Home > Dicas

Vai se desfazer do PC? Limpe o disco

Comprou um micro novo e vai doar, vender ou jogar o antigo fora? Nunca deixe de apagar os arquivos confidenciais armazenados na máquina.

PC World - EUA

12/07/2005 às 11h53

Foto:

Comprou um micro novo e vai doar, vender ou jogar o antigo fora? Nunca deixe de apagar os arquivos confidenciais armazenados na máquina.  Para remover completamente um dado armazenado em um disco rígido é preciso escrever sobre esse mesmo dado. Não basta apagá-lo ou reformatar a unidade. Felizmente, vários programas gratuitos ou de custo acessível podem cobrir os dados com zeros ou outros padrões aleatórios, impossibilitando sua leitura por programas de recuperação de dados.

Algumas máquinas podem recuperar dados que foram sobrescritos apenas uma ou duas vezes. Daí terem surgido padrões de remoção seguras como o 53220.22-M, do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. De acordo com essas especificações, sobrescrever os setores do drive três vezes com caracteres diferentes e específicos constitui uma passagem. Muitos especialistas recomendam sete passagens para cobrir os dados completamente. Mas cobrir dados que foram sobrescritos até mesmo por destruidores de arquivos simples requer o uso de equipamentos caros. Assim, a menos que você esteja preocupado com detetives profissionais, essa técnica de remoção completa provavelmente não é necessária.

Para limpar arquivos específicos e escrever sobre espaços livres, você pode contar com o programa gratuito Hard Disk Scrubber 2.1, da Summit Computer. Para garantir, marque Heavy Scrub para escrever sobre o disco três vezes. Uma opção mais poderosa é BCWipe 3, da Jetico, que acrescenta suporte ao padrão 5220.22-M. O produto custa 40 dólares. Para limpar todo a unidade, as opções são o gratuito Active KillDisk e sua versão paga Active KillDisk Professional, de 29,95 dólares, da LSoft Technologies. O programa em DOS carrega a partir de um disquete de boot e sobrescreve qualquer partição na unidade de disco. A versão gratuita faz uma limpeza básica, cobrindo o drive com zeros em apenas uma passagem. A Professional acrescenta limpeza baseada no padrão 5220.22-M, fazendo tantas passagens quanto você julgar necessárias.

Lembre-se, entretanto, de que a limpeza é demorada. Nos testes, o KillDisk levou mais de 12 horas para completar uma passagem em um drive de 13 GB. As sete passagens recomendadas podem levar dias.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail