Home > Notícias

Uma placa-mãe para duas placas de vídeo

A Asus criou uma das primeiras placas-mãe com a tecnologia SLI (Scalable Link Interface), da NVidia, fazendo ressurgir a idéia da desaparecida 3DFX de instalar as placas gráficas em paralelo dento de um mesmo computador – neste caso, aproveitando o barramento de alto rendimento PCI Express.

pc world

13/07/2005 às 15h25

Foto:

A Asus criou uma das primeiras placas-mãe com a tecnologia SLI (Scalable Link Interface), da NVidia, fazendo ressurgir a idéia da desaparecida 3DFX de instalar as placas gráficas em paralelo dento de um mesmo computador – neste caso, aproveitando o barramento de alto rendimento PCI Express.

O modelo A8N-SLI Deluxe é, como seu nome indica, uma placa-mãe de luxo, baseada no chipset NForce 4SLI, da NVidia, e oferece todo tipo de possibilidades para a plataforma Athlon64, da AMD. A placa está desenhada para os processadores das séries Athlon64 e Athlon64 FX compatíveis com soquete 939 e suporta também o novo Athlon 64X2 dual-core.

Sua característica de maior destaque é, sem dúvida, a presença das portas PCI Express 16x necessárias para a configuração SLI. Para habilitar essa característica, a placa conta com um pequeno cartão. Dependendo da posição em que é inserido na interface situada entre as ranhuras PCI Express 16x, ele habilita ou desabilita a compatibilidade com SLI. Um sistema talvez manhoso, mas que parece ter sido o escolhido pelos fabricantes nos primeiros modelos compatíveis com essa tecnologia. A placa inclui ainda a ponte necessário para a comunicação entre os cartões gráficos (SLI Scalability Connector), que se conecta às interfaces correspondentes situadas na parte superior das placas gráficas. Essas placas devem ser idênticas, segundo recomendações da NVidia.

Fora o suporte SLI, a A8N-SLI Deluxe tem outras características impressionantes. Na parte de memória, encontramos quatro soquetes para módulos DDR 400/333/266 com capacidade máxima de 4 GB e suporte para configurações dual-channel. Quanto aos slots de expansão, além dos dois PCI Express 16x, a solução incorpora outras duas interfaces PCI Express 1x e três interfaces PCI convencionais. As opções para a conexão de dispositivos de armazenamento são, sem dúvida, outro de seus pontos fortes, oferecendo portas IDE Ultra DMA 133 e dois controladores SATA, que permitem a conexão de até oito dispositivos compatíveis com a possibilidade de configurações RAID 0, 1, 1+0 e até RAID 5.

Merecem destaque também o suporte a dez portas USB 2.0 e duas portas FireWire, sistema de áudio de oito canais, duas placas Gigabit Ethernet e as possibilidades que oferece este modelo para técnicas de overclock. Não menos interessante é a oferta de acessórios. A A8N-SLI Deluxe vem com os cabos de alimentação e dados para cada interface controladora de disco e todos os adaptadores para conexões adicionais, entre os quais se destaca a porta SATA externa com sua correspondente saída de alimentação.

A8N-SLI Deluxe
Fabricante: Asus
Para que serve: placa-mãe para a conexão de duas placas de vídeo em paralelo
Avaliação final: 10
Preço: R$ 800
Onde encontrar: Datacom - (11) 3338-1930 - www.datacom.com.br 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail