Home > Dicas

Deixe o micro menos barulhento

Seu computador parece um boeing em decolagem? Siga nossos passos e aprenda a torná-lo bem menos barulhento.

PC World (Espanha)

12/07/2005 às 14h56

Foto:

Se você fica oito ou mais horas por dia ao lado de um computador ruidoso, fique atento! Sua saúde está em risco. Para evitar irritação ou doenças, a saída é afastar o micro barulhento da sua área de trabalho ou mexer no equipamento para reduzir o nível de ruído.

Há duas explicações para o som além do aceitável: ou o computador está velho e com manutenção insuficiente ou foi montado com materiais de baixa qualidade, como cooler sem rolamentos ou gabinetes com ventiladores barulhentos. Normalmente, um computador novo costuma incluir sistemas de ventilação somente audíveis. O bom estado de limpeza de um equipamento também favorece seu perfeito funcionamento.

Neste passo-a-passo, mostraremos como fazer a manutenção de um computador para evitar altos níveis de ruído. De quebra, favoreceremos sua ventilação e poderemos prevenir futuras avarias. Parte da manutenção pode ser gratuita ou exigir pouquíssimo desembolso. Alguns acessórios à venda nas lojas, no entanto, podem reduzir ainda mais o barulho gerado por seu PC.

COM A MÃO NA MASSA
Benefícios:
redução do ruído, manutenção preventiva contra eventuais avarias e melhoria na ventilação do equipamento
Preço: de poucos reais a centenas de reais, variando de acordo com as peças substituídas ou acrescentadas
Tempo de execução: variável em função dos elementos limpos e/ou substituídos.
Nível de experiência: baixo
Ferramentas: chave Philips, pincel macio, fita de vedação, arruelas e juntas plásticas

LIMPE E FIXE O COOLER
A principal fonte de ruído de um computador antigo é o ventilador do microprocessador. A quantidade de ruído pode chegar facilmente a 45 decibéis (dB) – limite tolerável durante horas, mas suficiente para afetar negativamente a saúde se somos obrigados a escutá-lo durante todo o dia.

A solução mais econômica passa pela limpeza do cooler e o acréscimo de algumas arruelas de plástico nos parafusos que fixam o ventilador ao dissipador. Deste modo, conseguiremos melhorar a circulação do ar e evitaremos o efeito de vibração que costuma ser o principal motivo do ruído de um ventilador, tirando a folga na fixação do dissipador.  Para limpá-lo, você pode utilizar um pano, mas aconselhamos o uso de um pincel de cerda macia para não dobrar as pás. Outra solução é utilizar ar comprimido – mas essa opção pode se tornar cara se você precisa adquirir o produto. Em qualquer loja de ferragens, é possível comprar arruelas de plástico para fixar com maior segurança o ventilador ao dissipador. Também pode utilizar um método mais simples, envolvendo os parafusos com uma fita de vedação, como a utilizada pelos encanadores para evitar folgas, e deixar o ventilador perfeitamente unido ao dissipador.

SUBSTITUA O COOLER
Se o antigo cooler do seu computador encontra-se em estado realmente irrecuperável e você tem de substitui-lo, selecione um modelo silencioso. Para assegurar-se de que está adquirindo um ventilador sem ruído excessivo, verifique se o produto emite menos de 20 dB. No projeto que executamos, usamos um modelo da Glacial Tech para processadores AMD de até 3200+ que oferece base de cobre, rolamentos de bolas (ball bearing) e potência sonora de 19 dB. Um de seus principais benefícios é a simplicidade na hora da instalação, já que não exige o uso de ferramentas que o fixem com segurança ao soquete da placa, evitando eventuais danos. Só com uma ligeira pressão com a mão o componente fica perfeitamente fixado.

Antes de substituir o cooler, limpe a fundo o núcleo do microprocessador com um pano seco e volte a aplicar uma ligeira camada da pasta térmica que costuma acompanhaar o cooler. Não se esqueça de conectar a fonte de alimentação do ventilador à placa base. Esse conector costuma estar identificado como FAN1, FAN2… FANn.

FONTE DE ALIMENTAÇÃO E PLACA GRÁFICA
O outro elemento que pode criar uma quantidade considerável de ruído é a fonte de alimentação. A grande quantidade de pó que normalmente se acumula influi negativamente no seu funcionamento e no ventilador que incorpora. Para limpar a fonte e fixar melhor o ventilador, você terá de retirá-la da torre e abrila. Observação: é muito perigoso tocar a fonte quando ela está conectada à rede elétrica. Por isso, antes de iniciar a operação, você deve, obrigatoriamente, tirá-la da tomada.

Mesmo tendo tomado essa precaução, deverá ter cuidado e não abri-la imediatamente depois de desconectada da corrente elétrica, pois a unidade pode conservar uma quantidade de energia residual e dar um choque (descarga). Utilize um pincel de cerdas macias para limpar o pó exterior. Depois, retire o ventilador e faça a mesma limpeza. Do mesmo modo como procedeu com a fixação do cooler, você poderá utilizar arruelas de plástico para prender melhor o ventilador à caixa, bem como envolver os parafusos em fita de vedação para evitar folgas.

Se você tem uma placa gráfica muito antiga, é possível que também esse item tenha funcionamento inadequado. A melhor opção é limpar o cooler que refrigera esse componente e, apenas se for necessário, utilizar fita ou arruelas de plástico para evitar folgas.

RUÍDO DO CD-ROM
Uma unidade de CD-ROM antiga ou mesmo um leitor CD-R/RW podem gerar também uma quantidade considerável de ruído devido ao mau uso ou, às vezes, ao emprego de materiais de pior qualidade na sua fabricação. A solução para o problema passa pela redução das rotações por minuto desses dispositivos.

Você pode utilizar um aplicativo para controlar as rotações, como o recurso Nero DriveSpeed, que faz parte do aplicativo Nero Burning ROM. Para executar esse aplicativo, clique em Iniciar/Programas (Todos os Programas, no XP)/Nero/Nero Toolkit./DriveSpeed. O recurso entra em execução em segundo plano e controla aspectos da unidade de CD e DVD como Velocidade de Leitura e Tempo de Redução.

Permita a execução automática do recurso cada vez que o equipamento é ligado. Para isso, clique na opção Executar no Arranque. Se você não dispõe do Nero Burning ROM, baixe gratuitamente o programa do site www.cdspeed2000.com.

CONTROLE DE ROTAÇÕES
Outra opção de redução de barulho é a instalação de um módulo para o controle de ruído baseado na diminuição da potência dos ventiladores. Com a redução da velocidade de giro desses componentes, reduz-se também o som desagradável. Essa opção baseia-se no mesmo sistema que o do software Nero, só que, neste caso, a alimentação é modificada manualmente em tempo real. Para maior comodidade, o módulo pode ser instalado em baias de 3,5 polegadas e 5,25 polegadas.

PLACAS ISOLANTES
Se você não quer tocar no interior do seu computador, também pode adquirir placas isolantes. Essas placas atenuam o som produzido no interior do equipamento. Na hora de instalá-las, deve-se ter especial cuidado em tapar todos os buracos do equipamento. Para adaptar as placas à caixa do seu micro, será necessário utilizar um cortador e recortar as placas de acordo com as medidas do gabinete.

É importante também tapar todos os buracos vazios das baias de 5,25 polegadas e 3,5 polegadas. Para conseguir melhor isolamento sonoro, você deverá  colocar placas tanto na parte superior quanto inferior do gabinete.

ACESSÓRIOS
Quando a fonte faz ruído excessivo, talvez seja a hora de trocá-la. É possível encontrar nas lojas fontes 60% mais silenciosas que a média do mercado, mas um tanto mais caras. Quando é o ventilador do cooler (conjunto dissipador-ventilador) que necessita de uma urgente substituição, também não há razão para não comprar outro.

A solução está em adquirir um ventilador silencioso. Ele pode ser preso ao dissipador com alguns parafusos ou com algumas juntas de plástico. O preço do ventilador não costuma ser muito alto. As juntas de plástico que substituem os parafusos, e que podem ser adquiridas nas lojas especializadas, custam o mesmo que o ventilador e evitam elementos de metal que podem produzir ruídos e vibrações.

Onde encontrar:
Coolers
• Cooler Master (www.coolermaster.com.br),
• Clone (www.clone.com.br),
• Akasa (www.akasa.com.br),
• Glacialtech (www.glacialtech.com.br)

Fontes de alimentação
• Clone (www.clone.com.br),
• Leadership (www.leadership.com.br)

Mantas redutoras de ruídos
• Cooler Master (ProStudio)/Akasa (Pax Mate)
Regulador de ventiladores
• Leadership (www.leadership.com.br)
• Akasa (www.akasa.com.br)

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail