Home > Dicas

Acabe com mensagens de erro ao ligar o PC

Seu computador ia bem até que um dia começou a exibir mensagens de erro ao iniciar o Windows? Saiba como resolver o problema.

PC World (EUA)

12/07/2005 às 9h31

Foto:

Seu computador ia bem até que um dia começou a exibir mensagens de erro ao ser iniciado? Depois desse início ele volta a trabalhar sem problemas? Bem, alguma coisa mudou em sua máquina, para melhor ou para pior, mas essa mudança não se completou. A razão mais provável é que você talvez tenha removido um programa que o Windows continua tentando carregar.

Em primeiro lugar, pegue lápis e papel a reinicie o computador. Anote o texto completo da mensagem de erro – o caminho correto e os nomes dos  arquivos são particularmente importantes. Além disso, certifique-se de que tenha usado a grafia correta.

Uma vez de volta ao Windows, selecione Iniciar/Pesquisar (no XP), Iniciar/Pesquisar/Arquivos ou Pastas (no 2000 e no Me) ou Iniciar/Localizar/Arquivos ou Pastas (98). Digite o texto da mensagem de erro no campo Nome ou Nome do Arquivo (o nome do campo varia de acordo com a versão do Windows), selecione sua unidade de disco no menu Examinar e clique no botão Pesquisar ou Localizar Agora. Se o arquivo aparece na janela de resultados, tome nota do caminho.

Esteja ou não o arquivo em seu disco rígido, você deve pesquisar esse programa misterioso. Se digitar o nome do arquivo no Google ou no seu mecanismo de busca na web preferido é quase certo que vai encontrar informações sobre o programa associado a ele. Caso não encontre nada, é bem provável que o nome do arquivo tenha sido gerado aleatoriamente (especialmente se for mais parecido com uma seqüência de letras sem sentido do que com um nome ou palavra).

Se este for o caso, quase certamente o arquivo incômodo está relacionado a um vírus ou praga similar. Mas não se contente muito com a descoberta de que ele é parte de um intruso. Mesmo que o arquivo não esteja mais lá ou que você já o tenha apagado, uma cópia pode muito bem estar oculta em seu disco rígido sob outro nome aleatoriamente gerado. Certifique-se de que seu antivírus ou anti-spyware estejam atualizados e use ambos para varrer a unidade de disco.

Não importa se o arquivo é malicioso ou não, é melhor não carregá-lo. Afinal de contas, seu computador trabalha bem sem ele e você quer cessar a mensagem de erro. Para fazer isso, selecione Iniciar/Executar, digite “msconfig”, sem as aspas, e pressione Enter. Clique na guia Iniciar (o Windows 2000 não tem o Utilitário de Configuração do Sistema e, neste caso, você terá de usar o freeware Start Control Panel, de Mike Lin. Se você encontrar um registro para o arquivo que está produzindo o erro, apague-o.

Se nada aparecer, tente limpar o Registro. Ferramentas para limpeza de Registro como o RegRepair, da Easy Desk Sofware (grátis para avaliação, 29,95 dólares para uso, disponível em www.easydesksoftware.com), fazem o trabalho com um único clique. Opcionalmente, você pode usar o próprio Editor de Registro do Windows para reparar a falha. Comece fazendo um backup do Registro (clique aqui  para saber como proceder para fazer a cópia de segurança do Registro).

Feito isso, selecione Iniciar/Executar, digite “regedit”, sem as aspas, e pressione Enter. No Editor de Registro, pressione F3, coloque o nome do arquivo no campo Localizar e pressione Enter. Se você encontrar uma entrada para o arquivo no Registro, delete-a, a menos que o caminho descrito na entrada aponte para a mesma pasta do arquivo que você encontrou durante a busca anterior no Windows. Neste caso, deixe o Registro como está.

Se você está usando o Windows 2000, digite regedit para abrir o Editor de Registro. Para abrir a busca, selecione Exibir/Localizar. Você terá de fazer buscas separadas em cada uma das cinco janelas.

O que fazer se o programa problemático é um que você deseja continuar a carregar automaticamente? O melhor é seguir as instruções acima para tirar o programa do Registro e então tentar reinstalá-lo. Essa opção é mais simples e mais confiável do que tentar reparar o arquivo existente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail