placa de rede. Se seu antigo computador não tem adaptador de rede, será preciso instalar um. A menos que você planeje usá-lo como um sistema autônomo. Adaptadores de rede são fáceis de encontrar e baratos. Há modelos de até 25 reais disponíveis no Brasil.
Para instalar a placa, desligue o computador, retire a tomada da parede e remova a tampa. Use uma pulseira antiestática enquanto trabalha para evitar danos. Encontre um slot PCI livre, retire a tampa, insira cuidadosamente a placa de rede no slot e prenda-a com um parafuso. Quando reiniciar o micro, o Windows deverá detectar a placa. Siga as instruções do fabricante para instalar o driver.

2. Remova programas desnecessários. Se o micro vai ser simplesmente conectado a uma rede, sem rodar aplicativos, vá até Iniciar, Configurações, Painel de Controle e dê um duplo clique em Adicionar ou Remover Programas (No XP, Iniciar, Painel de Controle, Adicionar ou Remover Programas). Desinstale todos os programas que não vai usar. Em seguida, use o Windows Explorer para verificar arquivos de dados desnecessários no diretório Arquivos de Programas.

3. Limpe a unidade. A maioria dos discos contém grandes quantidades de cache de navegador e arquivos temporários. Para eliminá-los, dê um duplo clique em Meu Computador, clique com o botão direito do mouse sobre o icone [C:], selecione a opção Propriedades e clique no botão Limpar Disco. Na janela seguinte você terá a lista dos tipos de arquivos que podem ser apagados e o espaço ganho com essa operação. Clique em cada um dos itens para saber mais sobre eles e selecionar o que deseja apagar. Feita essa seleção, clique em OK. O Windows vai solicitar uma confirmação para eliminar os arquivos. Repita a operação se o computador tem mais de um disco rígido.

Siga as instruções acima para voltar à página Limpar Disco, selecione a guia Mais Opções e clique no botão Limpar na área Componentes do Windows. Os componentes marcado na lista que aparece a seguir estão instalados e podem ser excluídos. Quem não vai usar os recursos multimídia, por exemplo, pode eliminar os componentes dessa categoria. Para desinstalá-los, desmarque-os e, em seguida, clique em OK. Os componentes apagados podem ser reinstalados posteriormente.

INTERNET COMPARTILHADA

O compartilhamento de acesso à internet é cada vez mais comum em residências e pequenos escritórios. Sim, você pode comprar um roteador que sirva de ponto de conexão central para acesso compartilhado à internet via dial-up ou banda larga, mas seu velho PC é uma alternativa de baixo custo perfeita para essa tarefa.

Se você usa conexão dial-up, terá de instalar um modem. Se a conexão é em banda larga, será preciso instalar uma placa de rede (veja o passo 3 sobre a preparação do micro). Será necessário ainda uma segunda placa de rede para o modem DSL ou a cabo, a menos que você tenha um modem banda larga USB.

Configure o Compartilhamento de Conexão de Internet. No 98 ou Me, abra Adicionar ou Remover Programas no Painel de Controle e selecione a guia Instalação do Windows. Dê um duplo clique em Ferramentas para a Internet (98) ou Comunicações (Me). Marque Internet Connection Sharing, clique em OK e execute o Assistente de Compartilhamento de Conexão à Internet ou Assistente de Rede Doméstica. No 2000 ou XP, clique com o botão direito em Meus Locais de Rede, escolha Propriedades, clique com o botão direito na conexão de modem em banda larga e selecione Propriedades. No 2000, clique na guia Compartilhamento e marque Ative o Compartilhamento de Conexão à Internet para este Computador. No XP, clique na guia Avançado e selecione a opção correspondente.

Processador: Pentium 266 ou acima
RAM: 64 MB ou acima
Unidade de disco rígido: 5 GB ou acima
Sistema operacional: Windows 98 SE ou acima
Placa de rede é necessária? Sim
Outros itens necessários: modem, segunda placa de rede ou porta USB

UMA IMPRESSORA
PARA VÁRIOS USUÁRIOS

Economize nos periféricos. Em vez de comprar uma impressora para cada computador, use seu velho micro como um servidor de impressão e coloque a impressora em um local de fácil acesso para todos os usuários da rede. Lembre-se de que é possível combinar compartilhamento de arquivo e impressão no mesmo equipamento.

Siga as instruções do fabricante para conectar a impressora ao micro e instalar os drivers.

Para habilitar o compartilhamento de impressoras, siga as instruções da etapa 1 do projeto 3. No 98 e Me, marque Desejo que Outros Tenham Acesso à(s) Minha(s) Impressora(s) na caixa de diálogo Compartilhamento de Arquivos e de Impressoras. Reinicie o sistema.

Para compartilhar a impressora, no Windows 98, Me ou 2000, selecione Iniciar, Configurações, Impressoras. No XP, selecione Iniciar, Impressoras e Aparelhos de Fax. Clique com o botão direito do mouse no ícone da impressora que será compartilhada e escolha Compartilhamento. Siga as instruções. Você pode definir a necessidade de senha para acesso à impressora.

Processador: Pentium 133 ou acima
RAM: 32 MB ou acima
Unidade de disco rígido: 1 GB ou superior
Sistema operacional: Windows 98 ou acima
Placa de rede é necessária? Sim
Outros itens necessários: impressora

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail