Home > Dicas

Dez mandamentos para segurança

Siga as dicas de PC World para evitar problemas de segurança no desktop, no celular e na rede sem fios.

Daniel dos Santos

12/07/2005 às 11h00

Foto:

1 - Evite usar PCs em cibercafés e outros locais públicos para atividades que envolvam dados confidenciais, como senhas ou número de cartão de crédito.

2 - Ao definir senhas, procure criar códigos que tenham no mínimo sete caracteres e combinem, além de letras e números, símbolos como +, - e *, por exemplo. E não use a mesma senha para tudo.

3 - Acrescente à lista de ferramentas de segurança um anti-spyware além do antivírus e do firewal. Mas nenhum desses utilitários terá valor sem atualização constante. Isso também vale para o sistema operacional e outros aplicativos. Se possível, habilite updates automáticos.

4 - Muito cuidado com as páginas visitadas. Procure endereços de empresas respeitadas. Sites criados por hackers podem conter arquivos nocivos que entram em ação apenas com a sua visualização. Outra fonte de ameaça é o download, um dos principais responsáveis pela disseminação de programas espiões.

5 - Os smartphones e handhelds começam a ser alvo de ataques. Portanto, atenção com eles. A Trend Micro oferece programas de proteção gratuitos para esses equipamentos em seu site. Para quem usa equipamentos Bluetooth, desabilite esse recurso quando não estiver em uso.

6 - Ao se conectar a uma rede wireless, seja com handheld, notebook ou desktop, utilize o modo ad-hoc apenas quando for necessário e desabilite-o após o uso. Sempre que possível, use o WEP e inclua criptografia nas aplicações. Habilite a rede sem fios apenas quando for utilizá-la. Além disso, adote programas de proteção.

7 - Na montagem da rede sem fio doméstica, não se esqueça de alterar a senha padrão dos dispositivos, modificar o SSID (Server Set ID) e desabilitar a opção de broadcast do SSID. Trocar as chaves WEP da configuração padrão do equipamento também é importante. Desligue a rede quando não estiver em uso.

8 - Quem usa banda larga deve, se possível, alterar a senha do modem. Também é recomendável desabilitar no computador o compartilhamento de discos e impressora.

9 - Faça cópias de segurança de suas informações mais valiosas com freqüência. Como nem sempre os cuidados e os programas de proteção são suficientes, só mesmo o backup pode salvar seus dados de um ataque de vírus.

10 - Informe-se sempre. Mais detalhes sobre proteção de sistemas podem ser obtidos nos endereços www.nbso.nic.br/docs/cartilha e www.microsoft.com/brasil/proteja.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail