Home > Notícias

MS personaliza Windows para setor de varejo

A Microsoft começa a vender neste mês as versões de seu sistema operacional Windows XP Embedded destinadas especialmente ao segmento varejista. Esta é a primeira vez que a gigante de software personaliza seu sistema operacional para um mercado particular.

IDG News Service

13/07/2005 às 17h56

Foto:

A Microsoft começa a vender neste mês as versões de seu sistema operacional Windows XP Embedded destinadas especialmente ao segmento varejista. Esta é a primeira vez que a gigante de software personaliza seu sistema operacional para um mercado particular.

O Windows Embedded for Point of Service (WEPOS) é destinada a aplicações como sistemas de pontos de venda, quiosques de informações de lojas, sistemas self-service de saídas de hotéis e bombas de gasolina, segundo Jason Demeny, gerente de produtos da Microsoft.

Seu desenvolvimento foi anunciado no ano passado e a Microsoft apresentará o produto oficialmente nesta terça-feira (24/05) em uma conferência em Chicago. O sistema é baseado no Windows XP Embedded com o pacote de correções Service Pack 2.

"O WEPOS representa a primeira vez que desenvolvemos um sistema operacional específico para a indústria vertical", declarou Demeny.

O setor hoteleiro e de varejo gasta bilhões de dólares todos os anos em sistemas operacionais da Microsoft, segundo estima a consultoria IHL Consulting. Na América do Norte, 71% dos sistemas operacionais vendidos nesse setor foram baseados no Winodws, enquanto na Europa 56% foram baseados no Windows NT/2000/XP.

O sistema operacional é destinado a médios e grandes varejistas e já está sendo avaliado por duas grandes companhias norte-americanas: OMX Office Max - do ramo de escritórios - e Rite Aid, que comercializa desde artigos de saúde até gêneros alimentícios.

O software estará inicialmente disponível em oito idiomas: inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, japonês, chinês simplificado e chinês tradicional.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail