Home > Dicas

Mais rápido na internet

De dicas para tornar as buscas mais ágeis a leitores de notícias, uma lista de truques, atalhos e sugestões para você não perder tempo durante a navegação na web.

PC World - EUA

12/07/2005 às 12h25

Foto:

Use banda larga, meu irmão
Pode parecer óbvio, mas o que proporciona mais economia de tempo na internet é uma conexão veloz. Apesar de bem mais cara, uma conexão DSL ou por cable modem oferece velocidade de download até 30 vezes maior do que uma conexão dial-up. Quando você não está baixando arquivos enormes, o aumento de velocidade no mundo real é mais modesto – em torno de três a cinco vezes mais. Porém, ainda assim, é suficiente para poupar muitas horas por semana. Banda larga não seria uma opção? Aceleradores como o Propel usam compressão, cache e outros truques inteligentes para dobrar ou triplicar a velocidade dial-up. Você pode assinar o Propel por 8 dólares mensais, além das despesas usuais de discagem.

Busca rapidinha
A vida na internet divide-se em dois períodos distintos: Antes do Google e Depois do Google. Na era AG, muita gente pulava do AltaVista para o Yahoo e, daí, para o Lycos ou o HotBot, procurando coisas na web. Agora, quem é esperto vai direto para o Google – ele é mais veloz e melhor. Quer economizar mais tempo ainda? Use as Preferências do Google.

Aí, você pode pedir ao Google, por exemplo, para pesquisar resultados em português e evitar de ter de percorrer penosamente páginas em Esperanto ou outros idiomas. Depois, pode ajustá-lo para exibir 50 resultados por página em vez dos 10 convencionais. O carregamento das páginas demora um pouco mais, mas assim dá para examinar a lista rapidamente sem clicar nas páginas seguintes cinco vezes. Se o que procura não estiver nas primeiras 50, altere os termos da pesquisa e tente de novo. Por fim, pode dizer ao Google para abrir todos os resultados da pesquisa em uma nova janela do navegador. Se a primeira tentativa não dá certo, não é necessário recarregar a página de pesquisa e começar de novo. É só fechar a janela para voltar aos resultados originais. Quem não é fanático pelo Google também pode fazer tudo isso no AlltheWeb.com. Para ganhar ainda mais tempo, instale a barra de ferramentas Google no navegador. Aí é só digitar a palavra ou expressão no campo de busca dessa barra e clicar no botão Buscar na Web. A barra de ferramentas é compatível com todas as versões do Windows e com o Internet Explorer 5.0 ou superior.

Novo navegador
Ninguém, exceto Bill Gates, diz que você é obrigado a usar o Internet Explorer. Há quem ache o Opera mais rápido no gatilho. Quando você abre uma página nova, o Opera a exibe sobre a anterior, com guias no alto para acelerar a navegação entre elas. Além disso, você pode salvar uma sessão de janelas com guias e voltar a ela a qualquer hora. Para obter navegação com guias no IE você precisa instalar um aplicativo como o freeware Avant Browser. O Opera também possui um bloqueador de pop-ups integrado. Esse recurso economiza o tempo que você perderia fechando janelas indesejáveis. A versão com anúncios do Opera é gratuita. Por 39 dólares você compra um navegador sem anúncios e com suporte técnico e webmail. Talvez depare com algumas falhas ocasionais (Washington post.com, por exemplo, não aparece bem no Opera), mas, no geral, é uma viagem significativamente mais rápida.

Elimine spam
Já contabilizou quantas horas por semana você gasta removendo spams? Há diversos filtros que fazem esse trabalho. Os melhores, como o Qurb e o IHateSpam, plugam-se diretamente no Outlook e detectam de 80% a 90% do lixo, encaminhando as mensagens suspeitas para uma pasta específica. O primeiro, disponível em português, custa 29,95 dólares. O IHateSpam sai por 19,95 dólares. O Spamnix faz a mesma coisa no Eudora e o SpamKiller 5.0 (us.mcafee.com) funciona no Outlook Express. Custam 29,95 dólares e 39,95 dólares, respectivamente. Obviamente, eles não são perfeitos. Quem instala um filtro ainda tem de remover spam não detectado da caixa de entrada e examinar a pasta com o lixo em busca de mensagens lícitas que foram removidas por engano, mas gasta apenas minutos nessa tarefa em vez de horas.
 
Mais notícias, mais notícias
Para quem é viciado em notícias, a melhor estratégia é usar um agregador de notícias RSS como o NewsGator. Com esse programa de 29 dólares é possível ler o conteúdo de várias fontes de informação, incluindo a PC World americana, no próprio Outlook e não perder tempo surfando e esquadrinhando newsletters. Leitores de notícias autônomos como o gratuito FeedReader também fazem esse trabalho.

Entre na lista
Participar de uma lista pequena e bem comportada é uma ótima maneira de acompanhar temas de interesse. Para não perder o dia inteiro lendo listas em vez de trabalhar de fato, a dica é criar regras que direcionem mensagens de listas de discussão para pastas e examiná-las depois. Para criar uma regra no Outlook Express 6.x, vá ao menu Ferramentas e selecione Regras para Mensagens/E-mail e clique em Nova. Escolha uma Condição (Quando a Linha ‘Assunto’ Contiver Palavras Específicas, por exemplo) e uma Ação (Movê-la para a Pasta Especificada, por exemplo). À medida que você seleciona condições, o Outlook vai acrescentá-las à Descrição da Regra. Clique nas palavras destacadas em azul e preencha as caixas de diálogo para as palavras específicas e o nome da pasta. Se você ainda não tiver criado a pasta, pode fazê-lo agora. Selecione o lugar onde quer guardá-la, clique no botão Nova Pasta, digite o nome dessa pasta e clique em OK. Por fim, dê um nome para a regra e clique duas vezes em OK.

Entrega em casa
Esperar na fila e fazer compras são atividades que figuram na lista negra de muitas pessoas – homens, principalmente. Para não perder tempo em lojas, uma boa opção é usar a internet e receber em casa as coisas de que mais precisa. Quer comprar livros, CDs, DVDs e programas? Submarino, Siciliano, Saraiva e FNAC são boas pedidas. Sem tempo para ir ao supermercado? Aponte o navegador para o Pão de Açucar Delivery e abasteça a casa. Compras online poupam tempo de outras maneiras. Para evitar a espera na fila da bilheteria do cinema, por exemplo, compre as entradas previamente no Ingressos.com.br. O serviço está disponível para 17 cidades brasileiras. A lista de lojas online é grande e variada. Pode até ser que se pague um pouco pelo produto devido aos custos de frete, mas o tempo economizado vale a pena.

Atalhos para ganhar tempo na web
OperaçãoCombinação de teclas 
Abrir uma nova janela em qualquer navegador <Ctrl>-N
Chamar a caixa de diálogo Abrir para ir a outro web site em qualquer navegador <Ctrl>-O ou <Ctrl>-L
Ir à Barra de endereços <Alt>-N
Acrescentar www. antes e .com depois de qualquer texto na Barra de endereços e vai para o site indicado<Ctrl>-<Enter>
Atualizar a página web atual <F5> ou <Ctrl>-R
Ignorar a versão em cache da página web atual e recarregar a página do servidor <Ctrl>-<F5>
Parar de baixar uma página web<Esc>
Abrir a caixa de diálogo Localizar <Ctrl>-F
Mostrar ou ocultar a barra Histórico <Ctrl>-H
Ativar ou desativar o modo de tela inteira <F11>
Ir para frente ou para trás <Alt>-<Seta Direita > ou <Alt>-<Seta Esquerda>
Selecionar um link no MozillaComeçar a digitar o texto do link

Exceto quando especificado, todos os atalhos são para o Internet Explorer

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail