Home > Dicas

Que mensageiro é esse?

Se o Windows resolve mandar mensagens misteriosas, mudar as cores de pastas do sistema e o Service Pack 2 travou seu sistema, siga nossos passos para tirar suas dúvidas.

PC World

12/07/2005 às 11h13

Foto:

Que mensageiro é esse?
Tenho um computador com Windows XP Professional que tem sido invadido por uma janela cinza intitulada "Serviço Mensageiro". A única opção é clicar em OK. Fecho a caixa, mas ela sempre retorna com outra janela até que eu desligue a máquina. O que é isso? Vírus? Spyware?

Parece ser um programa de ataque ao computador, mas não é. O mensageiro faz parte do Windows XP e do  2000. É um recurso para ser
usado por administradores de sistema para emitir avisos. Você pode desabilitar o mensageiro seguindo estes passos, que valem para ambas as versões do sistema operacional. Primeiramente, clique no botão Iniciar, selecione Configurações e Painel de Controle (Iniciar/Painel de Controle no XP).

Em seguida, dê um duplo clique sobre Ferramentas Administrativas e, depois, sobre Serviços. Busque e clique em Mensageiro com o botão direito do mouse e selecione Propriedades. Clique no botão Parar e, na área Tipo de Inicialização, escolha a opção Desativado ou Manual e clique em Aplicar.

Sistema colorido
Ao abrir o Windows Explorer, notei que todas as pastas do sistema mudaram de cor. Geralmente, as pastas são amarelas, mas no meu computador ficaram azuis. Como posso restaurar o padrão?

Como você não especificou a versão do Windows que utiliza, aqui vão algumas recomendações mais gerais. Primeiramente, verifique se não foi instalado algum tema do Windows, que altera a aparência geral do desktop e das pastas. Tente restaurar a configuração padrão clicando em uma região livre da área de trabalho com o botão direito do mouse. Escolha a opção Propriedades e, em seguida, a guia Temas.

Verifique se o tema Windows XP esteja selecionado. O programa Twek Manager 2.1 (www.winguides.com/tweak), em sua versão completa, permite alterar a cor de pastas e muitos outros recursos do Windows, assim como o software Rainbow Folders (www.bykeyword.com/downloads/software-6/download-6946.html).

Sem acesso à web
Instalei o Windows XP Service Pack 2. Cumpridas todas as etapas necessárias, descobri que não conseguia acessar mais nenhum site. O modem funcionava a contento, mas constantemente aparecia a mensagem “Servidor não localizado.” Restaurei o sistema, mas continuei sem acesso aos sites. O que devo fazer?

O foco do Service Pack 2 é a questão da segurança, principalmente com a integração de um utilitário firewall. Se antes do Service Pack 2 o acesso aos sites funcionava normalmente, é provável que seja uma configuração do firewall que esteja bloqueando o acesso. Para obter mais informações sobre o SP2, visite o site www.microsoft.com/brasil/windowsxp/sp2 ou ligue para o suporte da Microsoft no telefone 0800-8884081.

Registro sem trauma
Existe algum programa de limpeza do Registro que impeça o usuário de apagar itens? Já usei um programa e acabei apagando uma entrada que me obrigou a reinstalar o sistema operacional. Também gostaria de saber se há algum software que selecione arquivos duplicados e que diga qual dos dois arquivos pode ser apagado. Realmente, não sei identificar qual deles deve permanecer.

Limpar o Registro não é tarefa que o isenta de fazer algumas escolhas. O programa RegCleaner trabalha de forma automática e pode ser obtido em www.majorgeeks.com/download460.html. Ele atua de forma limitada, eliminando problemas mais óbvios.

O WinOptimizer Platinum Suite (www.majorgeeks.com/download88.html) é um canivete suíço: limpa os drives, o Registro do Windows e os rastros deixados pela navegação na internet. Com relação aos arquivos duplicados, os programas necessitam da sua intervenção, pois dois arquivos com o mesmo nome podem possuir conteúdos diferentes.

Office e Windows
Comprei um computador com Windows XP Home Edition, mas não veio com o Office XP. Gostaria de saber se o Office 2000 funciona normalmente no XP. É necessário algum macete para instalá-lo ou é só seguir as informações do CD do Office 2000?

Também tenho um computador muito antigo com Windows 95 e chip Pentium, no qual gostaria de instalar o Windows 98 ou 2000, pois sei que o computador não agüenta o XP. Qual é o melhor?

O Office 2000 é compatível com o Windows XP. Você deve fazer a instalação seguindo as recomendações do assistente de instalação. Antes de iniciar o processo, tenha em mãos o número de série ou a chave do produto que deverá ser informado em uma das etapas da instalação.

Você também terá de ativar o programa através da internet ou do número de telefone fornecido durante a solicitação da ativação. Enquanto não for ativado, qualquer programa do pacote usado exibirá uma caixa de diálogo solicitando a ativação. Após utilizá-lo 50 vezes, o software deixará de funcionar se não for ativado.

Caso você tente fazer a ativação pela internet e receba uma mensagem de que o programa excedeu o número de instalações permitidas, ligue para a Microsoft solicitando uma liberação extra, pois muitas vezes você é obrigado a reinstalar o sistema operacional ou o próprio Office devido a várias causas alheias a sua vontade e acaba esgotando o número de instalações permitidas. 

Quanto ao computador antigo, o Windows 2000 é, sem dúvida, melhor que o Windows 98, numa comparação direta de sua robustez e estabilidade. Contudo, é um sistema operacional mais pesado e exige mais máquina para ser executado do que o Windows 98. A Microsoft recomenda Pentium de 133 MHz com pelo menos 64 MB de memória para a versão Professional e 128 MB para a versão Server. Já o disco rígido deve ter pelo menos 2 GB. Se seu computador possui um hardware compatível, opte pelo Windows 2000

Faxina nos temporários
Posso apagar os arquivos da pasta Window/Temp?

Os arquivos da pasta mencionada são criados para uso temporário por algum programa instalado em seu computador ou pelo próprio sistema operacional. Você pode apagá-los sem grandes problemas, mas não deveria se preocupar muito com o conteúdo da pasta Temp a não ser que esteja com absoluta falta de espaço em disco.

Quando for efetuar a limpeza da pasta, tome apenas o cuidado de fechar todos os programas em uso porque alguns deles podem estar usando a pasta e bloqueando o acesso a algum arquivo. Procure utiliza o recurso de limpeza de disco, que se encontra na pasta Ferramentas de Sistemas, para liberar outros tipos de arquivos localizados em outras pastas.

Por que não executou?
Toda vez que coloco um CD com recurso de autorun, ele não abre automaticamente. Por que isso acontece?

Se você estiver utilizando o Windows XP, tente o seguinte: clique no botão Iniciar e selecione Executar. Digite gpedit.msc e pressione o botão OK. Selecione Configuração do Computador, Modelos Administrativos e Sistema. Dê um duplo clique sobre Desativar AutoExecutar. Selecione a opção para ativar o recurso caso ela não esteja marcada. Caso esteja utilizando o Windows 98, você pode ativar ou desativar esse recurso seguindo os próximos passos: clique no menu Iniciar, Configurações, Painel de Controle e Sistema.

Clique na guia Gerenciador de Dispositivos e dê um duplo clique em CDROM. Selecione a Guia Configurações e desative ou ative a opção Inserir Notificação Automaticamente.

DOS no Windows XP
Gostaria de saber como posso usar um jogo desenvolvido para o DOS no Windows XP. Tenho o Windows XP Professional e gostaria de rodar um arquivo do MS-DOS, porém, quando tento abrir esse arquivo, uma mensagem me informa que ele não pode ser aberto.

O Windows XP e o 2000 não possuem um modo DOS nativo pois, ao contrário das versões anteriores do Windows, ambos não têm por base o MS-DOS. É possível executar alguns jogos e outros programas criados para o DOS no Windows XP, mas nem todos funcionam. As dicas a seguir devem valer como um guia geral na busca da melhor maneira de rodar programas antigos. Há vários modos de atingir esse objetivo:

1. Quem tem uma máquina antiga, com Windows 98 ou inferior, deve mantê-la para servir de plataforma para games antigos.

2. Antes de instalar o XP numa máquina que possua o 98 ou inferior, uma saída é optar por uma instalação com dual boot, que permitirá carregar um ou outro sistema operacional. Dessa forma, o Windows antigo pode ser carregado quando a saudade dos jogos velhos bater.

3. Não tem mais o 98? Então instale um emulador de DOS. Alguns programas criam esse ambiente dentro de uma janela Windows e permitem a execução de programas. O desempenho varia muito em cada programa.

Há opções como o DOSBox, que pode ser conseguido no site
dosbox.sourceforge.net/news.php?show_news=1. Depois de instalado, é preciso executar o arquivo. Uma janela do DOS é exibida. Será necessário mapear a pasta onde está o programa que será executado com o comando Mount e a especificação de uma letra para o drive virtual e o endereço da pasta do programa DOS.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail