Home > Dicas

Coloque a web na área de trabalho

Saiba como incluir páginas e serviços da internet na porta de entrada do seu computador em apenas alguns minutos.

PC World (EUA)

12/07/2005 às 15h09

Foto:

Repleta de ícones ou enfeitada com um belo papel de parede, a área de trabalho do Windows pode ser uma ferramenta útil para quem quer estar sempre atualizado. Que tal fazê-la mostrar as informações como a previsão do tempo para o sábado ou a situação nas estradas? Em apenas alguns minutos, você pode acrescentar estes e outros itens igualmente úteis à porta de entrada de seu computador. Depois que eles estiverem lá, o Windows faz todo o trabalho, atualizando as informações automaticamente com a periodicidade que você escolher.

A Microsoft oferece alguns recursos web especialmente projetados para a área de trabalho do Windows, mas nada impede que você acrescente qualquer página ou imagem da internet, atualizado regularmente com informações úteis. Para começar, selecione seus sites favoritos de notícias, clima, trânsito, esportes, finanças e outros que são renovados freqüentemente.

Acrescentar um site à Área de Trabalho é simples. Basta ir à página da web, clicar na URL na barra de endereços do navegador Internet Explorer para destacá-la, pressionar as teclas Ctrl e C ou clicar com o botão direito no endereço e escolha Copiar. Para acrescentar uma imagem, clique nela com o botão direito do mouse, escolha Propriedades e selecione o texto à direita de Endereço: (URL). Pressione as teclas Ctrl e C para copiar o endereço para a área de transferência. O endereço ou a URL que você copiar tem de referir-se a algum arquivo real, como terminado em HTML, GIF ou JPG.

Depois que você copiou a URL para transferência, clique com o botão direito na Área de Trabalho e escolha Propriedades. Nas versões do Windows 9x, 2000 e Me, clique na guia Web. Para acessar esta guia diretamente, clique com o botão direito na Área de Trabalho e escolha Active Desktop/Personalizar Minha Área de Trabalho.

Se a opção não estiver marcada, clique em Exibir o Active Desktop Como Página da Web (Windows 9x) ou Exibir Conteúdo da Web no Active Desktop (Windows 2000 e Me). No Windows XP, selecione a guia Área de Trabalho, clique no botão Personalizar a Área de Trabalho e clique na guia Web. Em todas as versões do Windows, clique no botão Novo.

Se você quiser visitar a galeria do Active Desktop da Microsoft, clique em Sim quando for solicitado no Windows 9x ou clique em Visitar Galeria em outras versões do sistema operacional. Caso queira um item da galeria, clique em Add to Active Desktop e siga os comandos. Posteriormente, o sistema operacional poderá solicitar a instalação ou a configuração de algum software.

Para acrescentar um link ou imagem da web, clique no campo Local da caixa de diálogo Novo Item do Active Desktop (no Windows XP, Novo Item da Área de Trabalho). Pressione Ctrl e V (ou clique com o botão direito do mouse dentro do campo e escolha Colar) e clique em OK. Na caixa de diálogo Adicionar Item ao Active Desktop, selecione Personalizar para ativar o Assistente de Favorito Off-line.
Será definido um horário para atualização  automática. Clique na opção Avançar. Quando perguntado como sincronizar, selecione a  forma desejada para manter as informações atualizadas. Se utilizar uma conexão dial-up e quiser atualizar itens manualmente, selecione o item Apenas Quando Eu Escolher ‘Sincronizar’ no Menu ‘Ferramentas’.

Caso queira que os itens atualizem automaticamente, selecione Desejo Criar Um Novo Agendamento e clique em Avançar. Especifique a freqüência e o horário da atualização. Vamos ajustar as opções para atualizar várias vezes por dia na página seguinte. Se você estiver acrescentando à Área de Trabalho outros itens que vão atualizar no mesmo horário, digite um nome para seu cronograma personalizável. Em uma conexão dial-up, se quiser sincronizar para acessar a web automaticamente em uma hora especificada, marque a caixa apropriada. Clique em Avançar.

Quando o site precisa de uma senha, selecione a opção Sim, Meu Nome de Usuário e Minha Senha São e insira a informação para que não seja necessário colocá-la manualmente para cada atualização. Ou clique em Não e, depois, em Concluir. Por fim, pressione o botão OK na caixa de diálogo Adicionar Item ao Active Desktop. O Windows sincroniza o item escolhido e depois o acrescenta à lista de itens do Active Desktop na guia Web.

Informações sobre o trânsito e outros itens que precisam de atualizações freqüentes têm de ser agendados mais a fundo. Selecione o item na lista da guia Web e clique em Propriedades. Escolha a guia Agendamento e certifique- se de que a opção Usando os Seguintes Agendamentos esteja destacada. Selecione o item que você vai agendar e clique no botão Editar. Escolha a guia Agenda e, depois, clique na opção Avançado.

Marque o item Repetir a Tarefa e especifique o intervalo de atualização desejado. Use as opções sob Até para parar a atualização no fim do dia ou quando você sair e desligar seu computador. Clique em OK. Os controles sob a guia Configurações permitem que você atualize somente quando estiver longe do seu computador (opções Tempo Ocioso) ou cesse as atualizações quando seu sistema estiver funcionando com bateria. Faça sua escolha, clique em OK até fechar as caixas de diálogo e volte para a Área de Trabalho.

Agora que você criou um cronograma de atualização, pode pular estas etapas quando acrescentar futuros itens à Área de Trabalho, desde que não se incomode que sejam atualizados ao mesmo tempo. Quando solicitado a sincronizar um item usando o Assistente de Favorito Off-line, escolha Utilizar Agendamento Existente, selecione o agendamento que você designou anteriormente e siga os campos remanescentes apontados pelo assistente.

Para reposicionar ou redimensionar um item da Área de Trabalho, clique nele (mas não em um link de internet) para fazer uma borda aparecer. Mova o ponteiro para o alto da imagem para ver uma espécie de barra de título que você arrasta para reposicionar seu item. Arraste qualquer borda para redimensioná-la. Como regra geral, os gráficos terão um visual melhor se você não redimensioná-los. Páginas de internet têm barras de rolagem para que você possa posicionar a informação que quer ver dentro do item da Área de Trabalho. Coloque os itens onde achar melhor e facilitar sua leitura.

Se você não encontrar uma borda ou barra superior contornando seu item, a opção de redimensionamento talvez esteja bloqueada: clique com o botão direito na Área de Trabalho, escolha Active Desktop (Windows 2000 e Me) ou Organizar Ícones (XP) e desmarque Bloquear Itens na Área de Trabalho ou Bloquear Itens da Web na Área de Trabalho, dependendo da sua versão.

Quando os itens estiverem posicionados do seu gosto, marque novamente o comando para congelá-los no lugar. Observação: nenhum desses comandos aparece no menu de Active Desktop, a menos que Exibir Conteúdo da Web no Active Desktop esteja marcado. No XP, volte à guia Web da caixa de diálogo Itens da Área de Trabalho e marque Bloquear Itens da Área de Trabalho para manter os itens onde estão. Para atualizar itens manualmente, clique com o botão direito do mouse na Área de Trabalho e escolha Active Desktop/Atualizar Agora (Windows 9x) ou Active Desktop/Sincronizar (Windows 2000 e Me). Marque as caixas dos itens a serem atualizados e clique em Sincronizar.

Pronto! Agora, pressione as teclas Windows e D ou Windows e M para minimizar todas as outras janelas e ver os itens da Área de Trabalho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail