Home > Dicas

Dê uma nova aparência à área de trabalho usando temas

Aprenda a personalizar a aparência do seu desktop de acordo com sua preferência: sons, apontadores, protetores de tela, cores e ícones estão na lista. Veja como fazer.

PC World

12/07/2005 às 17h41

Foto:

TODAS AS VERSÕES

Uma das melhores coisas no Windows está em permitir que você personalize a aparência e ambientação da área de trabalho de acordo com sua preferência. É possível modificar facilmente sons, apontadores, protetores de tela, ícones e cores. Para poupar seu trabalho de alteração de cada um desses elementos individualmente, o programa oferece temas para a área de trabalho. São vários estilos já configurados. Você pode aplicá-los com um único clique utilizando a caixa de diálogo Propriedades de vídeo (clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e escolha Propriedades), ou fazer a combinação de várias configurações em um único arquivo e aplicar rapidamente o tema a todo o grupo. Siga estas etapas para simplificar o estilo da sua área de trabalho e tratar dos seus temas personalizados.

Ferramentas temáticas: Algumas versões mais antigas do Windows vêm com suas próprias aplicações (themes.exe) para criação, aplicação e troca de temas da área de trabalho. Mas nem se preocupe em verificar se você possui esse utilitário. Em vez disso, vá direto a www.pcworld.com.br e faça download do aplicativo gratuito Desktop Architect.

Esse prático utilitário funciona em quase todas as versões do Windows e, embora não tenha sido projetado para o XP, você pode utilizá-lo com essa versão do sistema operacional se não se importar de ter o mesmo visual (como o estilo clássico do Windows ou uma barra de tarefas sempre em azul, verde-oliva ou prateada) em cada tema. O Desktop Architect não salva nem altera esses elementos automaticamente, mas você pode alterá-los manualmente. Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e escolha Propriedades para abrir a caixa de diálogo Propriedades de vídeo. Em seguida, clique na guia Aparência e escolha os itens nas listas “Botões e Windows” e “Esquema de cores”.

Você também pode obter um modificador de temas projetado para o XP, como o Style XP da TGT Soft por US$ 20. Acesse www.tgtsoft.com para obter uma cópia de demonstração.

Expresse-se: Criar um tema é tão simples como configurar o seu sistema da forma como você deseja. Depois basta salvar a configuração como um arquivo .theme. No Desktop Architect, a forma mais fácil de fazer isso é personalizar seu sistema usando as guias Desktop, Appearance, Sounds, Icons e Pointers (em algumas versões do Windows, é possível personalizar outros elementos da tela usando as guias Logos e Web do Desktop Architect). Clique no botão Aplicar (apply) na barra de tarefas para visualizar o efeito.

Quando estiver como você deseja, escolha Arquivo, Salvar como, dê um nome ao tema e salve o arquivo na pasta que armazena seus temas. Para aplicar um determinado tema, selecione-o a partir da lista suspensa na barra de ferramentas e clique em Aplicar (veja FIGURA 1).


FIGURA 1: Os temas aparecem quando você escolhe Arquivo, Salvar como para criar um arquivo de tema e clica em Aplicar


Para criar um tema que salve todos os sons e elementos de tela nas suas configurações preferidas do Windows XP, escolha Configurações, Painel de controle, ou clique com o botão direito do mouse no Painel de controle e escolha Abrir. Se estiver utilizando a visualização Categoria do Painel de controle e não quiser passar por várias etapas, basta clicar em Alternar para o modo clássico no canto esquerdo superior.

Agora use os vários aplicativos do Painel de controle para personalizar a aparência e sons do seu sistema. Para os efeitos de som, clique duas vezes em Dispositivos e sons e áudio e escolha a guia Sons. Selecione um item da lista em “Eventos” e escolha um som a partir da lista suspensa sob “Sons”, ou clique em Procurar e selecione qualquer arquivo .wav do seu sistema. Para alterar o ponteiro, clique duas vezes em Mouse, escolha a guia Apontadores e selecione um apontador na lista sob Personalizar, ou clique em Procurar e escolha qualquer arquivo .ani ou .cur.

Para a maioria das demais configurações, clique duas vezes em Vídeo para abrir a caixa de diálogo Propriedades de vídeo. Para obter outros ícones, clique na guia Área de trabalho e no botão Personalizar área de trabalho. Escolha, entre os ícones apresentados na guia Geral, o que deseja alterar ou clique em Procurar e selecione qualquer arquivo .ico. Se quiser um novo papel de parede para a área de trabalho, clique na guia Área de trabalho e selecione um item na lista em Plano de fundo, ou clique em Procurar e escolha um arquivo de imagem. Se desejar que a imagem preencha toda a tela, escolha Ampliado na lista em Posição.

Para alterar a cor dos vários componentes do Windows, clique na guia Aparência e, em seguida, no botão Avançado. Escolha um item a partir da lista suspensa. Em seguida, selecione uma cor na lista suspensa em Cor, ou clique em Outra para visualizar a ampla gama de tons disponíveis. Você pode fazer sua própria combinação de cores experimentando no espectro à direita ou inserindo valores entre 0 e 255 para vermelho, verde, azul, matiz, saturação e luminosidade.

Finalmente, clique na guia Proteção de tela e escolha um item a partir da lista suspensa. Quando a aparência e sons do Windows estiverem como você deseja, clique na guia Temas. Escolha Salvar como, vá até a pasta que armazena seus temas (o padrão é Windows'Resources'Themes), dê um nome ao arquivo e salve-o .Quando quiser alterar os temas, retorne a essa guia em Propriedades de vídeo, escolha outro tema na lista suspensa e clique em OK ou Aplicar.

Selecione divertidos menus (somente no XP): Se você criar um tema para a área de trabalho que use o novo estilo visual Lua do Windows XP (com suas tradicionais barras de tarefas em azul, verde-oliva ou prateada) ou um estilo visual que conseguiu por download (via Style XP), irá notar que, a menos que a aplicação tenha sido projetada para operar com a nova aparência do XP – o texto da barra de menus terá a mesma cor de fundo do menu. Tudo bem se a cor da barra de menus e a do menu combinarem. Infelizmente, a caixa de diálogo Avançado de Aparência em Propriedades de vídeo não permite definir a cor da barra de menus, por isso pode ser que o esquema de cores que você escolha entre em choque com o estilo visual, tornando difícil a leitura da barra de menus em aplicações mais antigas. O problema não fica aparente quando você cria um tema, mas assim que ele é aplicado (veja FIGURA 2).


FIGURA 2: Arrume cores de menus e de barras de menus que não combinam no XP editando o arquivo de tema


Felizmente, é possível ajustar essas cores editando o arquivo .theme. Primeiro, abra o Bloco de notas ou o editor de sua preferência. Selecione Arquivo, Abrir e navegue para a pasta onde você armazena seus arquivos de temas. Na caixa “Nome do arquivo”, digite *.theme e pressione ENTER para ver os arquivos de temas. Selecione o tema com os novos menus e clique em Abrir. Desça até ver Painel de controle'Cores. Localize a linha que começa com Menu= e selecione os três grupos de números no final (esses números representam os valores de vermelho, verde e azul que compõem a cor do seu menu). Por exemplo, se na linha estiver “Menu=163 157 143”, arraste o cursor sobre 163 157 143 e selecione-os. Escolha Editar, Copiar.

Agora desça um pouco mais até encontrar uma linha que começa com MenuBar=. Exclua os três números no final dessa linha. Em seguida, com o cursor ainda no final da linha, escolha Editar, Colar para acrescentar as cores do menu na linha MenuBar=. Como resultado, seguindo o exemplo dado, a linha agora deverá ser “MenuBar=163 157 143” (logicamente, se você preferir, poderá copiar os valores da linha MenuBar= para a linha Menu=). Agora salve o arquivo e saia do Bloco de notas. Para ver a diferença, você terá que abrir a caixa de diálogo Propriedades de vídeo, selecionar o tema novamente e clicar em OK ou Aplicar. Mas futuramente, as cores dos seus menus e barras de menus ficarão mais harmoniosas.

Um belo Media Player (somente para XP): Se você usa a versão do Windows Media Player que vem com o XP, poderá mudar sua aparência clicando em Seletor de capa (skin chooser) à esquerda ou escolhendo Exibir, Barra de tarefas, Seletor de capa e clicando duas vezes em um nome à esquerda. Para fazer download de outros skins, clique no botão Mais Seletores ou use seu mecanismo de busca favorito na Web para localizar skins compatíveis com o Media Player. Uma vez selecionado um skin que se ajusta ao tema da sua área de trabalho, você provavelmente irá querer que o Media Player o utilize automaticamente sempre que esse tema for aplicado.


FIGURA 3: Adicione o nome de um skin ao arquivo de tema para que ele faça parte do tema


Para isso, você terá que editar o arquivo .theme. Siga as etapas apresentadas na dica anterior para usar o Bloco de notas ou algum outro editor para abrir o arquivo .theme que deseja associar a um determinado skin do Media Player. Vá para a parte inferior da tela, clique logo abaixo da última linha e pressione ENTER algumas vezes para acrescentar algumas linhas. Em seguida, digite OTHER e pressione ENTER. Na linha seguinte, digite WindowsMediaPlayerSkin= seguido pelo nome de seu skin preferido, como está no Media Player e a extensão *.wmz (veja FIGURA 3). Para ver todos os arquivos skin possíveis, vá para a pasta Arquivos de programa'Windows'Media Player'Skins (a FIGURA 4, por exemplo, mostra o skin Canvas).

Não importa se você escrever com letras maiúsculas ou minúsculas, mas reproduza quaisquer espaços no nome. Por exemplo, quando você terminar, a linha deverá ser algo como “WindowsMediaPlayerSkin=Plus! da vinci.wmz”. Finalize salvando o arquivo e saindo do editor de textos.


FIGURA 4: Canvas é um dos skins do Windows Media Player


Agora, quando aplicar seu tema, o Windows Media Player irá adotar o skin escolhido –naturalmente, é preciso que o Media Player esteja rodando no modo skin. Infelizmente, quando você sobrescreve um tema existente na caixa de diálogo Propriedades da Área de trabalho, o Windows exclui as informações de skin daquele arquivo. Se atualizar seus temas, você terá que digitar novamente as informações do skin do Media Player no arquivo .theme. Observe que o Desktop Architect não aplica o skin do Media Player. Isso deve ser feito pela caixa de diálogo Propriedades da Área de trabalho ou utilize um modificador de temas capacitado para o XP como o Style XP.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail