Home > Dicas

Mensagens mais que instantâneas

Os programas de mensagens instântaneas já não trocam apenas recados entre os usuários. Com cada vez mais recursos disponíveis, os softwares permitem novas interfaces gráficas, partidas online e até mesmo transmissão de vídeo.

Henrique Martin

12/07/2005 às 14h53

Foto:

A internet não seria tão cativante sem o correio eletrônico, a web e as aplicações notáveis como de mensagens instantâneas, por exemplo. Os instant messagers, como alguns preferem chamar, cresceram, se multiplicaram e vêm ganhando cada vez mais recursos. A mais recente geração de programas de troca mensagens pelo PC inclui novas interfaces e funções, como a troca de arquivos, transmissão de vídeo em tempo real e até sistema de criptografia. Com isso, o texto deixa de ser a única forma de comunição e passa a se integrar a outros sistemas.

Hoje, além de programas proprietários como o ICQ, AOL Instant Messenger (AIM), MSN Messenger e Yahoo! Messenger, há os chamados independentes, como o Trillian e o Gaim, que reúnem todos esses messengers – e muitos outros – em um só sistema. Esses sistemas são uma boa opção para quem quer enviar mensagens para outras pessoas que não usam o mesmo programa, pois, exceto o AIM e ICQ, os demais não se comunicam entre si.

O PC World Test Center testou esses seis programas e vasculhou cada um deles para conferir a facilidade de uso e os recursos disponíveis. O propósito é fornecer dicas e orientações para que você possa escolher aquele que se adequa melhor às suas necessidades.

Antes de entrar nas análises, porém, convém dar a visão geral do que vem a ser um sistema de mensagem online. Todos os programas funcionam, na verdade, como uma espécie de central para troca de dados entre usuários, tais como texto e arquivos de vídeo e foto, sendo que neste último caso utilizam a tecnologia ponto a ponto (P2P) para a troca de arquivos – não confunda com sistemas como o Kazaa, que são centrais de trocas de arquivos entre milhares de usuários.

A idéia com os messager é tornar mais ágil a comunicação e possibilitar o compartilhamento de conteúdo entre duas ou mais pessoas, sem complicações. A vantagem é que a conexão direta entre os usuários serve também para ampliar os recursos multimídia. Com uma webcam, um microfone e uma conexão em alta velocidade, esses programas podem se transformar em centrais de videoconferência, substituindo o telefone para matar as saudades dos amigos ou de parentes distantes.

Os únicos que fazem isso – e muito bem, por sinal – são o Yahoo! Messenger (http://br.download.yahoo.com/messenger) e o MSN Messenger (http://messenger.msn.com.br). O ICQ também consegue, porém é preciso ativar recursos indo ao menu MyICQ / Add new features para ter acesso à webcam.

Com interface simples de usar, o Yahoo não é muito conhecido, mas esbanja recursos de áudio e vídeo. Basta clicar na lista de contatos e a webcam entra no ar. No modo “superwebcam”, que é ativado automaticamente em conexões com banda larga, o Yahoo! aumenta a qualidade da transmissão das imagens. Além da troca de arquivos e videoconferência, ele dá acesso direto ao chat do site. Já para ativar a webcam no MSN, o usuário deve clicar na janela de mensagem. A recém-lançada versão 6.0 messager da Microsoft é recheada de agrados visuais (troca de fotos, ícones animados) e recursos poderosos para transmissão de áudio e vídeo pela web.

Durante os testes, as imagens transmitidas em redes de alta velocidade pelo Yahoo! e o MSN se mostraram nítidas e com pouco ou nenhum atraso de transmissão. A vantagem do Yahoo! está em oferecer o modo superwebcam, que detecta a velocidade de conexão e faz o ajuste da imagem. Ambos os programas, no entanto, não exigem que os dois interlocutores tenham a câmera para videoconferência. Se apenas um possuir a webcam, este pode responder por texto ou áudio, enquanto lê ou ouve a mensagem do outro.

Jogos Online
Os messagers procuram também oferecer diversão aos usuários, tanto que a maioria deles inclui joguinhos. O MSN tem games de dama, paciência, campo minado e Bejewled, e usa recursos P2P para jogos a dois. É só convidar um amigo e começar a brincar online, inclusive com com a câmera ligada.

Outro programa que oferece games interessantes é o AIM, embora os recursos para jogar sejam mais sofisticados. Isso porque ele permite que vários usuários utilizem games instalados no PC para jogar online. Para isso, entretanto, é preciso que todos baixem o AIM Games, programa que configura os jogos para sessões online privativas. Basta acessar o endereço www.aol.com.br/aim/aimgamer/index.adp e seguir os passos indicados pelo programa.

O AIM (http://americaonline.com.br/aim) é um dos programas mais usados pelos internautas brasileiros. Ele se destingue dos demais por permitir a troca de mensagens instantâneas encriptadas. Para isso, além da versão 5.2 ou superior, o usuário precisa ter um certificado digital. Com interface extremamente simples, o software possibilita também a troca de arquivos e mensagens entre celulares. O AIM tem versões para Palm, Pocket PC e Mac também, além do AIM Express, na Web (www.aim.com/get_aim/express/aim_expr.adp).

Programas Independentes
Apesar de incluírem recursos mais avançados, os programas de mensagens instantâneas ainda têm limitações de compatibilidade. Como cada empresa desenvolve o seu sistema, a maioria deles não se comunica entre si. A Microsoft, Yahoo! e alguns provedores de internet dos Estados Unidos chegaram até a criar a IMUnified, entidade que tinha por objetivo desenvolver um padrão de protocolos para mensagens instantâneas. Mas a iniciativa não vingou. Atualmente, o único projeto nesse sentido é o Tango, da AOL, mas que não é exatamente compatível com todos os outros programas existentes no mercado. Pode servir como um quebra galho, já que se comunica com as bases do ICQ e do AIM. Mesmo assim, só funciona se os dois lados tiverem usando os mesmos programas – o ICQ Lite ou ICQ!2GO e a mais recente versão do AIM para Windows ou Mac. 

Diante dessas restrições, uma boa alternativa para o usuário é partir para programas independentes como o Trillian (www.trillian.cc), que “fala” com redes mIRC, AIM, ICQ, MSN e Yahoo!. A configuração das contas do sistema para os teste foi simples, mas podem surgir alguns problemas para importar os contatos ou receber mensagens do ICQ. Uma característica particularmente interessante do Trillian está em permitir a troca de “skins” para mudar o visual do mensageiro.

Melhor ainda é o Gaim (http://gaim.sourceforge.net), programa opensource compatível com AIM, ICQ, MSN Messenger, Yahoo! e que tem outras versões menos conhecidas para Windows, Linux, BSD e Mac OS X. Durante nossos testes, a integração do Gaim com outros mensageiros ocorreu sem problemas. O legal do programa é que para trocar mensagens com diversos usuários é preciso abrir uma única janela, uma vez que ele divide as conversações em diversas abas. Além disso, uma lista única divide os contatos dos diversos messengers com ícones.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail