Home > Dicas

Deixe seu computador à prova de bala

Firewall é uma ferramenta absolutamente necessária na defesa do seu computador, assim como um bom antivírus. Aprenda a configurar o firewall para proteger seu sistema.

PC World/EUA

12/07/2005 às 14h50

Foto:

Firewall é uma ferramenta absolutamente necessária no arsenal defensivo do usuário de computador, junto com um utilitário antivírus. Firewalls são programas (às vezes dispositivos de hardware) projetados para proteger seu sistema das legiões de hackers, crackers e outros malfeitores que vasculham a internet à cata de PCs desprotegidos. Uma vez dentro, estes invasores podem obter informações privadas ou assumir o controle do computador para usos nefastos.

O problema é particularmente grave se você tem uma conexão a cabo ou ADSL em tempo integral: ambos os tipos de conexão utilizam uma gama limitada e bem conhecida de endereços de internet que podem ser bisbilhotados continuamente (durante um período de 24 horas, registramos 463 tentativas de invasão em PC conectado a um cable modem). Mas usuários da web via discagem também não estão imunes.

O Windows XP tem um software de firewall embutido básico (veja Passo 1), mas, para proteção mais robusta, você deve optar por um pacote comercial. Empresas como Sygate e Zone Labs oferecem versões gratuitas e pagas (a última tem recursos extras). Outros fabricantes, como McAfee e Symantec, só oferecem versões pagas.

Apesar de os firewalls diferirem entre si, eles compartilham recursos-chave. Preparamos uma lista dos passos e das configurações comuns necessários para colocar seu PC em estado de alerta. Os exemplos aqui são do Norton Personal Firewall, da Symantec, e do ZoneAlarm Pro, da Zone Labs. Os passos exatos para outros pacotes vão variar, portanto, leia o manual e a ajuda online do software cuidadosamente.

1 - Ative o firewall embutido (somente usuários do Windows XP).
O XP Home e o XP Professional vêm com uma implementação enxuta chamada Internet Connection Firewall. Mas, em vez dela, recomendamos usar um pacote de terceiros, o que significa que você deve desativar o Internet Connection Firewall do XP.
Selecione Iniciar, clique com o botão direito do mouse em Meus locais de rede e escolha Propriedades. Clique com o botão direito na conexão que você deseja proteger (LAN ou High-Speed Internet para conexão em banda larga; Dial-Up para conexão de modem padrão) e escolha Propriedades. Clique na guia Avançado, desmarque a caixa de seleção “Internet Connection Firewall” e clique em OK para desativar o firewall embutido.

2 - Instale e ative seu firewall.
Siga as instruções do fabricante. Confirme que o firewall está ativado e inicia automaticamente quando você liga o PC. A maioria coloca um indicador de status ou um ícone na bandeja do sistema, no canto direito inferior da tela.

3 - Ative a atualização automática.
Novas variedades de ataques à internet surgem regularmente; é crucial que você configure o firewall para verificar updates automaticamente de modo a estar protegido instantaneamente.

4 - Configure o nível de segurança.
Os firewalls têm múltiplos níveis de proteção; sugerimos que você use o mais alto para ter paz de espírito, embora isso possa demandar alguns ajustes para que aplicações de compartilhamento de arquivos ou jogos online para múltiplos jogadores rodem apropriadamente.

5 - Habilite o controle de programas.
Seu firewall precisa saber quais programas estão autorizados a acessar a internet. Embora você possa estabelecer permissões manualmente, é mais fácil usar os modos “automático” ou “learning”. Quando um programa não reconhecido  acessar a internet pela primeira vez, você será perguntado se confia nele.

6 - Estabeleça uma zona de segurança.
Você vai querer segurança máxima para sua conexão com a internet, mas talvez maior liberdade em sua rede local. Para isso, configure uma zona de segurança com um nível de segurança mais baixo para PCs na sua rede doméstica ou do escritório.

7 - Escolha o nível de alerta.
Todos os firewalls vão alertá-lo quando ocorrerem tentativas de invasão ou mesmo sondagens de porta rotineiras, mas talvez você não queira ver alertas para eventos inócuos. Escolha o nível de gravidade de invasão sobre o qual deve ser informado.

8 - Configure recursos especiais.
A maioria dos firewalls oferece funções extras como proteção contra vírus de e-mail, controle de cookies ou bloqueio de anúncios. Se você quiser usá-las, certifique-se de que estejam ativadas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail