Home > Dicas

Manhas para identificar cartuchos falsificados

Dicas para não comprar tinta adulterada para impressoras e que podem causar sérios danos ao equipamento.

PC World EUA

12/07/2005 às 15h09

Foto:

Quer comprar um cartucho de tinta de marca por um preço barato? A menos que você queira se arriscar a produzir impressões de baixa qualidade e que podem causar sérios danos à sua impressora – problemas que assolam as pessoas que, inadvertidamente, compraram cartuchos falsos para economizar alguns trocados. Distinguir o falso do genuíno nem sempre é fácil, mas eis algumas dicas e indicadores que devem soar como uma sinal de alerta na hora da compra.

O primeiro passo para reduzir as chances de adquirir um cartucho de tinta falsificado é comprar de uma revenda autorizada pelo fabricante da impressora. Você pode consultar o site do fabricante para obter uma lista completa das autorizadas. Depois, verifique quanto custam os cartuchos antes de comprar e desconfie ao ver preços excepcionalmente baixos, embora existam produtos falsificados com o mesmo preço dos originais.

Outro item que deve ser observado é se há alguma anormalidade na embalagem. A qualidade da embalagem de cartuchos de tinta falsos varia do amador ao muito parecido com o original. A maioria das vítimas com as quais conversamos não conseguiu ver a diferença, mas você deve procurar anormalidades como etiquetas mal impressas e embalagem velha ou arrebentando.

Mas não é só. O cartuchos falsificados para jato de tinta e toner, em geral, secam muito mais rápido porque seus tanques não estão cheios totalmente. Observe o número médio de impressões que você obtém com seus cartuchos de tinta e suspeite daqueles que secam rápido demais.

A tinta colorida é mais difícil de falsificar do que a preta, mas não é motivo para relaxar na vigilância. Muitas das vítimas de cartucho de tinta falsificada que entrevistamos limpavam as cabeças de impressão continuamente em um esforço inútil para fazer com que as cores ficassem bem impressas. Compare a ótima qualidade de impressões feitas com cartuchos anteriores e observe as diferenças de cor.

Por fim, é preciso ter em mente que cartuchos falsos podem vazar, respingar ou estourar dentro das impressoras a jato de tinta, fazendo uma sujeira que pode levar horas para limpar - além de levar ao fim da garantia do fabricante da impressora. Ao substituir um cartucho com o qual você obteve bons resultados, faça uma comparação lado a lado com o novo e procure inconsistências, particularmente em costuras plásticas moldadas ou em chips controladores, se houver (cartuchos com eletrônica integrada não são tão sujeitos à falsificação quanto os não eletrônicos, mais antigos.)

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail