Velocidade de gravação

Veja se há vantagem em comprar um gravador de CD externo com alta velocidade de gravação para uso em um notebook com entrada USB 1.1.

https://pcworld.com.br/idgnoticia2005-07-124245360455/
Clique para copiar

Existem no mercado vários gravadores de velocidades diferentes para conexões diferentes. Mas sempre me sugerem, porém, gravar um CD na menor velocidade possível, devido a problemas que podem ocorrer. Há grandes vantagens em comprar um gravador com alta velocidade de gravação? Meu notebook tem entrada USB 1.1, o que limita a velocidade de gravação. Tenho dúvidas sobre comprar um gravador externo. O que vocês sugerem?
Lincoln Nakajima
lnakajima@yahoo.com.br

A primeira restrição é o tipo de interface que pode ser usada. Em PCs desktop, a melhor opção é usar unidades IDE, devido ao baixo custo. Em notebooks não é possível instalar novos dispositivos IDE. Normalmente tem que se usar as portas USB disponíveis. No caso de a porta ser USB 1.1, a taxa de transferência máxima teórica é de 12 Mbps, suficientes para fazer gravações em até 8x, mas dependendo da velocidade do disco rígido e do próprio processador, a velocidade poderá ser menor. Provavelmente você precisará se contentar com 6x ou 4x. Se não existisse essa restrição e fosse usado um modelo IDE, poderia ser usada uma velocidade de gravação elevada (existem modelos que gravam CD-R em altas velocidades, como 24x e 32x). O uso de altas velocidades requer mídias de melhor qualidade e certificadas para a velocidade desejada. As mídias de boa qualidade têm na sua embalagem a indicação da velocidade compatível. As mídias de baixa qualidade, muitas vezes "sem nome", não são confiáveis para altas velocidades. Recomendamos que use a maior velocidade permitida quando estiver gravando CDs para uso próprio, e que grave em baixa velocidade quando forem dados importantes para ser enviados a um cliente, por exemplo. Existem casos de incompatibilidades entre CD-R e drives de CD-ROM antigos, e a baixa velocidade de gravação reduz bastante o problema.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site