Home > Dicas

Mantenha distância!

Há informações sigilosas em seu computador que você não quer que outros vejam? Siga esses truques para impedir o acesso indevido aos dados confidenciais que estão no seu micro, em casa ou no escritório.

PC World - EUA

12/07/2005 às 12h05

Foto:

Você vai almoçar e deixa seu computador do escritório conectado na rede? Compartilha o micro de casa com outras pessoas? Então pode ser uma boa idéia proteger o acesso à máquina ou a determinados arquivos e programas.  O Windows possui o recurso de senha para logon que não é dos mais eficientes, principalmente no Windows 98 e no Me (no 2000 e XP melhora um pouco, mas também não é perfeito). Veja essas dicas de segurança que podem manter os curiosos longe de seu micro.  Algumas incluem alterações no setup ou no sistema operacional. Como qualquer alteração inadequada nessas áreas pode ser danosa, é bom estar convencido da necessidade da mudança e fazer backup dos dados importantes. 

WINDOWS 98 – Este truque com certeza vai assustar intrusos que tentarem efetuar logon no seu computador com Windows 98 – a menos que eles tenham lido este artigo. Selecione Iniciar, Desligar, Reiniciar o Computador em Modo MS-DOS e clique em OK. No prompt C:\WINDOWS, digite ren win.com xyz.com e dê Enter. Em seguida, digite xyz para entrar no Windows. De agora em diante, quando alguém ligar seu computador, em vez do Windows, obterá uma mensagem de erro e um prompt C:>\. Você saberá que pode carregar o Windows ao digitar xyz e teclar Enter, mas outros que tentem logar pensarão que danificaram alguma coisa no micro. Para reverter este arranjo e voltar ao boot normal, basta ir ao modo MS-DOS, digitar ren xyz.com win.com, pressionar Enter e, em seguida teclar win.com. 

WINDOWS 2000 E XP – Você não pode pressionar Esc para driblar o prompt de senha nestas versões do Windows, mas qualquer usuário configurado anteriormente é capaz de logar como convidado. Embora os convidados não tenham acesso aos seus dados, talvez você prefira desativar a conta Convidado só por segurança. No Windows 2000, selecione Iniciar, Configurações, Painel de Controle, Usuários e Senhas. Clique na guia Avançado e depois no botão Avançado. No painel esquerdo, clique em Usuários. No painel direito, dê um duplo clique em Convidado. Marque Conta Desativada e clique em OK. No Windows XP, selecione Iniciar, Painel de Controle, Contas de Usuário, Convidado e Desativar Conta de Convidado. Outro usuário do sistema (com nome e senha de logon próprios) pode ver seus arquivos de dados?  Pode, se tiver uma conta de Administrador, mas quem tem uma conta mais limitada não pode.  Se houver duas contas de administrador no sistema, cada uma pode ver os arquivos da outra.  Se você tem o XP, pode deixar outros administradores longe dos seus arquivos. Os outros administradores até podem ignorar este bloqueio, mas é complicado e você vai descobrir.  Para proteger todos os seus arquivos de dados e configurações, por exemplo, clique com o botão direito na sua pasta dentro de Documents and Settings (como C:\Documents and Settings\ Seu Nome), selecione Compartilhamento e Segurança, Tornar Esta Pasta Particular e clique em OK. Observação: essa opção só é possível em discos formatados no padrão NTFS.

PARA TODAS AS VERSÕES – Você pode configurar seu protetor de tela com senha em qualquer versão do Windows para impedir o acesso de outras pessoas ao seu computador quando você o deixa ligado e está longe da sua mesa. Clique com o botão direito na Área de Trabalho e selecione Propriedades, Proteção de Tela.  Escolha um protetor de tela (se não houver um ativo) e marque o item Protegido por Senha (no XP, Ao Reiniciar, Exibir Tela de Boas-vindas ou Ao Reiniciar, Proteger com Senha). No Windows 98 e Me, clique no botão Alterar para selecionar uma senha; no Windows 2000 e XP, use sua senha de logon. Faça qualquer outra escolha que desejar e clique no botão OK.

Para proteção máxima de seus arquivos confidenciais, use software de criptografia de terceiros.  Sim, o Windows 2000 e o XP têm criptografia de arquivo embutida, mas os programas de terceiros são mais versáteis. Um dos melhores programas de criptografia de arquivo é o Safe, da Steganos, disponível  por 24,95 dólares. Ele trabalha com codificação de 128 bits. Também vale usar senha de boot para proteger o sistema antes mesmo de o Windows carregar. Para isso, abra o programa de setup de seu computador pressionando a tecla designada para essa função assim que a máquina é ligada (antes de o Windows carregar). Normalmente, ela é Delete, F1 ou F2. Já na tela de Setup, procure por User Password, Security Settings ou uma opção similar. Selecione e escolha uma senha. Alguns modelos de micro permitem adicionar uma senha que impede o acesso ao Setup. Consulte o manual da placa-mãe para saber se o sistema possui esse recurso.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail