Home > Dicas

Windows de bom tamanho

A Lente de Aumento do Windows é uma ferramenta valiosa em apresentações, demonstrações, aulas e treinamentos

PC World - EUA

12/07/2005 às 11h47

Foto:

Se você acredita que as ferramentas e configurações de Acessibilidade do Windows destinam-se apenas a deficientes, está perdendo verdadeiras jóias. Lente de Aumento, por exemplo, faz exatamente o que seu nome sugere – amplia áreas da tela do computador como se estivéssemos usando uma lupa. É um recurso valioso para instruções em sala de aula, demonstrações de produtos e praticamente qualquer tipo de apresentação. Lente de Aumento também é útil para engenheiros de software, projetistas de interface e qualquer pessoa que precise apresentar detalhes de um trabalho. 

No Windows 9x, talvez seja necessário instalar esse utilitário tendo por base o CD do Windows: insira o disco na unidade de CD, clique em Iniciar/ Configurações/Painel de Controle e dê duplo clique em Adicionar/Remover Programas. Clique na guia Instalação e confirme que Opções de Acessibilidade esteja selecionado na lista Componentes.  Depois, clique em Detalhes, marque Ferramentas de Acessibilidade e clique OK duas vezes. 

Para iniciar Lente de Aumento, escolha Iniciar/ Programas (Todos os Programas no XP)/ Acessórios/Acessibilidade/Lente de Aumento. Se for inconveniente, basta arrastar o atalho para menu diferente. Ou escolha Iniciar/Executar, digite magnify e clique em OK. Na maioria das versões do Windows, Lente de Aumento inicia a exibição de uma caixa de mensagem explicativa.  Se desejar, marque a opção Não Exibir Esta Mensagem Novamente. Clique em OK para iniciar o utilitário. A janela Lente de Aumento aparece no alto da tela, ampliando o que está sob o cursor do mouse. Se você não gostar do tamanho, posicione-o na borda da janela e arraste para torná-la maior ou menor. Reposicione a lente de aumento, colocando o cursor dentro da janela e arrastando-o para qualquer borda da tela. 

A caixa de diálogo Lente de Aumento permite você defina o nível de ampliação, decida se lente de aumento deve sempre mostrar o que sob o ponteiro do mouse, determinar se deve seguir cursores de texto à medida que você digita edita e assim por diante. Experimente usar os padrões primeiro. Eles são especialmente úteis se você quiser mostrar a outras pessoas, em uma sala grande, qual trabalho você está fazendo com o mouse ou qual texto você está digitando. Por outro lado, se sua meta é ampliar uma parte da aumenta o nível de zoom. Se pressioná-seta para baixo, vai diminui-lo.

Uma dica final: se você usar uma versão Windows que não seja XP e precisar capturar tela que inclua o ponteiro do mouse, você usar a Lente de Aumento em vez de comprar ferramenta de captura de tela. Primeiro, janela Lente de Aumento e outras que capturar. Na caixa Configurações da Lente ajuste o nível de Ampliação para 1. Posicione ponteiro onde você precisa e pressione Print ou a versão desta tecla no seu teclado) para copiar a tela inteira na Área de Transferência.  Iniciar/Programas/ Acessórios/Paint para aplicativo de edição de imagens bitmap Windows e pressione as teclas Ctrl e V para imagem na janela de imagem. Clique em for solicitado a ampliar a área de bitmap e, em qualquer ferramenta à esquerda para completar a colagem. Escolha a ferramenta de retangular e arraste para cortar a tela capturada até a área que você quer na imagem final.  concluir, escolha Editar/Copiar para colocar resultado em um arquivo separado. Determine local, digite o nome e clique em Salvar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail