Home > Dicas

Manhas sobre arquivos

Mesmo quem conhece bem o Windows apanha de vez em quando com seu sistema de arquivos. Um desses 15 truques pode ajudar na solução do problema

PC World - EUA

12/07/2005 às 12h00

Foto:

Mesmo quem conhece bem o Windows apanha de vez em quando com seu sistema de arquivos. Um desses 15 truques pode ajudar na solução do problema.

1 – TODOS – Traga de volta a árvore – Você abre uma pasta, mas não há árvore de diretório à esquerda. O que fazer? Basta clicar no ícone Pastas na Barra de Ferramentas Padrão (2000, Me e XP) ou selecionar a opção Exibir/Barra do Explorer/Pastas (em qualquer versão).

2 – TODOS – Personalize Detalhes, parte 1
Para mudar a ordem de Nome, Tamanho, Tipo,Modificado e outras colunas na visão Detalhes padrão (clique em Exibir/Detalhes), basta parar seu cursor sobre um cabeçalho de coluna e arrastá-lo para a direita ou para a esquerda.

3 – 2000, ME e XP – Personalize Detalhes,parte 2 – Por que aceitar a definição de colunas padrão do modo de exibição Detalhes? Clique com o botão direito do mouse em qualquer cabeçalho e escolha um item sem marca de seleção para acrescentar esta informação ou desmarque para removê-la. Escolha a opção Mais...  (ou Exibir/Escolher Colunas, ou Exibir/Escolher Detalhes no menu principal) para fazer estas mudanças por uma caixa de diálogo.

4 – TODOS – Veja o quadro geral – Sempre que precisar ver o que mais há em uma pasta ou uma janela do Explorer ou do navegador Internet Explorer, basta pressionar a tecla F11 para ver a janela no modo tela inteira. Depois, pressione F11 novamente para reverter para a visão normal. Dica extra: quem usa o Windows 2000, Me ou XP pode acrescentar um botão para alternar rapidamente entre os dois modos. Clique com o botão direito do mouse na Barra de Ferramentas Padrão e escolha Personalizar.  Em seguida, selecione a opção Tela Inteira na lista Botões Disponíveis, clique no botão Adicionar e, em seguida, no botão Fechar.

5 – TODOS – Oculte automaticamente a árvore de pastas – No modo tela inteira, você pode fazer a árvore de pastas – ou qualquer opção definida por meio do menu Exibir/Barra do Explorer – desaparecer para obter uma visão ainda mais ampla e reaparecer quando você mover o mouse para a borda esquerda da janela. Clique no botão Ocultar  Automaticamente (é o botão representado pelo ícone da tachinha) no alto do painel esquerdo para soltar a Barra do Explorer corrente e mova seu cursor para o painel direito.

6 – TODOS – Arquivos ocultos à vista – Por padrão, o Windows oculta muitos arquivos de sistema, mas esse comportamento pode dificultar a correção de problemas. Para ver todos os arquivos, escolha Ferramentas/Opções de Pasta/Modo de Exibição em qualquer janela do Explorer ou janela de pasta. Na lista Configurações Avançadas, selecione Mostrar Pastas e Arquivos Ocultos (Mostrar Todos os Arquivos no Windows 98). Em versões diferentes do 98, desmarque Ocultar Arquivos Protegidos do Sistema Operacional (Recomendado). Clique nos botões Sim e OK.

7 – 2000, ME e XP – Amplie sua visão de pastas – Se suas pastas têm uma margem à esquerda com links para recursos ou tarefas que você nunca usa, dê mais espaço na tela para seus arquivos e suas pastas escolhendo Ferramentas/ Opções de Pasta e selecionando a opção Usar Pastas Clássicas do Windows.  Clique, em seguida, nos botões Aplicar e OK. Isso removerá a Barra do Explorer e seus atalhos para tarefas comuns.

8 – XP – Acrescente mais miniaturas (thumbnails) – Você pode acomodar mais ícones no painel direito da visão Miniaturas do Explorer (Exibir/Miniaturas) ocultando o nome listado sob cada um. Clique em uma pasta diferente no painel de árvore para mudar a visão e depois mantenha a tecla Shift pressionada enquanto você clica na pasta com miniaturas para exibi-la sem os nomes.

9 – TODOS – Obtenha uma nova visão de disco – Em dúvida sobre quão cheio está seu disco ou como limpá-lo? Clique em Meu Computador na área de trabalho e, em seguida, clique com o botão direito do mouse no ícone de qualquer unidade de disco e selecione a opção Propriedades. Você verá uma representação do uso do disco na forma de um gráfico de pizza, um botão que ativa o utilitário Limpeza de Disco e uma guia Ferramentas que apresenta outros utilitários de manutenção.

10 – XP – Comprima seu disco, parte 1 – Se seu disco é formatado com NTFS, você pode compactar seus arquivos e suas pastas para preservar espaço. Selecione os arquivos ou as pastas que deseja compactar, clique com o botão direito na seleção e escolha Propriedades. Na guia Geral, clique em Avançados. Marque Compactar o Conteúdo Para Economizar Espaço em Disco e clique em OK. Talvez você seja solicitado a especificar quais arquivos e pastas quer incluir.

12 – XP – Comprima o disco, parte 2 – Para compactar uma partição de disco rígido NTFS inteira, clique com o botão direito do mouse no ícone do disco no Explorer e escolha Propriedades. Marque Compactar Disco Para Economizar Espaço e clique em OK ou Aplicar.  No prompt de confirmação, selecione a opção para compactar todas as subpastas e os arquivos (não apenas aqueles em raiz) e clique em OK.

13 – ME e XP – Comprima o disco, parte 3 – Você pode compactar seus arquivos automaticamente movendo-os para uma pasta compactada. Para criar uma, clique com o botão direito em qualquer janela de pasta ou na área de trabalho e escolha Novo/Pasta Compactada (no Me) ou Novo/Pasta Compactada (Zipada) (no XP). Se você não vir este comando, certifique-se de que instalou o recurso (veja dica 45).

14 – XP – Execução automática – Quando você coloca um CD na unidade, o Windows oferece algumas opções de ação. Você pode responder uma vez para cada tipo de conteúdo (música, digamos), mas, se quiser, desativar Execução Automática, clique com o botão direito na unidade de CD no Explorer e escolha Propriedades. Sob Execução Automática, selecione um tipo de conteúdo na lista no alto e selecione suas configurações preferidas embaixo. Para desativar Execução Automática para um tipo específico, clique em Selecione uma Ação a Ser Executada/Nenhuma Ação e clique em OK.

15 – 2000 e XP – Pegue uma letra – Se quer reatribuir as letras dos volumes de disco, entre no sistema como um administrador, escolha Iniciar, selecione Executar, digite diskmgmt.msc e pressione a tecla Enter. Clique com o botão direito do mouse em um disco na parte de baixo da janela e escolha a opção Alterar Letra de Unidade e Caminho. Clique depois em Editar ou Mudar, selecione uma letra sem uso da lista drop-down, clique no botão OK, siga quaisquer prompts e clique em OK de novo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail